Amigos da Bicharada de Elvas enfrentam sérias dificuldades

As adoções de animais têm vindo a aumentar, em muitos Centros de Recolha do país, desde o início da pandemia: tendência que se tem verificado um pouco por todo o mundo.

Tem sido em cães e gatos, sobretudo, que as pessoas têm procurado companhia e ajuda para lidar com os momentos mais conturbados e difíceis do confinamento.

Ainda assim, em Elvas, há uma associação que, por esta altura, e não conseguindo que os animais, que tem aos seus cuidados, sejam adotados, apenas lhes procura dar um resto de vida com qualidade. Os Amigos da Bicharada passam por várias dificuldades financeiras, deixaram de resgatar animais da rua e contam com a ajuda de muito poucos voluntários.

“Passamos por muitas dificuldades financeiras e temos falta de voluntários, uma situação que nos prejudica um pouco. Este tipo de atividades só consegue progredir se tivermos outras ajudas”, revela uma das responsáveis da associação, Maria Manuel Beliz. Perante estas dificuldades, a associação procura fazer frente aos problemas que vão surgindo nos animais residentes, devido à sua avançada idade.

“Estamos a dar-lhes qualidade de vida, até ao final. Se não andam, disponibilizamos cadeirinhas de rodas; se têm cancros, disponibilizamos todos os tratamentos que eles precisam, até que a mãe natureza faça o seu papel”, adianta Maria Manuel.

Todos os cerca de trinta animais, que os Amigos da Bicharada têm aos seus cuidados,  podiam ser adotados, mas que não o são, tendo em conta a sua idade avançada e alguns problemas de saúde. “As pessoas não estão para adotar um animal que possa dar um bocadinho mais de trabalho”, assegura a responsável.

Os animais estão distribuídos entre a própria casa de Maria, as casas de outros voluntários, e um espaço privado. “Ajudamos outras pessoas que têm muitos animais e precisam”, revela. Em alturas piores, e de maiores dificuldades, a união tem feito a força, pelo que se tem conseguido que nunca falte alimentação para estes companheiros de quatro patas.

Conseguir pagar as despesas em veterinário é agora uma das principais preocupações desta apaixonada pelos animais e de todos os voluntários da associação. “Os veterinários que nos ajudam têm sido impecáveis, a aguentar as nossas dívidas, até que nós conseguimos, a pouco e pouco, arranjar dinheiro e ir dando sempre para a nossa conta corrente, que nunca mais tem fim”, lamenta.

Nesse sentido, e quem quiser ajudar os Amigos da Bicharada, poderá ajudar a suplantar as dívidas na Clínica Veterinária de Santo Onofre, contribuindo com aquilo que puder e quiser. “Não nos precisam de dar dinheiro, diretamente, porque, para ali, já era uma grande ajuda que nos poderiam dar”, assegura Maria.

Mesmo as rações ou qualquer outro tipo de ajuda, como desparasitantes, internos e externos, podem ser deixados na clínica de Santo Onofre.