Avis altera Plano de Pormenor do Centro Histórico

Decorre, de 11 de fevereiro a 11 de março de 2021, o período de discussão pública da primeira alteração ao Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização do Centro Histórico de Avis.

Durante este período, os interessados poderão consultar os elementos relativos ao processo no Departamento de Obras, Urbanismo e Serviços Urbanos (DOUSU) do Município de Avis, no Largo Cândido dos Reis, número 18, em Avis, no horário de expediente, bem como na página da internet do Município de Avis.

A formulação de reclamações, observações ou sugestões deverão ser feitas por escrito, até ao termo do referido período, remetidas por correio dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Avis.

Viaturas do Município de Marvão uniformizam imagem

O Município de Marvão está a uniformizar a imagem da sua frota de veículos (autocarros, carros e carrinhas), com a colocação dos logótipos criados para a atualização gráfica da Marca Marvão.

O logótipo, desenhado com a ajuda das linhas e formas do Castelo – ícone de Marvão -, moderniza uma imagem com história e identidade, sendo um retrato fiel da fortaleza.

 

Colóquio Nacional do Leite decorre esta quarta-feira via online

A edição deste ano do Colóquio Nacional do Leite, organizado pela APROLEP – Associação dos Produtores de Leite de Portugal, realiza-se amanhã, dia 10, tendo como tema central a “Agricultura de precisão e a biodiversidade na Cultura do Milho”.

O colóquio, que desta feita decorre em videoconferência, conta com a participação do produtor João Coimbra, e debate em Mesa Redonda com a moderação de Luís Alcino Conceição, representante do Centro de Competências InovTechAgro.

Na Mesa Redondo participam José Luis Amaro (Bayer / Dekalb), Pedro Martins (Syngenta), Jorge Martinez Guanter (Pioneer) e Joaquim Teixeira (Mas seeds).

O milho silagem é o principal alimento das vacas leiteiras em Portugal e o milho grão é parte importante na composição das rações das diversas espécies pecuárias. Com este debate, a APROLEP pretende acompanhar os agricultores e produtores de leite na biodiversidade, sem descurar a eficiência na agricultura e na pecuária.

O evento conta com transmissão em direto na página de Facebook da APROLEP, a partir das 21.30 horas.

Comando Distrital da GNR deteve cinco indivíduos na semana passada

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), deteve, na semana passada, cinco pessoas em flagrante delito: três por furto, uma por condução sob o efeito do álcool e outra por falsificação de notação técnica.

No decorrer destas detenções, a GNR apreendeu uma máquina de tabaco e um veículo ligeiro.

Ao nível da fiscalização rodoviária, a GNR detetou, no distrito, 11 infrações  relativas a iluminação e sinalização, oito por falta de inspeção periódica obrigatória, cinco por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e duas por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

Foram ainda registados dez acidentes de aviação, dos quais resultaram um ferido grave e um leve.

A GNR levantou ainda 17 autos de contraordenação relativo à proteção da natureza e do ambiente e desenvolveu 141 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 297 idosos, e 71 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 79 comerciantes.

Elvas regista mais um óbito e 36 altas de Covid

O concelho de Elvas regista, esta terça-feira, dia 9, mais um óbito, associado à Covid-19 e também mais 36 recuperações.

Hoje, não há registo de novos casos de infeção. Exatamente há dois meses, desde 9 de dezembro de 2020, não havia um dia com zero novos casos de infetados, no concelho de Elvas.

Há, agora, 120 casos ativos, dos 1301 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 1159 pessoas e morreram 22.

Município do Crato cede equipamento informático a alunos

A Câmara Municipal do Crato encontra-se a disponibilizar equipamentos informáticos aos alunos do Agrupamento de Escolas do Crato que deles necessitem, para ter acesso às aulas por videochamada e estudar a partir de casa.

As famílias e encarregados de educação têm também ao seu dispor uma linha telefónica de apoio para esclarecimento de dúvidas sobre equipamentos e plataformas colaborativas e de aprendizagem. O telefone deve ser utilizado das 9 às 14 horas, de segunda a sexta-feira, pelo número 937 969 533.

As aulas recomeçam e, mesmo à distância, o objetivo é que “o acesso às tecnologias de informação e comunicação não seja um obstáculo para os alunos, sendi garantidas iguais oportunidades”, divulga o Município do Crato.

Estremoz com mais dois casos Covid e três óbitos

O concelho de Estremoz regista, esta terça-feira, 9 de fevereiro, dois novos casos de Covid-19, mais três óbitos e 17 recuperações.

No concelho, há 225 casos ativos, num total de 994 registados, desde o início da pandemia. Só nos últimos dez dias, em Estremoz, foram reportados 167 novos casos de infeção.

Da doença, em Estremoz, já morreram 22 pessoas e recuperaram 747.

Arronches com mais um caso Covid e quatro altas

O concelho de Arronches regista, esta terça-feira, dia 9, mais um de infeção por Covid-19 e mais quatro recuperações.

Desde o início da pandemia, foram registados 161 casos de infeção, dos quais 115 já foram dados como recuperados.

Da doença, já morreram, em Arronches quatro pessoas. Há, atualmente, 42 casos ativos no concelho.

Oficina da Criança de Borba promove concurso de Carnaval

A Oficina da Criança, em Borba, está a promover um concurso de Carnaval, que prevê a atribuição de prémios aos dois primeiros classificados, assim como de participação aos restantes.

O concurso decorre até sexta-feira, dia 12, sendo que podem participar crianças até aos dez anos, que se queiram mascarar. Os pais ou encarregados de educação devem enviar as fotos das crianças devidamente disfarçadas, no decorrer desta semana, para o 964 509 943, através de WhatsApp.

Todas as fotos serão publicadas na página oficial do Facebook da Câmara Municipal de Borba, no sábado, dia 13, para que seja feita a votação. As duas imagens como mais “likes”, até às 16 horas de dia 15, serão as grandes vencedoras.

Os dois vencedores serão conhecidos na terça-feira de Carnaval, dia 16. Os prémios, cabazes com material escolar, poderão ser levantados, na Oficina da Criança, nos dias 25 e 26.

Estrutura para Vacinação Comunitária pronta em Ponte de Sor

A Câmara Municipal de Ponte de Sor correspondeu ao pedido da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) e disponibilizou o Pavilhão Municipal de Ponte de Sor para a criação da Estrutura Concelhia para a Vacinação Comunitária.

O espaço foi adaptado para o efeito e cumpre os requisitos exigidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para o início do processo de vacinação. Serão, nesta fase, vacinados todos os munícipes com mais de 80 anos e os munícipes com mais de 50 anos e com algumas patologias identificadas, em conformidade com os requisitos definidos pelas autoridades de saúde pública e com o Plano Nacional de Vacinação.

A estrutura será também replicada na freguesia de Montargil, que também terá uma Estrutura Concelhia para Vacinação, o que aumentará a oferta e qualidade do processo de vacinação no nosso concelho.

O Município de Ponte de Sor “esteve e está disponível e empenhado em contribuir para a organização e operacionalização do Plano Nacional de Vacinação” no território do concelho, segundo divulga a autarquia, “contribuindo para que este seja o mais célere e ágil possível”. A colaboração traduz-se na disponibilização de soluções e meios e no acompanhamento em proximidade do processo.

Portalegre com um novo caso Covid e quatro altas

Portalegre regista esta terça-feira, 9 de fevereiro, um novo caso de Covid-19 e quatro recuperações.

No concelho, encontram-se agora 64 casos ativos, num total de 946 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Portalegre, já morreram 47 pessoas e recuperaram 835.

Câmara de Nisa testou mais 150 pessoas

Na manhã do passado dia 5, a segunda ação da campanha de testagem à Covid-19 para a comunidade, que a Câmara Municipal de Nisa realiza, semanalmente, a grupos cuja atividade profissional acarrete maior risco de contágio por contacto direto com público.

Nesta ação, foram realizados cerca de 150 testes rápidos de antigénio, amostras recolhidas no nariz e garganta, constituindo um exemplo evidente de testagem preventiva a grupos específicos na comunidade, designadamente de serviços públicos e de entidades privadas, bem como aos funcionários municipais. A campanha de testagem à Covid-19 em Nisa continua ativa, pelo que já se encontram abertas as inscrições para a próxima ação, entre os dias 8 e 13.

Campo Maior com mais um caso Covid e 23 altas

Campo Maior regista esta terça-feira, 9 de fevereiro, um novo caso de Covid-19 e 23 recuperações.

No concelho há agora 51 casos ativos, num total de 626 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já morreram nove pessoas e recuperaram 566.

Idosos recebem vacina contra a Covid em Elvas (c/fotos e vídeo)

Começou esta manhã a vacinação dos idosos com mais de 80 anos, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), sendo Elvas um dos concelhos piloto desta nova fase do processo de vacinação no Alentejo.

Até quinta-feira, dia 11, serão vacinadas 850 pessoas, todas elas da Unidade de Saúde Familiar Amoreira do Centro de Saúde de Elvas.

O centro de saúde de Elvas foi o selecionado, para ser pioneiro nesta segunda fase de vacinação, sendo que foi escolhida uma de duas unidades de saúde familiar, tendo em conta a respetiva densidade populacional, explica Vera Escoto, diretora clínica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

“Foi com grande entusiamo que se fez todo este processo piloto. Foram selecionados os utentes com mais de 80 anos, com comorbilidades, que tenham algumas patologias, como problemas de insuficiência cardíaca, problemas respiratórios, e depois destes, os utentes com mais de 80 anos, sem estas patologias consideradas prioritárias”, revela Vera Escoto.

Os cerca de 850 utentes selecionados serão vacinados entre hoje e quinta-feira, mais de 250 por dia. Foram todos contactados telefonicamente, esclarecendo-lhes todas as dúvidas.

Depois de contactados todos os utentes com mais de 80 anos, para serem vacinados, a ULSNA foi chamar pessoas com mais de 50, também com outras doenças. “Faltavam alguns utentes, para o último dia, e fomos chamar pessoas com idade mais alta, ou seja, começámos nos utentes com 79 anos”, explica a médica.

Vera Escoto assegura que é “uma grande alegria” que Elvas seja um de dois concelhos piloto no Alentejo nesta nova fase de vacinação, garantindo que “ninguém no distrito ficará para trás”. “Tudo o que vier a seguir poderá ser melhorado. Todos os outros centros de saúde do distrito, neste momento, já fizeram todo este trabalho de seleção”, adianta. “A (Unidade de Saúde Familiar) Uadiana será a seguir, como serão os outros centros de saúde”, acrescenta.

A diretora clínica da ULSNA revela que, dentro do grupo de pessoas que poderiam ser agora vacinadas, da Unidade de Saúde Familiar Amoreira algumas recusaram, sendo que os acamados vão receber a vacina numa outra fase.

Os lares do concelho, explica ainda a médica, já concluíram, ou estão prestes a terminar, o processo de vacinação, à exceção das instituições de Terrugem e Barbacena, tendo em conta os surtos registados. No lar da Terrugem, a vacinação inicia-se esta sexta-feira. “Tudo está a ser feito de uma forma organizada e tem corrido sempre bem”, garante.

Já o coordenador municipal de Proteção Civil em Elvas, Tiago Bugio, lembra que o processo piloto de vacinação, destas 850 pessoas, conta com todo o apoio logístico do município. “Temos dados todo o apoio, em termos logísticos, que a ULSNA necessita: primeiro com a infraestrutura, depois com a montagem de espaços em que será administrada a vacina, criando um circuito onde as pessoas são rececionadas, onde é medida a temperatura, onde temos uma zona de acolhimento, revela.

No CNT estão cinco enfermeiras, dois médicos e três assistentes operacionais. A PSP, os Serviço de Proteção Civil do Município de Elvas e voluntários da Câmara de Elvas apoiam o processo de vacinação. Os colaboradores do município, para além do apoio prestado aos idosos, tratam da higienização das cadeiras e do espaço, para garantir as máximas condições de segurança.

Entre os idosos já vacinados, encontram-se Albérico Rijo e Francisco Bagulho. O primeiro, de 95 anos, garante que ficou “radiante” por ver que o espaço foi muito bem organizado pela Câmara Municipal, a quem dá os parabéns. “As pessoas com mais idade, como eu, têm possibilidade de estar bem instaladas. Nem está frio aqui”, garante.

“Acho importante para todos nós que as vacinas sejam eficazes, para ver se resolvemos este problema que é gravíssimo para o país”, diz Francisco Bagulho.

Avis com mais um caso Covid e quatro recuperações

O concelho de Avis registou, ontem, dia 8, um novo caso de infeção por Covid-19 e a recuperação de quatro pessoas.

Dos 131 casos confirmados, desde o início da pandemia, dois estão ativos e 125 já foram dados como recuperados.

Da doença, em Avis, morreram três pessoas.

GNR lança operação “Internet Mais Segura 2021”

Visando contribuir para a prevenção de comportamentos de risco inerentes à utilização da Internet, hoje, 9 de fevereiro, dia em que se comemora o Dia da Internet Mais Segura, a Guarda Nacional Republicana, em parceria com a Microsoft Portugal, lança a operação “Internet Mais Segura 2021”, que se materializará através de ações de sensibilização digitais que serão direcionadas para a comunidade escolar.

Face à atual conjetura pandémica, a utilização das tecnologias no meio escolar foi determinante para permitir dar continuidade ao ensino não presencial, sendo neste enquadramento especial que a GNR e a Microsoft Portugal se associaram para disponibilizar conteúdos digitais que visam sensibilizar a comunidade escolar, de 9 a 12 de fevereiro, através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC).

Estas ações irão focar-se nas crianças, jovens, encarregados de educação e agentes educativos para questões como o cyberbullying, furto de identidade, privacidade, incorreção das fontes de informação, vírus informáticos e a dependência da internet, na qual destacamos os videojogos, e serão divulgadas através de 892 estabelecimentos de ensino que se associaram a esta iniciativa, sendo previsível alcançar mais de 105 mil alunos.

A GNR aconselha ainda que se tenham alguns cuidados para melhorar a sua privacidade online, destacando as seguintes dicas:

– Use passwords fortes;

– Não guarde os seus dados pessoais no navegador da Internet;

– Não partilhe dados privados nas redes sociais e nos sites de consulta;

– Mantenha o seu antivírus atualizado;

– Verifique e controle a dependência de internet junto dos seus familiares e amigos.

Borba com mais um caso caso Covid e 26 altas

O concelho de Borba regista, esta segunda-feira, dia 9, um novo caso de infeção por Covid-19 e a recuperação de 26 pessoas.

Dos 474 casos confirmados, desde o início da pandemia, 91 estão ativos e 375 já foram dados como recuperados.

Da doença, em Borba, já morreram oito pessoas.

Sousel com mais dois casos Covid e cinco altas

O concelho de Sousel registou, ontem, 8 de fevereiro, dois novos casos de Covid-19 e cinco recuperações.

Dos 193 casos registados, 42 encontram-se ativos, 148 estão totalmente recuperados.

No concelho, vítimas de Covid-19, morreram, até ao momento, três pessoas.

Ponte de Sor com mais dois óbitos e oito casos Covid

O concelho de Ponte de Sor registou, ontem, dia 8, mais oito casos de infeção por Covid-19 e dois óbitos. Nas últimas 24 horas, também duas pessoas recuperaram da doença.

Há agora 103 casos ativos, dos 771 confirmados, desde o início da pandemia.

Em Ponte de Sor, já recuperaram 640 pessoas e morreram 28.

Dia da Internet Mais Segura: PSP alerta para cuidados a ter

Assinala-se hoje o Dia Europeu da Internet Mais Segura, uma iniciativa da rede INSAFE com o apoio da Comissão Europeia, que procura contribuir para a consolidação de uma internet mais segura para todos, especialmente para os mais jovens.

Se, por um lado, a internet se assume cada vez mais como uma ferramenta incontornável do dia a dia, para a realização de pagamentos ou a realização de atividades letivas e de formação, o leque de riscos tem crescido em igual proporção.

A internet é assim quotidianamente utilizada de forma transversal por toda a população e todas as faixas etárias, especialmente através do acesso às redes sociais. Assim sendo, os perigos associados à internet ganham um alcance muito mais vasto, entrando no campo da “criminalidade virtual”.

De entre os vários riscos já identificados, no presente ano e contexto, a Polícia de Segurança Pública (PSP) alerta para a especial necessidade de os cidadãos se manterem atentos aos seguintes:

  1. Disseminação de informação falsa, adulterada, dúbia ou enganadora/fake news:

Fenómeno que tem ganho expressão com o aumento do uso das redes sociais. A desinformação disseminada coloca muita vezes em causa a informação pública e cria circuitos contraditórios de informação que, por vezes, poderão contribuir para  retirar impacto ao esforço de prestação de informação atempada e atual ao grande público nas mais diversas áreas. Os cidadãos devem, preferencialmente, recolher e confirmar informação junto dos repositórios dos organismos oficiais.

  1. Burlas informáticas no contexto de transações eletrónicas, nomeadamente no momento do pagamento através de MBWay ou cartões de crédito:

Para evitar a vitimização por intermédio de métodos como o phishing, smishing, vishing e outros esquemas de compras online, os cidadãos deverão informar-se previamente com a entidade bancária sobre o funcionamento do método de pagamento que pretendam utilizar, nunca aceitando que pessoas que não conheçam os orientem na utilização desses meios pela primeira vez.

  1. Recolha ilícita de dados pessoais/Phishing:

Prática de recolha de dados, cedidos voluntariamente pelos cidadãos, que julgam estar a proceder à partilha dessa informação para fins lícitos. A posse de alguns dados pessoais (p.e., nome, data de nascimento, conta de correio eletrónico e respetiva senha de acesso) é o suficiente para um terceiro se fazer passar pelo titular dos dados e praticar diversos crimes. A partilha desses dados não deverá ser realizada por nenhum cidadão sem uma análise cuidada do motivo do pedido e do emissor do mesmo. Em caso de dúvida, o cidadão deverá optar por não partilhar essa informação.

  1. Divulgação de vídeos de cariz íntimo, como meio de chantagem, nomeadamente após o términus de relações amorosas/sexting:

Esta devassa da vida privada por intermédio de meios informáticos tem sido cada vez mais recorrente devido ao crescimento exponencial da utilização de redes sociais. Ao longo do último ano registámos um decréscimo no número de crimes desta natureza, fruto do trabalho de informação e sensibilização que temos vindo a realizar, quer por intermédio das redes sociais, quer das campanhas temáticas no contexto do policiamento de proximidade:

Devassa por Meio Informático:

2020 – 280

2019 – 362

2018 – 322

2017 – 292

2016 – 265

Os jovens, por muitos motivos, constituem um grupo especialmente vulnerável à vitimização por crimes concretizados por intermédio da internet, valorizando (ainda mais) a monitorização parental.

Desde 2015 que a PSP assegura, em parceria com a Fundação Altice, o Programa “Comunicar em Segurança”, com o objetivo de objetivo alertar e sensibilizar os jovens que frequentam estabelecimentos de ensino para a necessidade de uma utilização segura e responsável da internet e dos telemóveis.

No contexto deste projeto, a PSP e a Altice disponibilizam conteúdos pedagógicos atualizados e adaptados aos vários escalões etários contendo ainda diversos conselhos para os pais/encarregados de educação e professores. Esses documentos podem ser consultados em www.comunicaremseguranca.sapo.pt.

A PSP relembra que se encontra permanentemente disponível para apoiar a comunidade escolar e os pais na sensibilização das crianças e jovens para os perigos da utilização da internet, e em tornar esta ferramenta mais segura, nomeadamente através do contacto direto com as equipas da Escola Segura ou através do e-mail escolasegura@psp.pt.

A PSP relembra ainda que a denúncia de todos e quaisquer crimes praticados através da internet (ou qualquer outro método) é essencial para que se possa atuar de forma proativa e dar início ao processo de investigação, chegando assim mais rapidamente à identificação dos seus autores.

Campo Maior aumenta potência elétrica na zona da Praça Velha

Decorre neste momento a obra para instalação do ramal de aumento de potência elétrica e infraestruturas para telecomunicações na zona da Praça Velha, Rua da Costanilha Alta e Baixa e Largo do Barata, em Campo Maior.

Trata-se de uma obra por administração direta, que pretende garantir os melhores serviços na zona, e em particular no novo Centro Interpretativo da Fortificação e o interior do Castelo, segundo o presidente do município, João Muacho. Está a ser feito “um reforço, para que se possa garantir que os novos equipamentos, que a Câmara Municipal está a concluir naquela zona, bem como as casas dos campomaiorenses que ali residem, possam estar asseguradas para o seu bom e pleno funcionamento”, explica.

Estas infraestruturas vão servir toda aquela zona e, em particular o novo Centro Interpretativo da Fortificação e o interior do Castelo.

Tendo em conta o decorrer das obras, o trânsito encontra-se cortado, em toda aquela zona. “Neste momento, o trânsito está totalmente cortado, prevendo-se que, assim que os trabalhos estejam concluídos, que o mesmo possa vir a fluir, de forma normal”, revela ainda o autarca.

Quanto à Rua da Costanilha, explica ainda João Muacho, “com uma inclinação muito acentuada, tem só sentido de trânsito ascendente”. “É esse sentido que vamos manter, até por uma questão de segurança”, diz ainda. O presidente da Câmara prevê ainda que os trabalhos estejam concluídos, no máximo, dentro de três semanas.

Paralelamente, a obra de requalificação da Praça Velha está praticamente finalizada, estando neste momento a decorrer os trabalhos finais e testes.

Espanha prolonga até 1 de março fecho de fronteiras com Portugal

O Governo espanhol anunciou, esta terça-feira, 9 de fevereiro, que as fronteiras terrestres entre Espanha e Portugal vão continuar fechadas, pelo menos, até dia 1 de março.

O controlo das fronteiras devia estender-se, segundo aquilo que estava inicialmente previsto, até amanhã, 10 de fevereiro, mas face à evolução da pandemia esse prazo foi prolongado.

Segundo o despacho publicado pelo Ministério do Interior, só será permitida a entrada em território espanhol a cidadãos espanhóis,  seus cônjuges e dependentes ou ascendentes que vivam sob os seus cuidados e viajam com os primeiros; residentes em Espanha, mediante comprovação de residência habitual; e alunos que estejam a estudar em Espanha.

Também podem entrar em Espanha residentes de outros países do espaço Schengen que se dirijam à sua residência habitual, devidamente comprovada; cidadãos que visitem Espanha por razões laborais, devidamente comprovadas; cidadãos que por causas de força maior ou por razões humanitárias precisem de visitar Espanha; membros de missões diplomáticas, escritórios consulares ou organismos internacionais localizados na Espanha, bem como cidadãos que estejam em viagens de Estado ou sejam membros das Forças e Órgãos de Segurança e Forças Armadas para o exercício de suas funções.

O diploma agora publicado pelo Executivo espanhol salienta que serão estabelecidos pontos de passagem autorizados na fronteira terrestre e horários para tais deslocações, que serão acordados com as autoridades portuguesas, à semelhança do que já estava em vigor.

Nos concelhos de Elvas e Campo Maior, a fronteira do Caia é uma das que se encontram a permitir as passagens autorizadas, enquanto a fronteira do Retiro (entre Campo Maior e Badajoz) e a Ponte da Ajuda (entre Elvas e Olivença) se encontram encerradas ao trânsito de pessoas e veículos.

Mais 15 doentes Covid curados em Alandroal

O concelho de Alandroal registou, ontem, dia 8, 15 novos casos de recuperação de Covid-19.

Há 58 casos ativos, dos 288 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Alandroal, já morreram três pessoas e recuperaram 242.

Monforte com mais cinco doentes Covid recuperados

O concelho de Monforte registou, ontem, 8 de fevereiro, cinco novos casos de recuperação de infeção por Covid-19.

No concelho, há agora 18 casos ativos, num total de 197 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Monforte, já morreram seis pessoas e recuperaram 173.

PSP de Elvas verifica incumprimentos do Estado de Emergência

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas tem vindo a realizar diversas ações de fiscalização na cidade, no âmbito das regras em vigor no Estado de Emergência, onde já se verificaram incumprimentos, por parte da população.

O comissário Rui Massaneiro, comandante da PSP de Elvas, explica que, “na passada semana, foram levantados vários autos de notícia, por contraordenação por desrespeito pelas regras do recolhimento domiciliário, confinamento ou circulação na via pública sem justificação”. O comandante garante que, esta força de segurança irá “manter a mesma estratégia de fiscalização e, perante os infratores autuados”, irão “proceder ao pagamento voluntário ou não do valor que lhes será aplicado”.

A PSP tem desenvolvido estas ações, para verificar o cumprimento das regras, e também porque ainda existem pessoas que não as cumprem. Para o Comissário Rui Massaneiro este é um “motivo justificativo e válido para que a PSP continue a fiscalizar 24 sob 24 horas, todo e qualquer tipo incumprimento durante o Estado de Emergência”.

Segunda fase da vacinação contra a Covid-19 arranca hoje em Elvas

A vacinação de pessoas com idade igual ou superior a 80 anos, e com mais de 50, com doenças associadas, tem início esta terça-feira, 9 de fevereiro, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), sendo Elvas um dos concelhos piloto desta nova fase do processo de vacinação no Alentejo.

Até quinta-feira, dia 11, prevê-se que sejam administradas mais de 800 vacinas, no CNT de Elvas. O outro concelho piloto, na região, é Grândola.

“A proatividade tem os seus frutos, daí Elvas ser um concelho piloto, nesta fase vacinação, sendo uma mais-valia para os habitantes deste concelho”, garante o coordenador municipal de Proteção Civil em Elvas, Tiago Bugio.

No entanto, Bugio lembra que “a vacina não quer dizer que as pessoas podem baixar a guarda, face às medidas em vigor, uma vez que não significa que já estejam imunes, até porque depois de 20 dias será administrada a segunda dose”. Assim, apela para que se mantenha “a precaução máxima, face a esta situação de pandemia”.

Tiago Bugio lembra ainda que a vacinação decorre no CNT, que “está devidamente equipado, de acordo com aquilo que foram as solicitações por parte da ULSNA, com espaços próprios para vacinação, de espera e pós vacinação, porque depois de administrada a vacina as pessoas devem aguardar cerca de 30 minutos”, para perceber se fazem algum tipo de reação alérgica à vacina. “Está assim constituído um espaço logístico, tendo em conta o que foi solicitado por parte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, que é quem irá administrar eta vacinas”.

O coordenador Municipal de Proteção Civil de Elvas lembra ainda que “não há necessidade de as pessoas se deslocaram ao CNT colocar questões, por exemplo, porque quem terá direito à vacina, será previamente contactado para ser vacinado”.