Desporto em Ponte de Sor tem novos desfibrilhadores

O Município de Ponte de Sor equipou as suas infraestruturas desportivas com desfibrilhadores de última geração. Reconhecendo a importância da existência de um equipamento vital, que pode fazer a diferença em situações de emergência, o município muniu os espaços desportivos do concelho desta importante valência.

Funcionários, pessoal técnico, treinadores dos clubes e demais agentes desportivos, ao longo de 2020, tiveram oportunidade de ter formação específica na utilização deste equipamento, constituindo um universo de dezenas de pessoas habilitadas a prestar o primeiro auxílio em caso de urgência.

“Em tempos de incerteza, tenhamos esperança que o desporto volte rapidamente a fazer parte do nosso dia a dia; quando tal acontecer, estaremos ainda mais bem preparados e seguros”, divulga o Município de Ponte de Sor.

Viana do Alentejo dá forma ao Centro Social de Aguiar

As obras da empreitada do Centro Social de Aguiar, no concelho de Viana do Alentejo, continuam a decorrer, depois de terem tido início em julho do ano passado. A duração prevista da intervenção é de 14 meses, pelo que se prevê que a obra esteve concluída em setembro deste ano.

Por estes dias, já é possível ver as construções a ganhar forma. O Centro Social de Aguiar tem um investimento total previsto superior a um milhão e cem mil euros, apoiado por fundos comunitários em mais de 800 mil euros.

O Município de Viana do Alentejo “lamenta os incómodos causados” e reafirma “a importância e os benefícios que os moradores, munícipes e visitantes virão a ter com a construção desta nova infraestrutura municipal”.

Alandroal com mais cinco casos covid e cinco recuperados

O concelho de Alandroal regista esta terça-feira, dia 26, mais cinco casos de infeção por covid-19, e também mais cinco pessoas recuperaram da doença.

Dos 216 casos confirmados, neste concelho, desde o início da pandemia, 46 estão ativos, 168 já foram dados como recuperados e há ainda registo de duas vítimas mortais.

Instalação de Hospital de campanha na IFEBA está numa fase avançada

A instalação do hospital de campanha, na IFEBA, em Badajoz, está já numa fase avançada. Esta instalação conta com um espaço para receber doentes infetados com Covid-19, que não estejam em estado crítico.

Francisco Fragoso, Alcaide de Badajoz, realça que “os trabalhadores estiveram empenhados todos os dias, para que este hospital de campanha esteja pronto o quanto antes”, e enaltece o trabalho desenvolvido nas últimas 48 horas. O alcaide apela ainda a todos para que cumpram as normas em vigor, apelando ao “auto confinamento e que as pessoas saiam apenas para o imprescindível”.

O alcaide afirma que “não se podem pedir mais sacrifícios aos setores do comércio e hotelaria, sem que a população acompanhe as medidas em vigor”, por isso pede um esforço por parte de todos, e apela ao recolher antes as 22 horas, de forma voluntária.

Hospital de campanha, que está a ser instalado na IFEBA, e contará com 150 camas para receber doentes covid, e onde estarão médicos de clínica geral, enfermeiros e auxiliares, muitos deles a trabalhar em turnos de 12 e 24 horas.

Estremadura espanhola com mais 23 mortes e 692 novos casos covid

A Estremadura espanhola regista esta terça-feira, dia 26, mais 692 casos positivos de Covid-19 e 23 óbitos.

Nos hospitais da região estão internadas 764 pessoas, 94 nos Cuidados Intensivos. Nas últimas 24 horas, 1.520 doentes foram dados como recuperados, num total de 45.659 altas.

Vítimas de Covid-19, na Estremadura espanhola, já morreram 1.379 pessoas, desde o início da pandemia.

Elvas tem mais 14 casos Covid e 20 recuperados

O concelho de Elvas regista, esta terça-feira, dia 26, mais 14 casos de infeção por Covid-19 e também mais 20 pessoas recuperadas da doença.

Desde o início da pandemia, foram registados, em Elvas, 1150 casos de infeção, dos quais 370 estão ativos, 763 já foram dados como recuperados e 17 pessoas faleceram devido ao novo coronavírus.

Congresso da Senhora da Conceição adiado para 2022

O Congresso Internacional “Mulher, Mãe e Rainha. 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal” foi adiado para os dias 24, 25 e 26 de março de 2022, devido ao contexto pandémico que o país atravessa.

Para assinalar a efeméride dos 375 anos da Coroação será realizada uma jornada, que será divulgada entretanto.

De recordar que este congresso, agora adiado, estava marcado para março deste ano. Esta informação foi avançada pelo presidente da Comissão Organizadora do Congresso.

Arronches tem mais três casos Covid e uma recuperação

O concelho de Arronches regista, esta terça-feira, dia 26, mais três casos de infeção por covid-19 e também mais uma pessoa recuperou da doença, nas ultimas 24 horas.

Em Arronches, desde o início da pandemia, há registo de 129 casos de infeção, dos quais 51 estão ativos e 74 já foram dados como recuperados.

Há também a lamentar quatro óbitos, neste concelho.

Portalegre com mais três casos Covid e uma recuperação

O concelho de Portalegre regista, esta terça-feira, dia 26, mais três casos de infeção por Covid-19 e também mais uma pessoa recuperou da doença.

Desde o início da pandemia, já se registaram, neste concelho, 897 casos positivos de infeção, dos quais 140 estão ativos, 718 já foram dados como recuperados e 39 pessoas faleceram.

Lar de Sto Aleixo preocupa presidente de Monforte com 65 casos Covid

No concelho de Monforte, um surto de Covid-19, detetado, na semana passada, no Lar de Santo Aleixo e que se estendeu à comunidade desta freguesia, gerou preocupação junto da autarquia local.

Resultante deste surto, no lar, faleceram três pessoas, mais uma na comunidade, e o presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem afirma que “este foi um momento de grande sofrimento no concelho e uma grande fatalidade”, mas assegura que “foram reunidos todos os esforços, no entanto “não conseguiram salvar estas vidas”, lamentando e sentindo-se impotente neste sentido, classificando esta como  “uma perda irreversível”.

Há, ao dia de hoje, 65 casos ativos no concelho de Monforte, em que o grande foco se mantém em Santo Aleixo e Gonçalo Lagem espera que, para a semana as pessoas “comecem a recuperar”, e revela que “os poucos casos que agora têm vindo a surgir não implicam risco para a comunidade, uma vez que são casos isolados”. Tendo em conta as medidas de confinamento, regras apertadas e comportamentos de cada um, o presidente espera que se possa “ultrapassar esta situação, em paralelo com a vacinação dos grupos de risco, dos profissionais de saúde e de todas as pessoas dos lares, que tiveram início na semana passada, sendo por isso necessário ganhar “a imunização da comunidade e dos grupos de maior risco”.

Gonçalo Lagem adianta ainda que se prevê que esta semana os Bombeiros Voluntários, um pouco por todo o país, comecem a ser vacinados, mesmo sabendo que a vacina “não chega para todos, pois a produção não acompanha a necessidade”., O presidente refere que, para já, só serão vacinados metade dos bombeiros, os que estão permanentemente no quartel”. “A luta é vacinar todos, porque os voluntários continuam a estar expostos, e caso não sejam vacinados, podem estar também em risco, por isso é continuar esta luta, compreendendo que os recursos são escassos”.

Candidatura ao concurso “Business in Alentejo” até dia 31

O concurso de ideias “Business in Alentejo”, promovido por associações empresariais como a da região de Portalegre, a NERPOR, procura estimular o lançamento de startups inovadoras e incentivar o investimento empresarial com a utilização de tecnologia e conhecimento.

Os prazos para as candidaturas, abertas até dia 31 deste mês, podem vir a ser alargados, revela Jorge Pais, o presidente da NERPOR, adiantando que, com este concurso, procura-se reforçar o tecido empresarial da região e, com isso, gerar emprego e dinamizar a economia.

“Queremos permitir que haja uma maior adesão e candidaturas a este concurso, que é uma forma de incentivar as pessoas, que tenham ideias de negócio, a presentá-las e poderem ir por essa via, pedindo o apoio necessário para a sua concretização”, revela Jorge Pais.

O presidente da NERPOR revela ainda que o prémio, para o projeto vencedor, é de três mil euros. Para além disso, quem vencer, receberá todo o apoio para tornar real a ideia de negócio. “Através dos nossos técnicos e consultores, damos toda a assistência ao projeto vencedor para, efetivamente, tornar realidade aquilo que, neste momento, não passará de uma ideia”, assegura.

As candidaturas podem ser apresentadas por um ou mais promotores, no máximo três, com idade igual ou superior a 18 anos, e destina-se a cidadãos detentores de ideias de negócio e projetos de criação de empresas, que cumpram requisitos como exequibilidade financeira, adequação ao mercado, caráter inovador, credibilidade das referências académicas e profissionais dos seus promotores.

Está excluída a participação no Concurso de Ideias por pessoas pertencentes aos quadros de pessoal, cargos dirigentes das instituições promotoras e membros do júri, bem como seus parentes em linha direta.

Podem ser apresentadas candidaturas por uma única pessoa ou por uma equipa, sendo que neste caso os dados a incluir na candidatura deverão ser os do líder do projeto, devendo referir-se os restantes elementos da equipa no formulário; e cada empreendedor pode apresentar mais do que uma candidatura. O regulamento e a ficha de inscrição

As candidaturas estão disponíveis até às 23.59 horas de dia 31 deste mês, e decorrem online, através da submissão do formulário disponível aqui.

Este concurso de ideias é uma iniciativa das Associações Empresariais NERE, NERBE, NERPOR e NERSANT, no âmbito do projeto “BUSINESS +2.0”, cofinanciada pelo programa Alentejo 2020 e FEDER.

Campo Maior tem mais 15 recuperados Covid e 6 novos casos

O concelho de Campo Maior regista hoje, terça-feira, dia 26, mais seis casos de infeção por Covid-19, e também mais 15 pessoas recuperaram da doença.

Dos 528 casos confirmados desde o início da pandemia, 238 estão ativos, 285 já foram dados como recuperados., e cinco pessoas morreram devido ao novo coronavírus.

Nisa com mais um caso de infeção por Covid

O concelho de Nisa registou, nas últimas 24 horas, mais um caso de infeção por Covid-19, num total de 111 casos ativos.

Dos 309 casos confirmados, desde o início da pandemia, 181 já foram dados como recuperados e 17 pessoas faleceram devido à infeção pelo novo coronavírus.

Alunos de Campo Maior na Maratona da Amnistia Internacional

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior está a participar na edição deste ano da Maratona de Cartas, da Amnistia Internacional: o maior evento relacionado com os direitos humanos, em que participam sempre milhões de pessoas em todo o mundo.

A iniciativa, que desta feita conta com um concurso, tem como objetivo a assinatura digital de algumas cartas, com vista “à libertação de pessoas que estão presas injustamente”, como explica a professora Vanessa Algarvio.

Este ano, adianta a docente, a Amnistia Internacional promove “esta maratona, de forma virtual, e todos poderão assinar os apelos das seis pessoas, que estão no site. Paralelamente, há um concurso, para levar à adesão de mais alunos nas escolas”, acrescenta.

“O mais importante é defender o que é justo e este ano temos seis pessoas que estão presas injustamente. São jornalistas e defensores da liberdade de expressão e é muito importante defender estes valos junto dos alunos”, alega Vanessa Algarvio.

Até ao dia 31, qualquer pessoa pode aceder ao site da Amnistia Internacional e tomar conhecimento e assinar as petições em defesa de seis defensores de direitos humanos e cujas vidas e liberdade estão em risco.

Ao nível do concurso, o código atribuído ao Agrupamento de Escolas de Campo Maior foi o ZXBN, que deve ser inserido, na altura de assinar as cartas.

Avis tem mais uma pessoa recuperada da Covid

O concelho de Avis registou mais uma recuperação da Covid-19, num total de 104 pessoas que já recuperaram da doença.

Neste concelho, dos 124 casos positivos, confirmados desde o início da pandemia, 16 estão ativos e três pessoas morreram devido ao novo coronavírus.

Crato com mais três casos Covid e nove recuperações

O concelho de Crato registou, nas últimas 24 horas, mais três casos de infeção por Covid-19 e mais nove pessoas recuperaram da doença.

Assim, dos 288 casos confirmados, desde a chegada do novo coronavírus a este concelho, 28 estão ativos, 254 já foram dados como recuperados e seis pessoas já faleceram.

Vila Viçosa com mais três casos Covid e quatro recuperações

O concelho de Vila Viçosa, tendo em conta uma segunda informação, relativa ao dia de ontem, segunda-feira, dia 25, registou mais três casos de infeção por Covid-19 e também mais três pessoas recuperaram da doença.

Dos 360 casos registados neste concelho, desde o início da pandemia, estão agora ativos 159, 193 já foram dados como recuperados e oito pessoas faleceram devido à infeção pelo novo coronavírus.

Monforte com mais três casos Covid e cinco recuperações

O concelho de Monforte registou, nas últimas 24 horas, mais três casos de infeção por Covid-19 e também mais cinco pessoas recuperaram da doença.

Dos 184 casos confirmados, desde o início da pandemia, 64 estão ativos, 115 já foram dados como recuperados, e cinco pessoas morreram vítimas do novo coronavírus neste concelho.