Etapa inicial desta fase da vacinação Covid acaba em Elvas

A primeira etapa desta fase de vacinação contra o Covid de pessoas com mais de 80 anos no concelho de Elvas iniciada, na passada terça-feira, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas está concluída.

Elvas foi pioneira na vacinação de pessoas com mais de 80 anos no Alentejo, juntamente com Grândola, num trabalho que envolveu os profissionais de saúde da ULSNA, Serviço de Proteção Civil do Município de Elvas, PSP de Elvas, Bombeiros Voluntários de Elvas e trabalhadores do Município voluntários.

No CNT foram vacinados mais de 850 pessoas pertencentes a Unida de Saúde Familiar Amoreira do Centro de Saúde de Elvas. Elvas está de parabéns.

#COVID19

Câmara do Crato quer ter Centro de Recolha Oficial de animais

A Câmara Municipal do Crato já lançou o concurso público para a construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia.

A empreitada tem um valor base de 175.975 euros e um prazo de execução de nove meses.

Em julho de 2020, foi assinado o contrato de financiamento para a construção deste Centro.

Alandroal com mais três casos Covid e seis recuperações

O concelho de Alandroal regista, esta sexta-feira, dia 12, mais três casos de infeção por Covid-19 e também mais seis pessoas recuperaram da doença.

Há, agora, 28 casos ativos, dos 295 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Alandroal, já recuperaram 264 pessoas e morreram três.

 

Cinco utentes do lar de Degolados continuam infetados com Covid

Utentes e funcionários do Lar de Nossa Senhora da Graça de Degolados, em Campo Maior, voltaram ontem, dia 11, a ser testados por teste PCR, sendo que “apenas resultaram cinco utentes positivos à covid-19, tendo todos os demais utentes e todos os funcionários testado negativo”.

“Face a estes resultados mais tranquilizadores, à data de hoje, existem na comunidade residente um total de 24 utentes que testaram negativo à covid-19 e cinco utentes que ainda testaram positivos, dos quais quatro utentes se mantém no lar e um utente se encontra em internamento hospitalar”, faz saber a direção do lar, em comunicado.

Os cinco utentes que testaram positivo, “felizmente, encontram-se estáveis”.

Profissionais do CRI do Alentejo esperam pela vacina anti Covid

Os profissionais de saúde dos Centros de Respostas Integradas (CRI) do Alentejo, incluindo os de Elvas e Portalegre, não foram ainda vacinados contra a Covid-19, o que acabou por gerou algum descontentamento entre médicos, enfermeiros e psicólogos.

Carla Temudo, enfermeira especialista no CRI de Elvas, explica que foi pedida, pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, “no final do ano passado, a listagem dos profissionais de saúde envolvidos nos cuidados diretos a utentes, com número de utente e categoria profissional, para que pudesse somar a quantidade de vacinas que estariam disponíveis”.

Quando o plano de vacinação teve início, os mesmos não foram chamados a receber a vacina, e estes profissionais começaram a manifestar dúvidas pela não chamada para a vacinação.

Entretanto, no início de fevereiro, e como explica Carla Temudo, “receberam uma resposta da Administração Regional de Saúde do Alentejo, dizendo que a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD) não se inseria nesta primeira fase de vacinação, e que a ARS questionou a Task Force nacional, estando a aguardar indicações”.

Sem concordar com esta exclusão da primeira fase do plano de vacinação, a DICAD, em que se incluem os Centros de Respostas Integradas, pediu uma justificação à ARS Alentejo, sobretudo depois de profissionais, de outras regiões, já terem sido vacinados. Carla Temudo refere que não suportam a ideia de “não estarem inseridos nesta fase e explica que na norma 2/2021 que saiu a 30 de janeiro consta que seriam inseridos os profissionais de saúde, diretamente envolvidos na prestação de cuidados de doentes, que é o nosso caso, e não entendemos porque a ARS não nos considera nesta fase, como profissionais ativos”.

Entretanto, a ARS comunicou já a estes profissionais que as suas vacinas já foram pedidas, pelo que se prevê que serão vacinados, no decorrer das próximas semanas. Neste momento estão a aguardar que as vacinas para os CRI’s, cheguem à ARS Alentejo.

Os CRI trabalharam diretamente com pessoas toxicodependentes e portadoras de HIV. No caso do Alentejo existem cinco CRI: em Elvas, Portalegre, Évora, Beja e Santiago do Cacém, com mais de 60 profissionais.

Os profissionais do CRI e Évora de Santiago do Cacém foram já vacinadas, segundo a ARS Alentejo, a partir de vacinas sobrantes, de frascos diluídos.

Nisa com mais dois casos covid e uma recuperação

O concelho de Nisa regista esta sexta-feira, dia 12, mais dois casos de infeção por Covid-19, e também mais uma recuperação da doença.

Dos 318 casos confirmados, desde o início da pandemia, 52 estão ativos e 247 já foram dados como recuperados. Há ainda registo, em Nisa de 19 vítimas mortais, devido ao novo coronavírus.

Elvas com mais três casos Covid e 21 altas

O concelho de Elvas regista, esta sexta-feira, dia 12, mais três casos de infeção por Covid-19, e também mais 21 pessoas recuperaram da doença.

Estão, agora, 71 casos ativos, dos 1305 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 1209 pessoas e morreram 25.

ESAE e a produção animal sustentável para neutralidade carbónica

“Como a produção animal sustentável pode contribuir para a neutralidade carbónica?” é o mote de uma aula aberta com Manuel Cancela de Abreu, da Universidade de Évora, que vai decorrer online, este sábado, dia 13, às 11 horas.

Esta aula surge no âmbito da Unidade Curricular de Modo de Produção Biológico do Mestrado em Agricultura Sustentável da Escola Superior Agrária de Elvas/Politécnico de Portalegre.

O professor Manuel Cancela de Abreu irá falar sobre a utilização sustentável da pastagem na produção animal, e o contributo dos sistemas extensivos de produção de bovinos para a neutralidade carbónica”.

Um contributo para a valorização dos nossos recursos endógenos na gestão sustentável e no uso eficiente dos recursos naturais, um dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030.

Quem quiser participar nesta aula pode fazê-lo através da plataforma zoom, em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84098575830, com o seguinte ID 840 9857 5830.

Portugal com mais 2854 casos Covid e 149 mortes

Portugal regista, esta sexta-feira, dia 12, mais 2854 (+0,4%) novos casos de Covid-19 e mais 149 (+1,0%) vítimas mortais. Hoje, registaram-se também mais 7617 doentes recuperados.

A maior parte dos 2854 novos infetados localiza-se em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), com 1366 casos, 48% do total nacional. Os 149 óbitos correspondem a 64 residentes em LVT, 35 no Norte, 32 no Centro, dez no Alentejo, sete no Algarve e um na Madeira.

O número de casos ativos voltou a baixar: são 113.450, menos 4912 que ontem. Na situação hospitalar, há, agora, 5230 doentes internados (menos 340 que ontem), dos quais 846 em cuidados intensivos (mais dez de ontem para hoje).

Desde o início da pandemia, já foram reportados, no país, 781.223 casos de infeção, 15.034 óbitos e 652.739 recuperações.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 6916 casos na sexta-feira 5 de fevereiro; 6132 casos no sábado 6 de fevereiro; 3508 casos no domingo 7 de fevereiro; 2505 casos na segunda-feira 8 de fevereiro; 2583 casos na terça 9 de fevereiro; 4387 na quarta-feira 10 de fevereiro; 3480 casos na quinta 11 de fevereiro; e 2854 casos na sexta-feira 12 de fevereiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Município de Marvão promove “Comidas d’Azeite Online”

O Município de Marvão promove, entre hoje, sexta-feira dia 12, e 28 de fevereiro, as “Comidas d’Azeite Online”, através das suas redes sociais.

A campanha, à base de vídeos e entrevistas, pretende divulgar e destacar a importância do olival e do azeite na economia da região, e dar a conhecer os produtos que podem ser desenvolvidos à base de azeite, além da vasta gastronomia.

Assim, até ao final do mês, o município vai dar a conhecer as caraterísticas do olival da região, alguns produtores de Lagares e os segredos mais bem guardados do azeite produzido em Marvão.

“Esta iniciativa prende-se com a necessidade de recordar as Comidas d’Azeite. Um evento que tantas pessoas atraía ao nosso concelho e que é, sem dúvida, um eixo de promoção para a nossa economia local. Este ano, na impossibilidade de nos juntarmos fisicamente, decidimos migrar para o digital e assinalar esta Quinzena Gastronómica, também em homenagem aos nossos produtores, porque são eles, com o seu árduo trabalho anual, que colocam os azeites de Marvão entre os melhores”, frisa Luís Vitorino, presidente da Câmara de Marvão, em comunicado.

Na impossibilidade de realizar a Quinzena Gastronómica nos restaurantes do concelho como era hábito, Marvão assinala a data através de meios online, estabelecendo, desde já, uma ponte com o evento que se realizará em fevereiro de 2022.

Mocinha apresenta 35 medidas de apoio a famílias e empresas de Elvas

Com o objetivo de atenuar as dificuldades por que estão a passar os mais afetados pela pandemia, a Câmara Municipal de Elvas aprovou, no passado dia 10, um pacote de 35 medidas de apoio a famílias e empresas, num investimento, que resulta num impacto financeiro nos cofres da autarquia de mais de um milhão 450 mil euros.

Este conjunto de medidas, que foi esta sexta-feira, dia 12, apresentado, pelo presidente da Câmara, Nuno Mocinha, à comunicação social, “está pendente da aprovação da Assembleia Municipal”, na sessão do próximo dia 26. Da totalidade do investimento, vão ser canalizados 772 mil euros para as famílias e 679 mil para as empresas.

Ao nível dos apoios para as famílias, Mocinha destaca um cabaz que passa a ser entregue, com base no agregado familiar, aos alunos dos escalões A e B, até que vigore o ensino à distância. “Nem todos estão a ir à escola buscar a sua refeição e isso é um acréscimo de encargo que as famílias têm”, explica o autarca.

Depois de terminado o ensino à distância, com o regresso das aulas presenciais, estes mesmos alunos terão as suas refeições de forma gratuita, até final do ano. De recordar que, até então, os alunos de escalão A não pagavam as refeições, enquanto os de escalão B pagavam metade do valor.

Também o transporte escolar, até final do ano, será gratuito. “Ainda havia alunos que tinham de pagar para ser transportados”, recorda Mocinha.

Há também novidades para os portadores do cartão SmartJovem. Os descontos, que na sua maioria eram de dez ou 20 por cento, passam para 50 por cento. Assim, as entradas, quando possível, nas piscinas municipais ou no cinema, ficam por metade do preço. O valor da bolsa do OMTJ, por exemplo, passa também agora de 250 para 300 euros.

Ao nível do Cartão da Idade de Ouro, revelou ainda Mocinha, mais cerca de 200 idosos vão ser abrangidos pelos respetivos descontos. “O Cartão da Idade de Ouro tinha um referente do rendimento per capita de 550 euros e agora passou para o valor do ordenado mínimo”, adianta.

Para as empresas, a isenção de diversas taxas, aliada à não cobrança das entradas dos visitantes da cidade, nos espaços culturais municipais, vai permitir, garante Mocinha, que essas pessoas “tenham mais dinheiro disponível para injetar na economia local”. A Câmara Municipal de Elvas vai ainda ajudar cerca de 1200 empresas no concelho, pagando a fatura da água, até 50 euros.

As 35 medidas de apoio da Câmara Municipal de Elvas para conhecer, na íntegra:

1 – Atualização Valor Beneficiário Cartão Idade Ouro
Aumento do valor do rendimento mensal per capita do agregado familiar para beneficiários do Cartão da Idade de Ouro, de 550 euros para o salário mínimo nacional (665 euros) a todos os reformados e pensionistas que queiram usufruir dos apoios do referido cartão.

2 – Serviço Apoio ao Domicílio
Incentivar e apoiar a entrega de bens alimentares na residência dos mais vulneráveis aos impactos na saúde provocados pela Covid-19 (Idosos), em parceria com as Juntas de Freguesia e rede social local, nomeadamente IPSS ou outras instituições sem fins lucrativos, até 31 de dezembro de 2021.

3 – Pagamento Medicamentos
Pagamento do apoio dos medicamentos aos beneficiários do Cartão da Idade de Ouro, na sua residência em parceria com as Juntas de Freguesia e Farmácias Locais, até 31 de dezembro de 2021.

4 – Universidade Sénior
Isenção da mensalidade da Universidade Sénior, até 31 de dezembro de 2021.

5 – Pagamento Pensões
Promover o princípio do pagamento das pensões aos idosos, na sua residência, em parceria com as Juntas de Freguesia, até 31 de dezembro de 2021.

6 – Cabaz Alimentação
Oferta de um Cabaz de Alimentos, equivalente ao disponibilizado no programa de apoio à alimentação, aos agregados familiares de todos os alunos do concelho de Elvas de escalão A e B, durante o período em que decorre o regime de aulas não presenciais, independentemente do respetivo aluno beneficiar de refeição na escola ou o agregado já estar incluído no apoio à alimentação (acumulável).

7 – Refeições Escolares
Isenção do pagamento da refeição escolar, a todos os alunos do concelho de Elvas dos escalões A e B, durante o período em que decorre o regime de aulas presenciais, até 31 de dezembro de 2021.

8 – Transporte Escolar
Transporte escolar gratuito para todos os alunos do concelho de Elvas (desde o 1º Ciclo até ao Ensino Secundário), até 31 de dezembro de 2021.

9 – Apoio Tecnológico
Disponibilização gratuita de 900 tablet’s e 300 router’s (Internet) aos alunos que careçam desta necessidade, durante o período de aulas não presenciais.

10 – Apoio Escolar
Criação de Sala de Apoio ao Estudo Online, em parceria com os Agrupamentos de Escola, até 31 de dezembro de 2021.

11 – Bolsas de Estudo Licenciatura e CTeSP
Bolsas de Estudo do Ensino Superior – Alteração do rendimento anual per capita de atribuição da respetiva Bolsa, de 6000 euros para 8962 euros – valor definido para atribuição de bolsas de Estudo no âmbito da Ação Social do Ensino Superior/DGES – (conforme regulamento).

12 – Bolsas de Estudo Mestrado
Bolsas de Estudo do Ensino Superior – Atribuição de Bolsas de Estudos aos estudantes elvenses que estejam no ensino superior, que tendo terminado a sua licenciatura, pretendam continuar os seus estudos para Mestrado Integrado ou Não integrado, de acordo com a sua área de licenciatura (conforme regulamento).

13 – Cartão SmartJovem
Aumento do valor do desconto de 20% para 50% em todos os espaços e iniciativas do Município de Elvas, para todos os jovens portadores do Cartão SmartJovem, até 31 de dezembro de 2021.

14 – Habitação Social
Caso se verifique perda de rendimento do agregado familiar do arrendatário de algum imóvel destinado a habitação, propriedade do Município, este agregado poderá dirigir-se imediatamente ao Município de Elvas de modo a requerer a atualização do valor da renda do mesmo, até 31 de dezembro de 2021.

15 – Habitação Social
Prorrogação do pagamento das rendas mensais de imóveis destinados à habitação (moratórias), propriedade do Município, liquidadas ou a liquidar em 2021, podendo ser pagas até 31 de dezembro do corrente ano, sem penalização ou qualquer agravamento.

16 – Habitação Social
Isenção do pagamento das rendas mensais de imóveis destinados à habitação, propriedade do Município, liquidadas ou a liquidar desde Abril 2020, para inquilinos que não tenham auferido qualquer rendimento depois de Março de 2020.

17 – Alimentação
Incremento do Apoio à alimentação.

18 – Apoio Água
Tarifa social aplicada na Fatura da Água (Água de Abastecimento | Águas Residuais | Resíduos Sólidos Urbanos): Para todos os beneficiários que estejam inseridos nas seguintes situações: Complemento Solidário para Idosos; Cartão da Idade de Ouro; Rendimento Social de Inserção; Subsídio Social de Desemprego; 1.º Escalão do Abono de Família e Pensão Social de Invalidez.

19 – Linha Apoio
Disponibilização de linha telefónica gratuita (800 500 999) para apoio psicossocial e esclarecimento de dúvidas.

20 – Programa IEFP
Aumento dos beneficiários dos programas do IEFP, colocados na Câmara Municipal.

21 – Programa CME
Renovação automática dos OMTS e OMTJ sem pausa de renovação e perda de qualquer rendimento.

22 – Programa OMTJ
Aumento do valor da Bolsa de 250 para 300 euros aos beneficiários que estejam a desempenhar funções no Programa OMTJ (Ocupação Municipal Temporária de Jovens).

23 – Programa OMTS
Aumento do valor da Bolsa de 250 para 300 euros aos beneficiários que estejam a desempenhar funções no Programa OMTS (Ocupação Municipal Temporária e Solidária).

24 – Ocupação Via Pública
Isenção das Taxas de Ocupação da Via Pública, até 31 de dezembro de 2021.

25 – Táxis
Isenção do Licenciamento e averbamento de veículos afetos ao transporte de Táxi, até 31 de dezembro de 2021.

26 – Licenciamento Esplanadas
Isenção do licenciamento de esplanadas, até 31 de dezembro de 2021.

27 – Isenção de Taxas
Isenção de taxa de renovação de estabelecimentos comerciais e de restauração, até 31 de dezembro de 2021.

28 – Estacionamento Gratuito
Isenção das Taxas de Estacionamento em parque pago no Município de Elvas, exceto o Parque Subterrâneo, até 31 de dezembro de 2021.

29 – Derrama
Isenção da Derrama, relativa ao ano económico de 2020.

30 – Bancas e Mercados
Isenção de pagamento de bancas e rendas de outros espaços no mercado municipal e as taxas dos mercados e feiras, até 31 de dezembro de 2021.

31 – Renda Imóveis
Prorrogação do pagamento de rendas mensais, dos espaços comerciais municipais (moratórias), sem penalização ou qualquer agravamento, até 31 de dezembro de 2021.

32 – Renda Imóveis
Isenção do pagamento das rendas mensais de imóveis comerciais, propriedade do Município, liquidadas ou a liquidar desde Abril 2020, para inquilinos que não auferiram qualquer rendimento depois de Março de 2020.

33 – Apoio Empresário
Apoio de consultadoria ao Empresário pela Fábrica do Empreendedor de Elvas em parceria com a Associação Empresarial de Elvas.

34 – Entradas Gratuitas
Entrada gratuita em todos os museus e monumentos com usos culturais, até 31 de dezembro de 2021.

35 – Apoio Água
Pagamento total ou parcial da fatura da água (Água de Abastecimento, Águas Residuais e Resíduos Sólidos Urbanos) até ao limite de 50 euros mensais, a todas as empresas ou equiparadas, com sede no concelho de Elvas (tarifa não doméstica), até 31 de dezembro de 2021.

Arronches com mais um casos Covid e uma recuperação

O concelho de Arronches regista esta sexta-feira, dia 12, mais um caso de infeção por Covid-19 e também mais uma pessoa recuperou da doença.

Dos 168 casos confirmados, desde o início da pandemia, estão agora 43 ativos e 121 já forma dados como recuperados. Em Arronches, já morreram quatro pessoas, vítimas da covid-19.

Borba com mais dois recuperados de Covid-19

O concelho de Borba regista esta sexta-feira, dia 12, mais duas recuperações da Covid-19, num total de 420 pessoas que já recuperaram da doença.

Estão ativos 45 casos de infeção, dos 474 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Borba, já morreram nove pessoas.

Estremoz com mais três casos Covid e uma recuperação

O concelho de Estremoz regista, esta sexta-feira, dia 12, mais três casos de infeção por Covid-19 e também mais uma pessoa recuperou da doença.

Dos 1034 casos de infeção, confirmados desde o início da pandemia, 201 estão ativos e 810 já foram dados como recuperados.

Há, ainda, o registo de 23 pessoas que faleceram devido à infeção pelo novo coronavírus

Portalegre com mais sete recuperados da Covid-19

O concelho de Portalegre regista, esta sexta-feira, dia 12, mais sete recuperações da covid-19, num total de 857 pessoas que já recuperaram da doença.

Não se registaram novos casos, pelo que há agora 44 casos ativos, dos 948 confirmados, desde o início da pandemia. Da doença, em Portalegre já morreram 47 pessoas.

GNR e PSP defendem utilização segura e responsável da internet

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) têm vindo a alertar os cidadãos para a necessidade de uma utilização segura e responsável da internet e dos telemóveis, especialmente os mais jovens, através da Campanha Internet Mais Segura 2021.

Esta campanha surge por ocasião do Dia Europeu da Internet Mais Segura, e pretende alertar para os perigos associados à internet que, nesta altura de confinamento, ganham um alcance muito mais vasto, entrando no campo da criminalidade virtual, como explica o tenente-coronel Rogério Copeto, da GNR de Évora.

O objetivo desta campanha é “prevenir e combater o fenómeno do cyberbullyng, tendo em conta que, de acordo com as medidas decretadas, foram encerrados os estabelecimentos escolares e, por esse motivo, o cyberbullyng está presente nesta nova realidade da escola virtual”, acrescenta Rogério Copeto.

Esta campanha, que chega hoje ao fim, relembra as crianças, jovens, encarregados de educação e agentes educativos para questões como o cyberbullying, furto de identidade e privacidade.

Campo Maior com mais um óbito, um caso e 5 altas

O concelho de Campo Maior regista esta sexta-feira, dia 12, mais uma vítima mortal por covid-19, num total de 10 pessoas que já faleceram devido à doença.

Nas últimas 24 horas registou-se mais um caso de infeção e cinco recuperações, pelo que há agora 28 casos ativos, dos 632 confirmados, desde o início da pandemia.

Da infeção pelo novo coronavírus já recuperaram, em Campo Maior, 594 pessoas.

João Carrega é o novo presidente do Conselho Geral da UÉ

O jornalista João Carrega é o novo presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora (UÉ).

O também diretor e fundador do Ensino Magazine revela que este é “um cargo de grande responsabilidade”, garantindo que ficou “bastante surpreendido” com esta eleição. João Carrega pretende agora contribuir para o crescimento daquela instituição de ensino superior, a segunda mais antiga do país.

“É uma decisão que me surpreendeu, mas que irei abraçar, com tudo o melhor de mim, em estreita colaboração com todos os conselheiros, a academia e a reitoria”, diz ainda.

João Carrega, já no anterior ano letivo, a integrar o conselho geral da universidade, foi um dos responsáveis por decisões importantes para a Universidade de Évora, como a revisão dos estatutos e a construção de uma nova escola.

Licenciado em Gestão Financeira, João Carrega é também mestre em Comunicação Educacional e Multimédia e doutorando, na Universidade de Extremadura, em Ciências da Educação. Foi eleito presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora a 15 de janeiro.

DECO comemora 47 anos esta sexta-feira

A DECO comemora hoje 47 anos. A Associação para a defesa do consumidor nasceu a 12 de fevereiro de 1974, num país em ditadura.

Um grupo de voluntários decidiu dar voz aos consumidores portugueses, até então ignorados, por uma sociedade fechada, “traçaram desde logo a missão de defender os direitos e interesses dos consumidores, garantir o respeito pelo cumprimento dos mesmos e contribuir para a resolução dos problemas”, explica Cabral, da DECO. Nestes 47 anos, Graça recorda “as batalhas que resultaram em vitórias para os consumidores, sempre norteados pela independência, rigor e qualidade, cooperação e proximidade”.

“A total independência face aos poderes políticos e económicos marca este quase meio seculo de existência, junto das escolas, universidades, atendimento em estruturas regionais e comunidade no geral”.

Graça Cabral, afirma que “ao longo destes 47 anos a razão de ser da DECO continua ser os consumidores, toda a nossa intervenção é orientada para responder às suas necessidades, preocupações e expetativas, para dar uma resposta adequada e resposta eficaz interagem com todos os interlocutores de forma direta, dinâmica e assertiva, queremos honrar o legado dos nossos fundadores que, perante situações muito difíceis, constituíram uma associação”.

“Queremos continuar a trabalhar para os cidadãos, mesmo em tempos tão difíceis como estes, somos a voz do consumidor”, remata Graça Cabral.

A DECO, a Associação para a defesa do consumidor que assinala hoje 47 anos.

Município de Campo Maior promove Carnaval online

Na impossibilidade de se realizar, este ano, qualquer festa relacionada com o Carnaval,  muitas autarquias e associações, procuram, através dos meios digitais, recordar aquilo que foi a folia de outros anos.

É o caso da Câmara de Campo Maior, que desafia, já a partir desta sexta-feira, 12 de fevereiro, os campomaiorenses a vestirem o seu melhor disfarce, em casa, e a tirar uma foto, que depois podem enviar por mensagem para as redes sociais do município.

“Na impossibilidade de sairmos à rua para brincar ao Carnaval, não quisemos de deixar a assinalar esta data. Pensámos em realizar algumas ações, durante estes dias, mas com o confinamento geral, fomos obrigados, mais uma vez, a refazer os planos”, explica a vereadora Vanda Alegria.

Assim, e partir de hoje, a autarquia recorda, através do Facebook e do Instagram, as imagens da festa de outros anos. “Escolhemos alguns momentos emblemáticos, que todos vão gostar de rever”, garante ainda a vereadora.

Apelando à participação de todos, com a partilha de imagens de uma carnaval em casa e em segurança, Vanda Alegria espera que, no próximo ano, se possa “celebrar esta data da forma que todos desejamos”.

Carnaval teria início hoje com Desfile Escolar

Teriam hoje início, em Elvas e Campo Maior, assim como praticamente em todo o país, os corsos carnavalescos, com a sexta-feira a ser dedicada às crianças das escolas.

Mas, este ano, a máscara é outra. Devido à pandemia, não vai haver qualquer festa relacionada com o Carnaval, com muitas autarquias e associações, a procurar os meios digitais para, dentro do possível, recordar aquilo que foi a folia de outros anos.

Em Portugal, a terça-feira de Carnaval ou o dia de Entrudo, como também é conhecido, é um feriado facultativo, ou seja, não é um feriado oficial, cabendo aos municípios, para os trabalhadores públicos, e às empresas, para trabalhadores do setor privado, decidir se o aplicam.

Do Carnaval até a Páscoa, são 40 dias (47 contando os domingos), os quais a Igreja Católica recorda como o período em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demónio. Este é o tempo da Quaresma, que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas, dia seguinte ao Carnaval.

No ano que vem, o Carnaval assinala-se, no calendário, a 1 de março.

Ponte de Sor tem mais um óbito e três casos

O concelho de Ponte de Sor registou, nas últimas 24 horas, mais um óbito por covid-19, três novos casos de infeção e cinco recuperações da doença.

Há agora 31 casos ativos, em Ponte de Sor, dos 786 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, neste concelho, já recuperaram 725 pessoas e morreram 30.

Crato com mais um casos covid e duas recuperações

O concelho do Crato registou, nas últimas 24 horas, mais um caso de infeção por Covid-19 e também mais duas pessoas recuperaram da doença.

Há agora três casos ativos, dos 292 confirmados, desde o início da pandemia. Da doença, no Crato, já recuperaram 282 pessoas e morreram sete.

Monforte com mais uma recuperação da covid-19

O concelho de Monforte registou, nas últimas 24 horas, mais uma recuperação da covid-19, num total de 179 pessoas que já recuperaram da doença.

Não se verificaram novos casos de infeção, pelo que há agora 11 casos ativos, dos 197 confirmados, desde o início da pandemia. Da doença, em Monforte morreram sete pessoas, devido à infeção pelo novo coronavírus.

Desagregar freguesias em Elvas

Desagregar freguesias em Elvas. Não ia funcionar e não funciona bem porque há várias razões que não justificam a união de freguesias Vila Boim e Terrugem. Merecem e devem ser duas freguesias independentes
António Ferreira Góis