Vacinação comunitária contra a Covid-19 já começou em Monforte

No âmbito do Plano de Vacinação contra a Covid-19 no concelho de Monforte, e depois de já terem sido administradas vacinas a todos os utentes e funcionários das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), militares da GNR e a pessoal operacional da corporação de Bombeiros, iniciou-se, na quinta-feira, dia 4 de março, na respetiva Estrutura Concelhia para Vacinação Comunitária, instalada na Sala Polivalente Municipal, em Monforte, a primeira fase da vacinação comunitária abrangendo os munícipes com mais de 50 anos pertencentes a grupos de risco.

Para além dos profissionais de saúde responsáveis, afetos à ULSNA e ao Centro de Saúde Local, esta operação envolveu, ainda, outros recursos humanos e materiais disponibilizados pela Associação dos Bombeiros Voluntários e pelo Município de Monforte.

Relativamente à vacinação dos idosos com mais de 80 anos, os quais são prioritários na primeira fase da vacinação comunitária, “esclarece-se que a vacina agora disponibilizada não é a recomendada a maiores de 65 anos”, revela o município, na sua página de Facebook. “Portanto, a vacinação dos idosos com mais de 85 anos será realizada brevemente com a disponibilização da vacina que lhes é mais indicada”, pode ler-se ainda.

Os munícipes, entretanto, já vacinados têm mais de 50 anos, mas estão igualmente abrangidos pela primeira fase da vacinação pois pertencem a grupos de risco. Por outro lado, esclarece ainda a autarquia, a gestão da vacinação comunitária é da responsabilidade das autoridades de saúde competentes.