Período crítico de incêndios prolongado até esta quinta-feira

Com as condições meteorológicas que se fazem sentir para esta altura do ano, ou seja tempo quente e seco, com temperaturas a atingirem os 30º C, em algumas zonas do país, o período crítico de incêndios foi prolongado até amanhã, dia 10.

Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas considera que “a falta de chuva, o tempo seco e a falta de humidade propiciam mais facilmente os incêndios”, principalmente o combustível fino, ou seja as searas, onde basta uma pequena ignição para iniciar um incêndio”. Também “o vento começa a rondar os 20 km/h o que pode alastrar as chamas, tornando o incêndio mais difícil de controlar”

O comandante da corporação elvense referiu que “este ano houve maior número de ocorrências, num total de 187, sendo que os Bombeiros de Elvas conseguiram acorrer tanto no distrito de Portalegre como em Évora, com um grande empenhamento por parte dos operacionais”, a quem agradece “o empenho nesta época árdua”.

Em termos de área ardida Tiago Bugio refere que foram “200 hectares, no entanto esses incêndios, apesar de terem uma propagação rápida, foram controlados numa fase inicial o que facilitou o facto de não se propagarem”.

Como as temperaturas ainda se vão manter altas o comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas aconselha “os cidadãos do concelho a serem conscientes das suas atitudes, uma vez que o fogo não é fácil de controlar e dada a escassez de humidade das searas, torna-se mais difícil controlá-lo.”

O período crítico de incêndios que decorre até amanhã, dia 10 de outubro, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios.