Casa Guadiana de Eurico Santana na “Retoma da Economia”

Foi há 33 anos que o elvense Eurico Santana (na foto) decidiu abrir o seu próprio negócio, a Casa Guadiana, na Rua de Olivença, em Elvas.

Filho de comerciantes, Eurico Santana deixou os estudos e, depois de cumprir com o Serviço Militar, acabou por se dedicar a esta loja, que abriu, com ajuda dos pais.

Este é um espaço onde se vende de tudo um pouco, mas tudo de origem nacional. Na Casa Guadiana, rotulada, muitas vezes, como uma “loja para os espanhóis”, ideia que Eurico Santana garante não perceber, vendem-se jogos de cama, toalhas de mesa, artigos regionais, pantufas em pele, candeeiros, guarda-chuvas e muitos souvenirs.

Mas se antes, Eurico Santana recebia bem mais clientes espanhóis que portugueses, com a pandemia a tendência inverteu-se por completo. “Tivemos, durante o ano de 2020, 70 por cento de clientes portugueses, recebemos muitos turistas portugueses”, assegura.

Tendo em conta os encerramentos forçados da loja, devido à pandemia, o proprietário da Casa Guadiana revela que tem contado com o apoio da Segurança Social. “É para pagar os descontos, que não foram suspensos, e para pagar a prestação do IVA”, explica Eurico Santana. Agora, conta ainda com a ajuda da Câmara Municipal de Elvas no pagamento da fatura da água.

Este empresário viu-se ainda, durante os períodos de confinamento, em que o estabelecimento esteve encerrado, a reinventar o seu negócio, começando a ver os seus produtos através da internet. Agora, já com de portas abertas, continua a apostar nas vendas online.

O programa de hoje da “Retoma da Economia” conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e pode ser ouvido na íntegra, aqui: