Inscrições abertas para o Curso de Treinadores de Futsal da AFP

Estão abertas as inscrições para os Cursos de Treinador de Futsal (UEFA “B” / Grau II e UEFA “C”/Grau I) na Associação de Futebol de Portalegre.

As inscrições estão abertas até ao dia 14 de maio e têm um custo de 25 euros (não reembolsáveis). Deverão ser feitas através do preenchimento de formulários e do envio da documentação obrigatória para gabtec@afportalegre.com (o envio para qualquer outro endereço invalida a inscrição).

Os formulários de inscrição e respetivos regulamentos estão disponíveis aqui.

O Curso de Treinador de Futsal UEFA C – Grau I terá um custo máximo de 649 euros e o Curso de Treinador de Futsal UEFA B – Grau II (comparticipado pela Federação Portuguesa de Futebol) terá um custo máximo de 299 euros, sendo que em ambos os casos este valor pode ser inferior, em função do número de formandos.

Melhores leitores da Biblioteca de Elvas recebem diploma

Os melhores leitores da Biblioteca Municipal de Elvas Dr.ª Elsa Grilo foram distinguidos esta tarde de sexta-feira, dia 23, pelo município.

A iniciativa serviu não só para distinguir estes leitores, mas também para assinalar o Dia Mundial do Livro, que se comemora hoje.

Incutir o gosto pela leitura à população e como dar a conhecer os principais benefícios da leitura, para o desenvolvimento cognitivo dos mais jovens é outro dos objetivos.

No total, foram 20 pessoas a quem foi entregue o diploma, dos quais dez na categoria de adultos e dez na categoria infantil, juvenil e jovem adulto.

Na categoria de adultos, foram distinguidos: Dora Cristina Dias, Irmgard Mateus, Alessandra Santos, António Reis, Júlio Coutinho, Francisco Madriana, Maria Margarida Guerreiro, Vera Jacinto, Aida Boné e Maria de Jesus Cunha.

Aida Boné foi uma das pessoas que receberam este diploma, na categoria de adultos e, ao nosso microfone, explicou que ficou “muito contente” por esta distinção e se sente “lisonjeada”, considerando que a leitura lhe “traz muitos bons momentos” e revela ainda que tenta “incutir o ato de ler” aos seus filhos. Também António Reis foi um das pessoas distinguidas e referiu que gosta de “ocupar o seu tempo livre a ler, sinto-me bem, viajo sem sair de casa, adoro ler” e sente-se admirado por ver “crianças tão pequenas a receber igualmente um diploma”, algo que o deixa “orgulhoso”.

Na categoria de infantil, juvenil e jovem adulto, foram distinguidos os seguintes leitores: Tomás Casacão, Joana Bravinho Figueiredo, João Pereira, Victor Grandabur, Ana Margarida Conceição, João Janeiro, Luís Rijo, Leonor Beicinha, João Roque e Francisco Cunha.

A nossa reportagem falou com Ana Margarida Conceição, de dez anos, que recebeu o diploma nesta categoria e referiu que se sente “feliz por ganhar o prémio”, porque gosta muito de ler. A leitura, para Ana Margarida, permite-lhe, segundo a própria, “ganhar mais vocabulário e ter mais imaginação para criar textos”.

Já João Pereira, de nove anos, sente-se “muito contente” por receber este diploma, considerando que “a leitura ajuda a ter mais imaginação”.

O Município de Elvas assinalou o Dia Mundial do Livro, com a entrega de diplomas aos melhores leitores da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

ADL na final do concurso Dia Crédito Agrícola Sempre Sustentável

A Marca – Associação de Desenvolvimento Local (ADL), de Montemor-o-Novo, é uma das finalistas do concurso “Dia Crédito Agrícola Sempre Sustentável”.

O projeto a concurso, de acordo com a presidente associação montemorense, Marta Mattioli, “prevê a implementação da estrutura ecológica municipal sustentável, que é uma figura do ordenamento”. “O projeto vai consistir na produção de plantas nativas, árvores e arbustos, no nosso viveiro, que depois vamos plantar, cerca de sete mil, nestas áreas da estrutura ecológica municipal de Montemor-o-Novo”, adianta.

Para implementar este projeto, a Marca ADL irá recorrer a ações de voluntariado, assim como a ações com as escolas e abertas à população em geral.

Agora, para tornar este projeto uma realidade, a Marca ADL precisa dos votos de todos, sendo que, para isso, basta aceder ao site do Crédito Agrícola. Os votos são gratuitos. “As pessas para fazer o seu voto é ir ao site do concurso. Lá estão todos os projetos, inclusivamente o da Marca, e um pequeno vídeo, onde podem perceber um bocadinho melhor o projeto”, explica ainda Marta Mattioli.

Os quatro vencedores do concurso ganham dez mil euros, valor que iria “suportar a implementação das sete mil árvores e arbustos”, assim como “pequenas remoções de plantas invasoras”.

As votações encontram-se abertas até sexta-feira, dia 30. Os vencedores serão conhecidos a 12 de maio. Pode votar aqui. Só é permitido um voto por utilizador. Ao submeter o voto, as pessoas devem indicar um endereço de e-mail válido.

Mais 121 casos de Covid na Estremadura espanhola

A Estremadura espanhola regista, esta sexta-feira, dia 23, mais 121 casos de Covid-19, não havendo novos óbitos a reportar.

Nos hospitais da região, encontram-se agora internadas 83 pessoas, 12 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 125 doentes, num total acumulado de 71.542 altas.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1748 pessoas.

Elvas continua com três casos ativos de Covid

Elvas volta a não registar, esta sexta-feira, dia 23, novos casos de infeção por Covid-19, mantendo-se com três casos ativos.

Desde o passado dia 10, nos últimos 14 dias, Elvas registou sempre zero casos diários de novos casos.

Dos 1367 casos registados, desde o início da pandemia, no concelho, 1336 pessoas já recuperaram. Vítimas de Covid-19, morreram 28 pessoas em Elvas.

CPCJ de Borba assinala mês de abril junto das escolas

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Borba está, à semelhança de outras instituições deste género, a assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Na impossibilidade de realizar o laço humano de grandes dimensões, devido ao risco de contágio de Covid-19, “foi lançado um desafio às crianças das escolas para que pintassem um laço azul e no seio das suas turmas realizassem um laço”, de acordo com Sofia Dias, coordenadora do serviço de ação social do município de Borba.

De acordo com a técnica, atualmente,  “o concelho de Borba não tem casos sinalizados de maus tratos de crianças”.

Durante este mês de Abril, a Fonte das Bicas, em Borba, está iluminada de azul.

Sete novos casos de Covid no Alentejo

A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, mais sete casos de infeção por Covid-19, não havendo óbitos a lamentar.

Desde o início da pandemia, o Alentejo conta com 29 662 infetados e 970 mortes devido ao coronavírus.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 25 casos na sexta-feira 16 de abril; 43 casos no sábado 17 de abril; cinco casos no domingo 18 de abril; nove casos na segunda-feira 19 de abril; 41 casos na terça 20 de abril; 16 casos na quarta-feira 21 de abril; 30 casos na quinta 22 de abril; e sete casos na sexta-feira 23 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal regista 506 novos casos Covid e um óbito

Portugal regista, esta sexta-feira, 23 de abril, 506 novos casos de Covid-19 e um óbito (no Norte). Hoje, registaram-se também 580 casos de recuperação.

Destes 506 novos casos, quase três quartos (72%) foram em duas zonas: 247 (47%) no Norte e 126 (25%) em Lisboa e Vale do Tejo.

Em todo o país, há, ao dia de hoje, 384 doentes internados (menos 11 que ontem), dos quais 98 em unidades de cuidados intensivos (menos seis). Quase há sete meses, não havia menos de cem doentes internados em UCI. Há 24.689 casos ativos no País, menos 75 de quinta para sexta-feira.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 16.957 mortes associadas à Covid-19 e 833.397 casos de infeção. Ao todo há já 791.751 doentes recuperados da doença em território nacional.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 553 casos na sexta-feira 16 de abril; 649 casos no sábado 17 de abril; 441 no domingo 18 de abril; 220 casos na segunda-feira dia 19; 424 casos na terça 20 de abril; 610 casos na quarta-feira 21 de abril; 636 casos na quinta 22 de abril; e 506 casos na sexta-feira 23 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais um dia sem casos de Covid em Campo Maior

O concelho de Campo Maior não regista, esta sexta-feira, dia 23 de abril, novos casos de Covid-19, pelo que continua sem qualquer caso ativo de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 641 casos, sendo que 630 recuperaram.

No concelho, não resistiram à doença 11 pessoas.

Relojoaria GV em destaque no “Retoma da Economia”

A GV – Relojoaria e joalharia está, desde 2013, localizada na Rua da Carreira, em Elvas.

O proprietário, Francisco Gouveia revela que dois anos antes, a GV esteve noutro local da cidade, tendo depois mudado para o localização atual.

A GV surge, pelas mãos de Francisco Gouveia, depois de “perceber que havia espaço para esta atividade na cidade, devido a anteriores trabalhos e aos conhecimentos obtidos nas várias atividades comerciais, que desenvolveu”, revela, olhando para esta atividade “de forma positiva, onde viu uma oportunidade”.

Também em 2013 abriu uma outra loja em Faro, e em 2020, na Galeria Comercial de um hipermercado de Elvas. Francisco Gouveia classifica a experiência vivida, no ramo, como “boa a todos os níveis”.

Ao nível dos serviços prestados, o proprietário refere que tentam ser “o mais abrangente possível, com serviço de pós venda, assistência de reparações de joalharia e relojoaria, compra de metais usados, e contam ainda com uma “vasta oferta de marcas nacionais e internacionais ao nível de relojoaria e ourivesaria, tentando também ser o mais abrangente possível, a nível de preços”. “Chegamos a todo o tipo de público”, diz Francisco Gouveia.

Neste momento são quatro os funcionários da GV, todos da família, pelo que o negócio conta já com duas gerações a trabalhar no mesmo.

No ano passado, com a pandemia, foi apanhado “de surpresa”, mas como explica Francisco Gouveia, “conseguimos suplantar com a ajuda dos parceiros e conseguiu-se ultrapassar, este segundo confinamento, logo no início do ano, foi mais complicado, em termos de gestão de tudo, ou seja, os encargos nesta fase são referentes ao melhor trimestre do ano, e este é o pior, a nível de faturação, e coincidiu com uma altura muito complicada”.

Os três estabelecimentos estiveram encerrados e, “não houve, neste segundo confinamento tantas facilidades ao nível dos impostos e de fornecedores”, adianta o proprietário da GV, em Elvas.

Quanto aos apoios por parte do Governo, foram relativos ao lay-off de duas funcionárias, em meio mês de janeiro e mês de fevereiro, havendo ainda, este ano, e este ano houve a agravante de que, este foi o ano em que mais pagaram ao nível de impostos.

A aposta na venda online, já existia antes da pandemia, “mas a realidade em termos práticos deste tipo de venda não é específica para a empresa”, diz Francisco Gouveia. No entanto, essa “foi a única forma de funcionar ao nível do confinamento”, e continuam a prestar serviço de entregas ao domicílio, no âmbito de encomendas online. Neste momento entrou uma pessoa licenciada na área do e-commerce, o que irá permitir mais expressão a esta atividade online.

Face á pandemia, há “esperança, vontade de seguir em frente e continuar a oferecer serviços e produtos de qualidade ao mercado”, garante Francisco Gouveia.

O programa “Retoma da Economia” tem o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

UFD promove Caminhada e Corrida Solidária Virtual

Caminhada e Corrida Solidária Virtual do 25 de Abril é o nome da iniciativa desenvolvida pelo União Futebol de Degolados (UFD) e Campo Maior Trail Runners, com a colaboração do município de Campo Maior, que decorre este fim de semana, sábado e domingo, dias 24 e 25.

O objetivo desta iniciativa é que “as pessoas percorram cinco ou dez quilómetros, a correr ou caminhar, sem competição e ao mesmo tempo contribuam, no ato da inscrição, com bens alimentares que devem ser entregues na Loja Social de Campo Maior, para ajudar as pessoas com dificuldades económicas”, como explica Bruno Cirilo, da secção de atletismo do União Futebol de Degolados.

Assim, nos dias 24 e 25 deste mês, “depois basta as pessoas fazerem a sua caminhada ou corrida, de forma individual ou em grupos pequenos, nomeadamente com pessoas do agregado familiar, e cumprindo todas as normas da Direção-Geral da Saúde”. Os participantes podem depois partilhar as fotografias da sua atividade física, através das redes socias, apesar de não ser obrigatório. No entanto “o principal objetivo é mesmo o ato solidário de entrega de bens alimentares”, revela Bruno Cirilo.

A iniciativa conta com o apoio do município de Campo Maior, que “irá entregar um brinde simbólico, no ato da entrega dos bens alimentares na Loja Social”, refere Bruno Cirilo.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Dia Mundial do Livro celebra-se esta sexta-feira

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor celebra-se hoje, dia 23 de abril.

A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.

A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial. Foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.

Câmara de Elvas assinala Dia Mundial do Livro

Para assinalar o Dia Mundial do Livro, que se comemora esta sexta-feira, dia 23, a Câmara Municipal de Elvas vai entregar diplomas aos melhores leitores da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

Os diplomas são entregues nas instalações da biblioteca, às 17 horas. No total, serão 20 diplomas, dez na categoria de adultos e dez na categoria infantil, juvenil e jovem adulto. Esta iniciativa pretende incutir a toda a população o gosto pela leitura, bem como dar a conhecer os principais benefícios da leitura, para o desenvolvimento cognitivo dos mais jovens.

A iniciativa tem entrada livre de público e respeita as indicações da Direção-Geral da Saúde.

Presidente da CCDR Alentejo visitou hospital de Évora

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Ceia da Silva, acompanhado pela vice-presidente Carmen Carvalheira, visitou ontem (quinta-feira, dia 22) o Hospital do Espírito Santo, em Évora.

Ao longo da manhã, a visita centrou-se nos serviços que tiveram intervenções e investimentos cofinanciados pelo Alentejo 2020.