GNR fiscaliza autocarro que atravessa fronteira à força em Arronches

Um autocarro, com 52 indivíduos de nacionalidade estrangeira, passou ao início da tarde desta segunda-feira, dia 5 de abril, à força, a fronteira com Espanha, entrando em Portugal, através de um ponto de passagem não autorizado, no Marco, perto de Esperança, no concelho de Arronches.

Os indivíduos, de acordo com o inspetor-chefe do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Paulo Oliveira, transpuseram uma barreira de cimento, na fronteira do Marco, sendo que, já no Caia, foi feita uma inspeção rigorosa dos passaportes dos mesmos.

De acordo com o comandante do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Elvas, capitão João Lourenço, verificou-se que a maioria destes indivíduos não reunia as condições necessárias para entrar em território nacional. “Uma das nossas das patrulhas detetou uma viatura pesada de passageiros, dos quais 50 de nacionalidade moldava e dois de nacionalidade romena”, revela. “Apuradas estas circunstâncias, foram encaminhados para o posto de passagem autorizado do Caia e em colaboração com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foram avaliados os documentos e os motivos que os faziam entrar em território nacional”, adianta o capitão.

Dos 52 indivíduos, 48 acabaram por ser reencaminhados para Espanha. “Dois dos indivíduos já se encontravam em território nacional e outros dois, através da análise que o SEF também efetuou, tinham condições para entrar em território nacional”, explica ainda João Lourenço.