Alentejo recebe a Webinar sobre bioeconomia Sustentável na região

A Região Alentejo vai receber nos dias 24 e 30 de junho a Webinar Espaço de Descoberta Empreendedora (EDE), sobre a “A Bioeconomia Sustentável na Região do Alentejo”, numa organização da Comissão de Coodenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

As Estratégias de Especialização Inteligente estão inequivocamente associadas a Processos de Descoberta Empreendedora (PDE). É através destes processos que as regiões encontram uma melhor definição de domínios de conhecimentos e aptidões locais que necessitam desenvolver e, nesses domínios, atividades que permitam explorar e experimentar nichos estratégicos de especialização económica.

A descoberta empreendedora, deve ser um processo coletivo e participado no qual, em particular os atores empresariais com conhecimentos acerca da evolução dos mercados têm um papel importante, sinalizando quais as direções de procura e quais as áreas de conhecimento que estão associadas a necessidades de inovação.

Esta é uma forma de as autoridades regionais apoiarem esse processo e é através da realização de sessões de trabalho, cujo objetivo seja refletir em grupo não só sobre a melhor forma de apoiar o processo de descoberta empreendedora, mas também sobre como encontrar oportunidades que constituam o foco da estratégia regional de especialização inteligente (EREI).

Neste quadro complexo que estamos a viver, a realização de sessões online no contexto dos processos, constitui uma experiencia importante. Ao realizar este Webinar o Alentejo será uma das primeiras regiões Europeias a testar a utilização de novos métodos de apoio ao processo EDP num ambiente online. Assim sendo, os objetivos para este evento são: melhoria da governança regional que suporta e facilita processos EDP e Identificar oportunidades para descoberta empreendedora no âmbito da “Bioeconomia Sustentável”.