Covid impede assembleias nos Caçadores da Raposeira

O impacto da pandemia de Covid-19, no setor da caça, tem sido sobretudo ao nível da caça ao javali, a única permitida nesta altura do ano.

Para Abel Cortes (na foto), presidente da Associação de Caçadores da Raposeira, em Elvas, “a pandemia veio apenas condicionar a realização das assembleias da associação; já devíamos ter realizado duas mas, por uma questão de saúde pública, não as realizámos; informamos os sócios de tudo o que está a ser feito, mas não nos juntamos de forma presencial”.

O calendário venatório começa em agosto, com a caça à rola. Até lá, é apenas permitido caçar ao javali.

 

Caçadores de Vila Boim limitados “nas esperas ao javali”

A caça ao javali, para correcção desta espécie cinegética, esteve proibida durante praticamente todo o estado de emergência, em vigor no país devido à pandemia de Covid-19.

Esta situação pode levar a um aumento significativo de javalis que, algumas vezes, provocam alguns problemas aos agricultores e também aos automobilistas, quando se encontram demasiado perto da via rodoviária.

António Rocha (Na foto), presidente da Associação de Caçadores e Pescadores de Vila Boim, referiu-nos que “a atividade da associação parou por completo. Não pudemos fazer as esperas ao javali, como costumamos fazer habitualmente. No que diz respeito à pesca, quem gosta já começou a pescar. Tirando os javalis, a caça só regressa no mês de agosto”.

O calendário venatório começa em Agosto, com a caça à rola. Até lá é apenas permitido caçar ao javali.