Lojas da Estremadura espanhola abrem domingos e feriados

As lojas da Estremadura espanhola, mesmo com mais de 300 metros quadrados, podem abrir aos domingos e feriados, durante os próximos três meses. A medida foi tomada nesta sexta-feira dia 19, pela Junta da Estremadura.

Com esta decisão, a Junta da Estremadura defende que assim vai “reativar a economia e gerar emprego”, para lá de “evitar aglomeração de clientes” e “incentivar o comércio de proximidade, em detrimento do comércio eletrónico”.

Neste domingo, dia 21, as lojas ainda não estão preparadas para abrir, mas tal deve acontecer a partir da próxima semana, em princípio, para esta autorização se prolongar pelo verão, até aos últimos dias de setembro. A partir deste fim-de-semana, na Estremadura espanhola, deixa de haver limitação do números de clientes em cada loja. Com esta abertura aos domingos e feriados, a Junta da Estremadura pretende distender o número de clientes e potenciais compradores por mais dias.

O “pequeno comércio” demonstra não concordar com esta medida: as lojas do centro de Badajoz, por exemplo, temem que, com a abertura aos domingos das lojas das grandes superfícies, os clientes optem pelos centros comerciais em detrimento do “pequeno comércio”, que já podia abrir aos domingos.