“Limbo” marca Dia Internacional dos Museus em Elvas

O Município e o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) assinalaram esta terça-feira, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, com a inauguração da instalação de arte pública “Limbo”, de Luís Campos, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição.

Para além da inauguração desta peça de arte, foi assinado um protocolo para o prolongamento da colaboração entre o MACE e a coleção António Cachola, por mais dez anos. “Era importante, porque isso assegura que, pelo menos, por mais dez anos, a coleção está nesta que é a sua casa, que é Elvas”, lembra o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha. O autarca convida a população a conhecer a obra, assegurando que a mesma, que classifica de “genial”, nos permite “fazer uma espécie de viagem para aquilo que é o nome da própria peça”.

A sessão de inauguração desta instalação artística contou com a presença do secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, que lembra que Elvas tem feito, ao longo dos anos, uma aposta muito forte na promoção da arte contemporânea: “não só à escala regional ou nacional, porque de facto esta coleção consegue atingir públicos internacionais”.

Ricardo Pinheiro lembra ainda que, apesar da Cultura ser uma das áreas que mais tem sofrido com a pandemia, tem sido feito “um esforço grande”, por parte do Governo, através do Plano de Recuperação e Resiliência. “A introdução dos últimos 250 milhões de euros, em dois grandes investimentos da área da cultura, a digitalização de todas as obras de artes à escala nacional e também a recuperação de muito património edificado associado ao mundo da cultura foram questões muito importantes que, nesta fase, pós consulta pública do próprio Plano de Recuperação e Resiliência, entraram”, diz ainda.

Já o comendador António Cachola revela que o MACE não quis de deixar de comemorar este Dia Internacional dos Museus com a apresentação da peça de Luís Campos, num local em que se associa a arquitetura militar à arte e à cultura. “Depois de muitos anos, de terem sido construídos estes edifícios, os artistas do presente, contemporâneos, encontram neste lugar o espaço ideal para apresentar as suas peças” acrescenta.

Luís Campos integra a coleção de arte de António Cachola há cerca de 15 anos, sendo que este “Limbo” foi apresentado, pela primeira vez, em 2004, na LUZBOA, a bienal da Luz, em Lisboa.

A instalação artística, de acordo com o autor, resulta de um conjunto de fotografia, de 32 corpos nus sobre um fundo negro, “amolgados contra um vidro”. As imagens são apresentadas em vídeo, com uma animação em movimentos de subida e descida, focagem e desfocagem, aproximação e afastamento. O vídeo, tal como a instalação, “assume a semelhança com o teto pintado de uma capela ou igreja invocando um motivo escatológico, e como tal religioso, que, tentando incorporar as marcas da contemporaneidade, remete para as cenas pintadas nos tetos das igrejas barrocas”.

As fotografias de Luís Campo são apresentadas, nesta instalação de arte pública, ao som da música de Rui Gato.