César Nogueira reeleito presidente da Direção Nacional da APG/GNR

Decorreram, na quarta-feira dia 7, as eleições para dos corpos gerentes da Associação dos Profissionais da Guarda / Guarda Nacional Republicana (APG/GNR), para o triénio 2021/2024.
Concorreu uma lista única encabeçada pelo atual presidente da Direção Nacional, César Nogueira,
que foi eleita com 87% dos votos expressos.

A lista eleita, sob o lema “A Lutar no Presente, para Construir o Futuro” assume como princípio orientador a continuidade do património reivindicativo desta Associação, que muito nos honra e que assenta na defesa dos direitos e da dignidade do profissional da GNR, mas tem também o futuro como horizonte.

Em comunicado é referido que “o futuro, necessariamente, assentará na coragem e combatividade de sempre, mas, também, na certeza de que é imprescindível a participação ativa dos associados, bem como o alargamento do seu direito de organização coletiva, firmando-se a necessidade da evolução da atual associação socioprofissional para associação de âmbito sindical”.

“Efetivamente, nada explica que os profissionais da GNR, no quadro das suas funções, enquanto elementos de uma força de segurança vejam vedado de um direito fundamental, intrínseco à democracia, quer no plano nacional, quer no da União Europeia”.

Conscientes, dos obstáculos decorrentes do trabalho associativo, com sentido de responsabilidade, a lista eleita assume “a continuidade do compromisso para com os profissionais da GNR, na defesa intransigente de um futuro melhor”.

Centro de Estética Body Beauty abriu na Rua de Alcamim

Body Beauty é o nome do Centro de Estética que abriu recentemente na Rua de Alcamim, em Elvas, pelas mãos de Magda Lopes (na foto).

Este projeto era já um sonho antigo que a proprietário conseguiu concretizar “com a ajuda dos pais para poder oferecer os serviços aos portugueses. O facto de o meu pai trabalhar em Badajoz permitiu-me fazer a inscrição numa escola, do outro lado da fronteira, e fazer formação na área da manicura, foto depilação, tratamentos corporais e de rosto e depilação a linha”,

O Centro de Estética Body Beauty está localizado no nº67 da Rua de Alcamim.

Estremadura espanhola tem mais 98 casos de Covid-19

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 98 novos casos de Covid-19 não havendo mortes a lamentar.

As autoridades de saúde registam 81 pessoas internadas, 15 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Cáceres, 27; Badajoz, 21; Don Benito, 15; Plasencia, 14; Mérida, 11; Coria, 6; Llerena – Zafra, 4. Navalmoral de la Mata não regista novos casos de infeção.

CIMAA alerta para vespa velutina no Alto Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) emitiu um alerta para a problemática da vespa velutina, uma espécie exótica invasora e agressiva quando ameaçada, na região do Alto Alentejo.

A entidade apela a que quem avistar um ninho suspeito não o tente destruir e alerte imediatamente as autoridades competentes, nomeadamente o serviço Municipal de Proteção Civil.

Remodelação do Pavilhão Desportivo de Arronches acaba até dia 30

Prosseguem as obras de remodelação da cobertura do Pavilhão Desportivo Municipal de Arronches, estimando-se que a intervenção esteja concluída no final deste mês de abril.

Na Zona Desportiva de Arronches, continuam a fazer-se notar as obras de remodelação da cobertura do Pavilhão Desportivo Municipal, um processo que se iniciou no passado mês de junho e que é algo moroso, devido à dimensão e complexidade de uma intervenção que se justifica numas instalações com cerca de três décadas de existência.

Apesar de já ter procedido anteriormente a várias intervenções de melhoria naquela infraestrutura, só com uma obra tão profunda como esta os problemas irão ficar definitivamente resolvidos, assim deseja a Câmara Municipal, que tem a intenção de dar as melhores condições aos seus munícipes, bem como a outros atletas que venham a praticar desporto em Arronches.

A remodelação da cobertura do Pavilhão Desportivo Municipal encontra-se a ser efetuada pelo grupo ‘Tropichance – Metalúrgica e Construções, Lda., empresa que, após algumas paragens impostas pelas regras de contenção da pandemia de Covid-19, já está a trabalhar para terminar a obra.

Para concluir esta empreitada, o Município de Arronches vai investir o valor de 250 mil euros, conforme se encontra descrito no contrato de adjudicação.

Elvas tem dois novos infetados e duas altas

O concelho de Elvas regista, hoje, mais dois casos de infeção por Covid-19 e mais duas recuperações da doença.

Há, agora, 15 casos ativos no concelho, num total de 1364 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 1321 pessoas. Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 28 pessoas.

Faleceu Bule, ex-avançado de “O Elvas”

Faleceu, ontem (quarta-feira, dia 7) Manuel Bule, antigo futebolista que jogou em “O Elvas”, entre 1985 e 1987.

Manuel António Caetano Bule era natural de Brinches, concelho de Serpa e tinha 62 anos.

Bule era um dos avançados da equipa de “O Elvas” que subiu à I Divisão, tendo feito parte do plantel na primeira temporada primodivisionária.

À família enlutada, a Rádio ELVAS envia as mais sentidas condolências.

Cecília Oliveira candidata pelo PS à Câmara de Castelo de Vide

Cecília Oliveira, atual diretora do Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, é candidata pelo Partido Socialista à Câmara de Castelo de Vide, nas eleições autárquicas deste ano.

Esta candidatura surge na sequência do seu percurso político, e desde que se tornou como militante do PS, em 1998, altura em que se tornou mais ativa a nível politico. A candidata assume que “era algo que já antes fazia, mesmo na faculdade, em termos de associativismo académico, e quando regressei a Castelo de Vide”. Sempre assumi uma participação cívica e política na comunidade, quer na Universidade, quer em Castelo de Vide”, revela Cecília Oliveira.

Cecília considera que depois de uma vontade da concelhia do PS, considerou que, “este era o momento certo e houve uma vontade no convite feito, algo que eu aceitei por me sentir preparada e capaz de assumir este desafio”.

O seus objetivos, e como revela, sem poder avançar pontos do programa, uma vez que ainda estamos a seis meses das eleições, “é apresentarmos uma candidatura como uma alternativa de governação ao poder que está instalado, há 20 anos, em Castelo de Vide, com ideias novas e uma equipa renovada”.

“Não nos apresentamos contra ninguém, apenas com uma perspetiva, planeamento, estratégia e um compromisso diferente, uma forma de pensar o concelho e a comunidade para o futuro, diferente”, explica Cecília Oliveira.

Cecília Oliveira, de 49 anos, é licenciada em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior, e já anteriormente assumia lidera a bancada do PS, na Assembleia Municipal de Castelo de Vide.

Paula Calado é candidata do PSD à Câmara de Elvas

Paula Calado, na foto, foi apresentada ontem, dia 7, como candidata à Câmara Municipal de Elvas pelo Partido Social Democrata (PSD).

O secretário-geral do PSD, José Silvano, apresentou ontem, em conferência de imprensa, 53 dos 294 candidatos.

 

Portugal com mais 602 casos Covid e mais nove mortes

Portugal regista, esta quinta-feira, 8 de abril, mais nove mortes e 602 novos casos de Covid-19, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os nove óbitos foram registados seis no Norte e três em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Mais de dois terços (69%) dos 602 novos casos foram registados em duas regiões: 229 (38%) em LVT e 189 (31%) no Norte.

Nas últimas 24 horas, 601 pessoas recuperaram da doença. O número de casos ativos voltou a baixar: são 25.839, menos oito que ontem.

Há, neste momento, 495 pessoas internadas nos hospitais portugueses (mais sete que ontem), das quais 122 doentes em unidades de cuidados continuados (mais seis).

Desde o início da pandemia, Portugal registou 825.633 casos de infeção, 782.895 casos de recuperação e 16.899 óbitos.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 592 casos na quinta 1 de abril; 548 casos na sexta-feira 2 de abril; 280 casos no sábado 3 de abril; 193 casos no domingo 4 de abril; 159 casos na segunda-feira 5 de abril; 874 casos na terça 6 de abril; 663 casos na quarta-feira 7 de abril; e 602 casos na quinta 8 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Cláudio Carapuça sai da vereação na Câmara de Elvas

O vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Cláudio Carapuça, anunciou, esta quinta-feira, dia 8 de abril, que, por motivos pessoais e apesar do convite que lhe foi endereçado, não irá integrar a lista do Partido Socialista (PS) nas Eleições Autárquicas, em setembro ou outubro.

Carapuça garante que cumpriu “com lealdade” as suas funções, levando já “25 anos seguidos ao serviço da causa pública, sejam eles na qualidade de dirigente associativo ou de autarca”. Após outubro, o ainda vice-presidente da câmara irá regressar à sua base profissional no Município de Elvas, enquanto engenheiro civil.

Questionado sobre o facto desta sua decisão poder estar relacionado com o seu trajeto, ao serviço da autarquia, nestes últimos quatro anos, Cláudio Carapuça assegura que nada tem a ver. “Absolutamente nada”, garante, lembrando que hoje se chora a morte de Jorge Coelho, uma “pessoa de coragem”, considerando que o importante, por vezes, é pensar com “racionalidade e não com emocionalidade”.

“As minhas escolhas são de ordem pura e exclusivamente pessoal, à qual me reservo o direito de não as expor publicamente”, adianta. Carapuça garante ainda que será sempre socialista, não havendo hipótese de integrar qualquer lista à Câmara Municipal, lembrando o trabalho de equipa levado a cabo por si, ao lado de Nuno Mocinha, durante estes últimos anos: “é um trabalho comum, de uma equipa, e que eu, pura e simplesmente, durante este período fui membro desta equipa”.

“Sou socialista convicto e continuarei a apoiar o meu partido. Por razões da vida, por motivos pessoais, não estou disponível para integrar qualquer candidatura”, diz ainda.

Já Nuno Mocinha garante que esta é uma decisão que não o apanha de surpresa, mas que é com pena que vê Cláudio Carapuça deixar a sua equipa. “É uma decisão que já foi tomada há alguns meses, mas foi procurado um momento mais oportuno para a divulgar. Estarmos aqui hoje, os dois, não é por acaso; é para evitar qualquer tipo de especulação”, revela o presidente.

“Eu gostava que o Cláudio continuasse no próximo mandato, na nossa equipa, e que fizesse um percurso para chegar a presidente de câmara”, acrescenta Mocinha, revelando que considera a decisão “legítima”, pelo que a respeita.

Quando questionado sobre o nome da pessoa que poderá ocupar o lugar deixado vago por Carapuça, na sua lista à Câmara, Mocinha garantiu que “o caminho se faz caminhando”, e que ainda não é altura de fazer esse anúncio.

A decisão de Cláudio Carapuça foi anunciada, ao final da manhã desta quinta-feira, na sede do PS, em Elvas, junto à igreja da Sé.

Campo Maior sem casos ativos de Covid-19

O concelho de Campo Maior regista esta quinta-feira, dia 8, mais uma recuperação da Covid-19, pelo que já não tem casos ativos.

Em Campo Maior foram registados, desde o início da pandemia 641 casos de infeção.

 

Estremoz reabre Mercado de Levante e Feira de Antiguidades este sábado

O Mercado de Levante e a Feira de Antiguidades e Velharias voltam a realizar-se, este sábado, dia 10 de abril, em Estremoz.

O uso de máscara, no decorrer da feira e do mercado, é obrigatório, tanto para vendedores como para clientes, assim como o distanciamento e todas as medidas regulamentadas na segunda fase de desconfinamento deste estado de emergência.

A Feira de Antiguidades e Velharias vai funcionar, das 7.30 horas às 13 horas, em simultâneo com o Mercado Tradicional.

Já o Mercado de Levante decorre no recinto junto ao Parque de Feiras, entre as 8.30 horas e as 13 horas.

Borba já sem casos ativos de Covid

Depois de registada ontem, 7 de abril, mais uma recuperação de Covid-19 no concelho, Borba ficou sem qualquer caso ativo.

Em Borba, desde o início da pandemia, foram registados 492 casos de infeção por Covid-19, dos quais 481 foram dados como recuperados.

Vítimas do novo coronavírus, em Borba, morreram 11 pessoas.

CPCJ de Campo Maior lança calendários dos afetos

Foi lançado, na passada terça-feira, dia 6, o calendário dos afetos, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Campo Maior, no âmbito do mês da prevenção dos maus tratos na infância.

Letícia Garcia, presidente da CPCJ de Campo Maior, explica que este desafio surgiu o ano passado, mas teve que ser readaptado à pandemia. Assim, o desafio lançado às crianças foi o de “desenhar as atividades que mais gostavam de fazer com os seus pais”. A comissão teve assim, como objetivo, com esta atividade, “contribuir para uma parentalidade positiva”.

As crianças partilharam os desenhos com a Comissão de Proteção e, depois de uma seleção, o calendário é composto por esses mesmos desenhos.

O calendário dos afetos, promovido pela CPCJ de Campo Maior, foi divulgado, através das redes sociais da comissão.

AEE e ACIPS criam Núcleo Empresarial do Alto Alentejo

A Associação Empresarial de Elvas (AEE) e a Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor (ACIPS), no sentido de defender a autenticidade do território, de reinventar as rotas comerciais de outros tempos e revigorar os sentimentos de pertença e representatividade da malha empresarial da região, uniram-se e criaram o Núcleo Empresarial da Região do Alto Alentejo (NEAA).

“Redescobrir as rotas comerciais aliadas ao desenvolvimento empresarial, explorar a promoção das boas sinergias e consolidar os benefícios da digitalização na definição de um posicionamento sólido nos mais diversos mercados”, são outros dos objetivos que o NEAA tem traçados para trabalhar e alcançar.

Com este novo núcleo, explica o presidente do NEAA e da ACIPS, José Carlos Lobato, que nenhuma das duas associações empresariais deixa de existir, sendo que apenas se procura agora “colmatar algumas lacunas”, dando “mais visibilidade e condições aos empresários da região”. “Achávamos que havia a necessidade no Alto Alentejo de um núcleo de associações. Tínhamos a NERPOR, mas NERPOR tem os seus trâmites, tem trabalhado bem, tem feito algumas coisas, mas achámos que havia algumas lacunas que nós podíamos melhorar”, adianta.

O núcleo acaba por ser “um complemento” às associações de Elvas e Ponte de Sor, que, ao todo, representam mais de 1200 empresários de todos os setores de atividade económica da região, sendo, desta forma, o maior núcleo empresarial do distrito.

O escritor José Luís Peixoto, nascido na região, abraça a iniciativa, emprestando a sua voz e um excerto de um livro seu, para narrar o vídeo promocional do Núcleo Empresarial da Região do Alto Alentejo, que pode ser visto aqui.