Grilo, Lda. em destaque no programa “Retoma da Economia”

“Retoma da Economia”, assim se chama o novo programa da Rádio ELVAS, que pretende dar voz ao tecido empresarial do concelho de Elvas.

Este programa tem o apoio da Câmara Municipal de Elvas e é transmitido às 9.20 e 18 horas, de segunda a sexta-feira, e tem repetição nas tardes de sábado.

No primeiro programa a ser emitido, nesta segunda-feira, dia 12, damos a conhecer a empresa Grilo Lda., numa conversa com o seu proprietário Vítor Grilo (na foto).

Foi nos anos 70 anos que Manuel Grilo e o seu filho Vítor começaram a dar os primeiros passos na recolha e venda de papelão, compra e venda de ferro velho, cobre, alumínio, antimónio e ferro fundido. Anos mais tarde, precisamente em 1991, criaram a Grilo Lda., em Elvas, uma empresa que conta já com três gerações da família Grilo, a dar cartas no ramo.

Neste mês de abril, faz 30 anos que a empresa assume o nome de Grilo Lda., localizada na Rua de Itália, na zona industrial da cidade. Para Vítor Grilo, proprietário da empresa, esta é uma empresa familiar, onde “não há interesses, todos trabalhamos para o mesmo”.

A Grilo Lda. conta com 20 funcionários ao serviço daqueles que se dirigem às suas instalações, sendo o número poderá vir a aumentar, garante o proprietário.

Das mais de duas mil marcas com as quais a empresa trabalha, na área da bricolage e construção e bricolage, entre ferros, tintas e todo o tipo de ferramentas, para construção civil. “Temos praticamente de tudo”, diz Vítor Grilo, destacando também as tintas “que são vendidas a um bom preço, algo que se vende bastante”.

Também as motosserras Stihl, são uma grande aposta da Grilo Lda. Para tal, a empresa conta com “dois mecânicos especializados que frequentam duas formações por ano, para receberem as novidades, para poder explicar ao cliente e auxiliar neste sentido, estando por isso, perfeitamente aptos”, adianta Vítor Grilo.

Ao nível do tipo de clientes que procura a empresa, o proprietário revela que são “as empresas de construção civil do concelho e também empresas que vêm de fora, como as que estão na obra do ciclo de Santa Luzia, hotéis, para quem os matérias são fornecidos pela Grilo Lda. Já no caso da vizinha Espanha, vende-se mais para particulares, revela.

Em 2018, decidiram abrir uma filial da Grilo Lda., na zona industrial de Estremoz, que segundo explica Vítor Grilo, “a cada dia que passa está a melhorar”.

Relativamente ao impacto da pandemia na empresa, Vítor Grilo explica que esta questão foi vivida com normalidade, no seio da empresa. “Não chegámos a fechar e continuamos com trabalho, porque a construção não parou”. Não se viram, por isso afetados com esta questão, apesar das adaptações necessárias com a pandemia, ao nível de higiene e segurança.

Depois de 30 anos de Grilo Lda., Vítor Grilo explica que o segredo é a união. “Somos todos unidos e ajudamo-nos uns aos outros, este é o segredo, mas também muito trabalho, e manter a união é o objetivo para os próximos anos”.

Quanto a projetos futuros Vítor Grilo referiu ainda que “já tem uma ideia para expandir o negócio, em Elvas, mas sem poder ainda adiantar mais pormenores sobre o mesmo.

A empresa Grilo Lda. localiza-se na Zona Industrial de Elvas, na Rua de Itália.