Face às novas medidas do Estado de Emergência, com o encerramento das escolas, no concelho de Elvas, foram definidas duas escolas de acolhimento, para os filhos dos trabalhadores dos serviços essenciais: a Escola Básica de Santa Luzia e a Escola Secundária D. Sancho II.
A escola de acolhimento localizada na Escola Secundária D. Sancho II destina-se a alunos do 2º ciclo. No entanto, e como explica a diretora do Agrupamento nº3 de Elvas, Fátima Pinto, ainda não têm a alunos a frequentar esta escola, “apesar de existirem pais interessados, mas para que seja possível é necessário entregarem, por parte da entidade patronal, um documento com a função que desempenham e que ateste que estão na linha frente, no combate à pandemia”. Assim, aguardam “esta confirmação para poderem desencadear este serviço de acolhimento a estes jovens”.
Existem também, duas solicitações para alunos com necessidades educativas especiais, para que “lhes seja prestado o devido apoio e acompanhamento personalizado, com professores destinados a este tipo de ensino, e neste caso não é necessário que os pais sejam trabalhadores da linha frente, uma vez que estes alunos precisam de um acompanhamento mais direto por parte de um terapeuta”.
No que diz respeito aos alunos beneficiários da Ação Social Escolar, ou seja escalão A e B, os encarregados de educação podem solicitar o almoço, em regime de take-away. E neste sentido, Fátima Pinto explica que “este tipo de serviço tem tido uma adesão significativa, sendo que em média são servidas entre 30 a 40 refeições diárias”. No caso dos “alunos de Elvas podem levantar as refeições, na Escola de Santa Luzia, já os alunos das freguesias levantam as refeições nas escolas das respetivas freguesias”.
Este acolhimento, para crianças do 2º ciclo, no caso da Escola Secundária D. Sancho II deve ser solicitado pelo encarregado de educação, através dos seguintes contactos: 268 639 340 (entre as 9 e as 13 horas e das 14 às 17 horas) ou através do email esanchoii@mail.telepac.pt.
O apoio deve ser solicitado com a devida antecedência, indicando a necessidade da escola de acolhimento do aluno, para que seja possível desenvolver mecanismos de apoio inerentes.
Podem solicitar este acolhimento profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os Bombeiros Voluntários, e das Forças Armadas, dos trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão não permitam que prestem assistência aos filhos ou dependentes a cargo.


Um ferido leve é o resultado de um despiste de uma viatura ligeira de passageiros, que ocorreu esta tarde de quarta-feira, dia 27, na estrada que liga São Vicente a Santa Eulália, no concelho de Elvas.
O concelho de Estremoz regista, esta quarta-feira, 27 de janeiro, mais 36 casos positivos de Covid-19, mais um óbito e 54 recuperações.
O concelho de Borba regista, esta quarta-feira, 27 de janeiro, mais oito casos positivos de Covid-19, dois óbitos e 38 recuperações.
O concelho de Vila Viçosa regista mais 14 casos positivos de Covid-19 e 36 recuperações.
A Estremadura espanhola regista esta quarta-feira, 27 de janeiro, 796 casos positivos de Covid-19 e a morte de mais 31 pessoas, um recorde diário.
O concelho de Elvas regista, esta quarta-feira, 27 de janeiro, 20 novos casos de Covid-19 e a recuperação de mais 47 doentes.
Está em fase de conclusão, em Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, a empreitada de execução de muro de suporte do Parque de Feiras. Esta intervenção visa “um reforço em termos de segurança do muro já existente, de modo a garantir a estabilização do mesmo”, refere o Município.
Todos os utentes do lar de Degolados encontram-se estáveis, alguns mantêm sintomas muito ligeiros e outros continuam assintomáticos, segundo informa a direção do Centro de Dia e Lar de Nossa Senhora da Graça de Degolados.
O Alentejo regista, esta quarta-feira, 27 de janeiro, 484 novos casos de Covid-19 e mais 26 óbitos, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal regista, esta quarta-feira, 27 de janeiro, mais 15.073 (+2,3%) casos de Covid-19 e 293 (+2,7%) óbitos, um novo máximo. Hoje, registaram-se também mais 9268 doentes recuperados.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas está a desenvolver uma ação de sensibilização e fiscalização na zona circular da cidade, no sentido Boa-Fé, Estádio de Atletismo.
Portalegre regista hoje, 27 de janeiro, sete novos casos positivos de Covid-19 e 21 recuperações.
Arronches regista esta quarta-feira, 27 de janeiro, seis novos casos positivos de Covid-19 e a recuperação de mais sete doentes.
No âmbito das comemorações dos 125 anos da morte de Santo Henrique de Ossó, fundador do Movimento Teresiano de Apostolado (MTA), e que se assinalam hoje, a Irmã Maria de Fátima Magalhães escreveu um poema dedicado a Henrique de Ossó, intitulado de “125 anos de céu”.
O Centro de Respostas Integradas (CRI) do Norte Alentejano é uma estrutura pública, sob alçada das Administrações Regionais de saúde e executam ações no âmbito dos cuidados de saúde especializados, na problemática dos comportamentos aditivos e dependências.
O Posto Territorial de Vendas Novas da GNR está reduzido a 17 elementos, por esta altura, uma vez que, entre os outros dez elementos, há infetados com Covid-19 e outros a cumprir isolamento profilático.
O concelho de Campo Maior regista, esta quarta-feira, 27 de janeiro, mais 17 casos positivos de Covid-19 e 18 recuperações.
Todos os operacionais com vínculo profissional e voluntários da Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte foram ontem testados à Covid-19. Os resultados de todos os testes realizados foram negativos.
Uma arma de caça foi apreendida, no âmbito de um processo de violência doméstica, em Ponte de Sor, pelo Comando Territorial de Portalegre, da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Ponte de Sor, no passado domingo, dia 23.
O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, prevê um jackpot no valor de 30 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem. Também o segundo prémio não tive totalistas.
O concelho de Nisa registou, ontem, 26 de janeiro, um novo caso positivo de Covid-19.
O concelho de Alter do Chão registou, ontem, 26 de janeiro, mais um caso positivo de Covid-19 e oito recuperações.
O concelho de Sousel registou, ontem, 26 de janeiro, sete novos casos de Covid-19, sendo quatro deles utentes do Centro Social Adriano Rovisco dos Santos, da freguesia de Casa Branca.
O concelho do Crato registou, ontem, 26 de janeiro, registou ontem a recuperação de dois doentes Covid-19, pelo que, no concelho, há agora 26 casos ativos.
O concelho de Ponte de Sor registou, ontem, 26 de janeiro, mais 19 casos positivos de Covid-19 e dez recuperações.
O concelho de Monforte, sem registar ontem, 26 de janeiro, novos casos positivos de Covid-19, reportou a recuperação de mais um doente.