Dia de ir às urnas escolher o próximo Presidente da República

Hoje é dia de os portugueses irem às urnas escolher o próximo Presidente da República, num mandato de cinco anos. Com o país a viver a pior fase da pandemia de Covid-19, há várias regras e recomendações a seguir.

Uma delas é levar a própria caneta, para mitigar as hipóteses de contágio com coronavírus, embora se não tiver uma caneta consigo, pode sempre votar.

Além disso, deve desinfetar as mãos e o documento de identificação, antes e depois de o entregar ao escrutinador que estiver na sua mesa de voto, onde deve permanecer o menor tempo possível. Enquanto estiver na fila, respeite a distância de segurança e o uso de máscara.

De que documentos preciso para poder votar?

Para exercer o direito de voto deve levar o bilhete de identidade ou cartão de cidadão.

Se tiver o cartão de cidadão caducado, não se preocupe. Pode votar na mesma. O Ministério da Justiça esclareceu que quem tiver o cartão expirado a partir de 24 de fevereiro de 2020 pode “identificar-se junto da mesa de voto com esse mesmo cartão, não sendo necessária a apresentação de qualquer outro documento de identificação” nem comprovativo de que já pediu a renovação do mesmo.

Deve ter em atenção os locais de voto: em Elvas, há duas alterações

A secção de voto que funcionava na CURPI de Elvas, na Rua António Tomás Pires, vai funcionar no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas (para evitar aglomerações na coletividade) e a seção de voto habitualmente instalada na Banda 14 de Janeiro (com o edifício em obras) é transferida para a Escola do 1º Ciclo da Boa-Fé.

A Câmara Municipal definiu 23 locais onde funcionam as assembleias e seções de voto das sete freguesias do concelho.