Feira da Beleza, Moda e Cosmética para profissionais inaugurada na IFEBA

A 14ª edição da Feira da Beleza, Moda e Cosmética foi inaugurada este sábado, dia 15, na IFEBA, em Badajoz, numa cerimónia simbólica.

Este é o primeiro certame a decorrer neste espaço, desde que a pandemia teve início, e por isso, não está aberto ao público, destinando-se apenas a profissionais destes setores que, durante três dias terão oportunidade de participar em formações adequadas a estas áreas de atividade.

Francisco Fragoso, Alcaide de Badajoz enalteceu que “estes são setores económicos muito importantes, uma vez que geram emprego e desenvolvimento, ainda que muitas vezes pensemos que são superficiais”, pelo que esta feira destinada aos profissionais pretende que “todos aqueles, do Alentejo e Extremadura, que queiram acompanhar as tendências e atualizar-se, ao nível da formação, o possam fazer”.

Foram mais 400 os profissionais destes setores inscritos para esta Feira na IFEBA. Francisco Fragoso, explica que este número põe em destaque, “por um lado a importância do setor e da formação para estes profissionais”. O Alcaide de Badajoz deposita esperança de que existiram mais Feiras, na IFEBA, e que tenham já público, e explica que “o processo de vacinação, permite já, ver a luz ao fundo do túnel”.

Vitória Branco, vereadora na Câmara de Elvas marcou presença neste ato inaugural e considera que “esta é uma feira muito importante para todos os profissionais da moda, cosmética e beleza, principalmente aos profissionais de Elvas e arredores, porque muito lhes pode aportar, sendo assim uma porta para novos desafios”.

A vereadora na Câmara de Campo Maior, Vanda Alegria revela que “é uma enorme satisfação poder voltar” à IFEBA e que esta seja “a primeira de mais feiras do género”, como era, antes da pandemia, habitual.

A Consejera de Igualdad e porta-voz da Junta da Extremadura, Isabel Gil Rosiña, afirma que é evidente a ascensão de mulheres criadoras na Estremadura espanhola nestes setores, considerando que” são as maiores embaixadoras da região, e por isso merecem reconhecimento, e muitas das suas criações são relativas às raízes desta região”. Por isso, a Junta “tem que as ajudar e acompanhar o setor, a nível económico, e nas dificuldades pelas quais passaram ao longo deste ano”.

“A crise da pandemia também nos traz coisas boas”, diz Isabel Gil Rosiña, afirmando que  “esta edição sem público, sirva para pensar que a próxima edição possa ter um mix”, ou seja, contar com a presença de público, mas também com dias dedicados a formações para estes profissionais. A Consejera de Igualdad e porta-voz da Junta da Extremadura revela ainda que “tudo é que é feito na IFEBA, com uma visão transfronteiriça é positivo tanto para Portugal como para a Estremadura, e se multiplica por dois ou por três”.

Edição especial da Feira da Beleza, Moda e Cosmética que decorre na IFEBA, em Badajoz, apenas para os profissionais do setor até segunda-feira, dia 17.