Hospitais e centros de saúde requerem cuidados paliativos

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) propôs recentemente, entre os contributos que apresentou sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a criação de equipas especializadas nos hospitais públicos e nos centros de saúde .

O PRR, defende a APCP, “é uma oportunidade única para um investimento estruturado, robusto e direcionado às necessidades identificadas após um período pandémico” e para “corrigir assimetrias e desigualdades graves no acesso a serviços e a cuidados de saúde”.

A associação propõe ainda dotar todos os agrupamentos de centros de saúde com pelo menos uma Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos para dar resposta às necessidades da população. Sugere também a criação de unidades de cuidados paliativos em todos os hospitais públicos, incluindo nos serviços de Pediatria.

As equipas, propõe ainda a APCP, devem ter condições para assegurar atendimento telefónico 24 horas por dia para ajudar famílias e outros profissionais que prestam cuidados nessa área.