Mais de 90 doentes Covid no apoio ao hospital de Évora

A estrutura municipal de apoio ao Hospital do Espírito Santo de Évora já recebeu mais de 90 doentes com Covid-19.

A funcionar desde o dia 9 de janeiro, esta estrutura, que surge para evitar, sobretudo, a rotura do hospital, tem dado resposta a doentes de todos os concelhos de Évora, que na sua maioria já recuperou, segundo o presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá.

Esta estrutura, que fica situada na zona industrial da Horta das Figueiras, “foi criada para pela Câmara Municipal de Évora, para poder ajudar o hospital, na situação mais difícil, que foi em janeiro, e para impedir que entrasse em rotura, e que tem atendido doentes de todos os concelhos do distrito”, revela o autarca.

A grande maioria deste cerca de 90 doentes “já recuperou e já foi possível irem para os seus lares, para as suas casas”.

Carlos Pinto de Sá adianta que, recentemente, foi implementada uma rede de abastecimento de oxigénio naquela estrutura, para o caso de vir a fazer falta, agradecendo ainda a todos os profissionais de saúde e aos colaboradores do município por todo o trabalho desenvolvido.

Os cuidados aos doentes transferidos do Hospital do Espírito Santo para este equipamento municipal são prestados por uma equipa multidisciplinar, constituída por médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e assistentes sociais.

Este equipamento dispõe, entre outros, de várias zonas de trabalho para os profissionais de saúde e o pessoal auxiliar, espaço de refeições e zona de descontaminação, para além de refeitório, lavandaria e balneários para os doentes.