Esta tarde, depois de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro, António Costa, veio dizer que estamos “no momento mais grave da pandemia” e que é preciso um “sobressalto cívico”. As escolas continuam abertas, com Polícia a vigiar ajuntamentos.
O endurecimento das medidas de restrição deste estado de emergência, Governo quer acabar com o passeio, determina o fim das vendas em postigo e impõe a reposição da proibição de circulação entre concelhos. Estabelecimentos encerram às oito da noite e à uma da tarde nos fins de semana.
Resumidamente são estas as novas medidas:
- Reposta a proibição de circulação entre concelhos ao fim‑de‑semana;
- As escolas, essas, continuarão todas abertas. Os ATL estarão abertos;
- Todos estabelecimentos devem encerrar às 20 h dias úteis e às 13h aos fim‑de‑semana (menos supermercados que aos fim‑de‑semana podem encerrar às 17h)
- Proibida a venda ou entrega ao postigo em qualquer estabelecimento do ramos não alimentar, como por exemplo lojas de vestuários;
- Proibida a venda ou entrega ao postigo de qualquer tipo de bebida, mesmo cafés, em estabelecimentos alimentares que estejam em take away;
- Proibida permanência e consumo de bens alimentares à porta ou nas imediações dos estabelecimentos alimentares;
- Encerrados todos espaços de restauração em centros comerciais, mesmo em take away;
- Proibidas todas as campanhas de saldos, promoções e liquidações que promovam deslocação e concentração de pessoas;
- Proibida permanência em espaços públicos tipo jardins e afins, (“podem ser apenas frequentados, não servir de espaço de permanência”);
- Solicitar aos presidentes de Câmara que limitem acesso a locais de grande concentração de pessoas em frentes marítimas ou ribeirinhas, assim como bancos de jardins, parques públicos e infantis;
- Proibido usar equipamentos desportivos, inclusive campos de ténis ou padel;
- Encerrados centros de dia e de convívio, assim como universidades seniores;
- Teletrabalho: todos os trabalhadores que tenham se deslocar carecem de credencial emitida pela empresa. E todas as empresas de serviços com mais de 250 trabalhadores têm de enviar em 48h à Autoridade para Condições de Trabalho (ACT) a lista nominal dos que estarão em trabalho presencial;
- Reforço de fiscalização da ACT e das forças de segurança – que terá mais visibilidade nas imediações de estabelecimentos escolares, para dissuadir e impedir ajuntamentos.


Todos os distritos de Portugal continental vão estar, na quarta-feira, dia 20 de janeiro, sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Vai nascer em Reguengos de Monsaraz “a maior e mais moderna unidade industrial de processamento de carne de porco do país”, divulga a autarquia local.
O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP), entre os dias 11 e 17 de janeiro, deteve oito pessoas, com idades compreendidas entre os 18 e os 67 anos.
No âmbito da campanha de comunicação da Comissão Europeia relacionada com a recuperação da Covid-19, foram distinguidas histórias relacionadas com projetos financiados pelo Fundo Social Europeu em Portugal, na Bélgica e República Checa.
A Estremadura espanhola regista esta segunda-feira, 18 de janeiro, 783 novos casos positivos de Covid-19 e a morte de mais 11 pessoas.
O concelho de Elvas regista, esta segunda-feira, 18 de janeiro, 17 novos casos de Covid-19 e seis recuperações.
No novo confinamento, que durará, pelo menos, até ao final do mês, para evitar a concorrência desleal, porque há estabelecimentos que estão obrigados a encerrar, o Governo decretou que há um conjunto de artigos que têm de sair das prateleiras dos supermercados.
Considerando as medidas decretadas pelo Governo Português sobre o encerramento dos equipamentos culturais, a Biblioteca Municipal de Elvas encerrou os seus serviços ao público, na passada sexta-feira, dia 15 de janeiro.
O lar de Nossa Senhora das Dores, em Porto da Espada, no concelho de Marvão, enfrenta um surto de Covid-19, com 25 utentes infetados.
O Alentejo regista, esta segunda-feira, 18 de janeiro, 258 (+1,4%) novos casos positivos de Covid-19 e mais 14 mortes.
Portugal regista, esta segunda-feira, 18 de janeiro, 6702 (+1,2%) novos casos de Covid-19 e mais 167 (+2,0%) mortes, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS). É o maior número de óbitos em 24 horas, no nosso País, desde o início da pandemia.
O concelho de Arronches regista, esta segunda-feira, 18 de janeiro, um novo caso positivo de Covid-19.
O Balcão Virtual do Município de Elvas já se encontra disponível em 
Portalegre regista esta segunda-feira, 18 de janeiro, sete novos casos positivos de Covid-19 e mais uma vítima mortal.
A Estremadura espanhola completou ontem, domingo, 17 de janeiro, a administração da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos lares de idosos da região, ficando apenas por vacinar os utentes das instituições que têm casos ativos.
O concelho de Campo Maior regista, esta segunda-feira, 18 de janeiro, 24 novos casos positivos de Covid-19 e duas recuperações.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) tem vindo a alertar, em Elvas, os proprietários de cafés e pastelarias, assim como os clientes, para o facto de as pessoas não poderem ficar junto a estes estabelecimentos, depois das vendas ao postigo.
Tendo em conta o aumento do número de casos positivos de Covid-19, no concelho de Campo Maior, o município continua a promover a iniciativa “Vamos lá por Si”, agora alargada a todos aqueles que se encontrem em isolamento profilático ou em quarentena.
Vila Viçosa registou ontem, 17 de janeiro, sete novos casos positivos de Covid-19 e uma recuperação.
Estremoz registou ontem, 17 de janeiro, mais 35 casos positivos de Covid-19.
Monforte registou ontem 23 novos casos confirmados de Covid-19, elevando o número de casos ativos para 78, sendo que todos os utentes do Lar de Santo Aleixo estão infetados. Quase todas as funcionárias efetivas também.