“Mistério da Rainha da Fronteira” para descobrir em atividade da Eurocidade

A Associação Juvenil Arkus volta, já este sábado, dia 22, às ruas de Elvas, para, no âmbito da Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior (Eurobec), desvendar o “Mistério da Rainha da Fronteira”.

Esta visita teatralizada pelos principais pontos da cidade é a primeira de cinco atividades desenvolvidas pela associação elvense, depois de uma parceria estabelecida entre esta e a associação Amigos de Badajoz.

Depois da coletividade da cidade espanhola ter já ter desenvolvido cinco atividades, no decorrer desta parceria, cabe agora à Arkus apresentar as suas, sempre com o objetivo de “dinamizar esta zona transfronteiriça, explica o professor Carlos Beirão, presidente da associação elvense. “É bom relembrar que um dos principais objetivos desta Eurobec é fomentar o intercâmbio entre Portugal e Espanha, estimular a prática e produção linguística e os laços de amizade estão a ser criados”, acrescenta.

Carlos Beirão adianta que a visita guiada pelas ruas da cidade, através da peça “Mistério da Rainha Fronteira” terá início pelas 9 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Nazaré. Após cerca de três horas e meia, segue-se um almoço, num hotel da cidade, no antigo hospital militar de Elvas, onde serão provados pratos típicos da região: sopa de tomate, bacalhau dourado, carne à lavrador com migas e pudim de ovos.

Este almoço vai ser acompanhado de fado, com as participações dos fadistas Sofia Saragoça, Rui Grilo, Helena Brita e Ramiro Santos, acompanhados por Miguel Monteiro, na viola de fado, Francisco Carvalho, na viola baixo e Paulo Cachinho, na guitarra portuguesa.

No mês de junto, a Arkus apresenta mais um conjunto de atividades, no âmbito da Eurobec, como peças de teatro e um concurso de poesia. Com estas atividades, a associação elvense pretende “abarcar as diferentes vertentes artísticas”.

Já o vereador na Câmara Municipal de Elvas, Sérgio Ventura, lembra que estas atividades resultam de um desafio lançado às associações das três localidades da Eurocidade, através do projeto INTERREG,  para se unirem e apresentar os seus projetos. Sérgio Ventura lembra ainda as limitações com que, por esta altura, os eventos se realizam, tendo em conta a pandemia. “No entanto, penso que se vai dar a conhecer o melhor que se faz de melhor no nosso território da Eurocidade”, remata o vereador, revelando que, num futuro próximo, se possam desenvolver mais eventos deste género.

A Associação Amigos de Badajoz, que existe há já 25 anos, de acordo com um dos seus membros, Manuel López, tem como principal objetivo “dar a conhecer o património” da cidade espanhola, sendo que a Eurobec, adianta, “se tem revelado uma oportunidade para trabalhar em conjunto” com aqueles que fazem o mesmo, em Elvas e Campo Maior.  A Arkus, revela ainda Manuel López, surge como parceiro dos Amigos de Badajoz, nesta âmbito, para que se consiga apresenta uma proposta capaz “de cumprir com os objetivos da Eurocidade”.

Durante uma conferência de Imprensa de apresentação das atividades da Arkus, na tarde desta quinta-feira, 20 de maio, na sede da associação elvense, Manuel López deu conta de algumas daqueles que, em Badajoz, foram e vão ser desenvolvidas no âmbito deste projeto, como um encontro gastronómico e vários jogos didáticos sobre a história e o património das três localidades que compõem a Eurocidade, destinados, sobretudo, às comunidades escolares.