Vacinação em Elvas “a correr bem e sem incidentes”, garante Mocinha

Terminou, na manhã de sexta-feira dia 12, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), a administração da primeira dose da vacina contra a Covid-19, a cerca de 850 idosos de Elvas, num processo que foi pioneiro no Alentejo.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), no decorrer deste processo, contou com a colaboração do Município de Elvas, sendo que o presidente da Câmara Municipal, Nuno Mocinha, garante que se procurou dar todas as condições àquele espaço, mas também ter em atenção o contacto com as pessoas.

“Metemos algumas pessoas da Câmara a dar apoio na receção, a dar apoio a tirar a temperatura, a ajudar a fazer os inquéritos, a encaminhar as pessoas e também a ajudar nos contactos com as pessoas. Disponibilizámos também os nossos transportes, em colaboração com os bombeiros, a PSP e depois temos uns profissionais de saúde de excelência”, revela Mocinha.

O autarca garante que, ao assistir à vacinação de alguns idosos, percebeu que os mesmos ficaram felizes, não só por lhes ter sido administrada a vacina, mas também pela atenção que receberam por parte dos profissionais de saúde, numa altura tão difícil quanto esta. “Muitas delas estão em casa há muito tempo, às vezes sem qualquer tipo de contacto”, lembra.

Quanto ao processo de vacinação, Mocinha garante que o mesmo tem estado a “correr muito bem”. “Não tenho nota de nenhum incidente”, garante ainda o autarca.

Mocinha lembra ainda que é importante que as pessoas tenham todos os seus dados atualizados, para que possam ser chamadas, quando for o caso, para serem vacinadas. O autarca chama ainda a atenção das pessoas que já receberam a primeira dose da vacina, recordando que as mesmas ainda não estão livres de ser apanhadas pelo vírus.

As condições estão todas reunidas para que se prossiga com o processo de vacinação da população, garante ainda o autarca, adiantando que “chegará a vez de todos”.

No CNT, estiveram, desde terça-feira e até ontem, cinco enfermeiras, dois médicos e três assistentes operacionais. A PSP, o Serviço de Proteção Civil do Município de Elvas e os voluntários da Câmara Municipal estiveram no apoio o processo de vacinação.