Skip to content

São Vicente, onde Ventura venceu Marcelo com 42,48% dos votos

André Ventura, candidato às Eleições Presidenciais deste último domingo, venceu na Freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, com 113 votos, mais três que o presidente recandidato Marcelo Rebelo de Sousa. Foi mesmo a votação percentual mais alta de Ventura no País: 42,48%. Ana Gomes ficou na terceira posição, com 18 votos.

João Charruadas, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, eleito pelo PS nas últimas Eleições Autárquicas, ouvido pela Rádio ELVAS sobre este resultado que considerou “inesperado, não estava à espera”, entende que estes números se devem “a não ter existido um candidato apoiado pelo Partido Socialista”, que deixou liberdade de voto.

Para João Charruadas “o desaparecimento do Bloco de Esquerda e da CDU e porque houve uma mobilização do eleitorado contra o Governo e o próprio presidente. As pessoas que trabalham estão revoltadas com a situação que estamos a viver e contra os rendimentos e subsídios, aquilo que o senhor Ventura tanto fala”.

No entanto, em São Vicente, segundo o presidente de Junta, “não há muitas pessoas a viver de subsídios, talvez três ou quatro pessoas, nem sequer há famílias de etnia cigana”, alguns dos argumentos mais fortes das argumentações mobilizadoras de André Ventura.

Nas últimas Eleições Legislativas, em São Vicente e Ventosa, o partido Chega de André Ventura teve uma votação bastante expressiva, com 40 votos, correspondendo a 11,9% dos votos e alcançando a segunda posição atrás do PS, embora sem essa expressão no global do concelho de Elvas, onde o partido de Ventura teve 4,52% dos votos.

O Chega tem uma estrutura em São Vicente, o que também pode também justificar a vitória nas eleições de domingo, segundo João Charruadas “há um movimento na freguesia da parte do Chega, pessoas que já devem até ser filiadas e que apoiam o senhor André Ventura”. O partido Chega estará a mobilizar eleitores que “deviam antes estar na área do CDS e PSD”.

No domingo, André Ventura venceu em quatro freguesias dos País, todas no Alentejo: a maior percentagem foi em São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas (com 42,48%); duas freguesias de Moura (no distrito de Beja), Póvoa de São Miguel (41.23%) e Sobral da Adiça (34.05%); e na freguesia de Mourão (37,05%), que é também sede daquele concelho do distrito de Évora.

Compartilhe este artigo: