Um ano de Covid: “Apostei na formação”

Foi a 2 de março de 2020, há precisamente um ano, que surgiram os dois primeiros casos de Covid-19 em Portugal. A partir daí, a vida dos portugueses mudou por completo. Dez dias depois do aparecimento dos dois primeiros casos de Covid em Portugal, as escolas fecharam. Estávamos a 13 de março de 2020 quando as crianças entraram pela última vez nos estabelecimentos de ensino regressando, os mais novos, apenas a 18 de maio.

Ana Caeiro (na foto) é educadora de infância e viveu na pele o impacto do encerramento dos estabelecimentos de ensino. Garante que prestam” todo o apoio possível aos pais que ficaram em casa com os filhos mas esta situação é muito estranha”.

“Para mim, ficar em casa foi positivo pois permitiu-me fazer uma pausa da correria do dia-a-dia e perceber o que é realmente importante. Para as crianças, pelo que os pais me transmitem, e apesar de todos os desafios, tem sido muito bom porque têm a oportunidade de estar juntos, algo que não acontece na rotina normal”.

Ana continuou a praticar desporto, com as aulas online e apostou, sobretudo na sua formação profissional: “aproveitei este tempo para fazer muitas formações nas áreas em que precisava fazer revisões e também em áreas onde não tinha formação. Assim, posso preparar o regresso da escola”.

Num ano de confinamentos e desconfinamentos Portugal sofreu três vagas de covid-19, a pior em janeiro deste ano, e habituou-se à nova realidade.

Os primeiros dois casos de Covid-19 surgiram a 2 de março de 2020, sendo que a primeira morte se registou a 18 de março. Desde então, Portugal conta já com mais de 800 mil casos de infeção e mais de 16 mil pessoas morreram.