Licenciatura em Enologia abre na Universidade de Évora

A reitoria da Universidade de Évora tem vindo a apostar no ensino em áreas estratégicas, e neste sentido foi criada a licenciatura em Enologia, que abre já no próximo ano letivo 2019/2020.

“Contribuir para o desenvolvimento regional, é um dos grandes objetivos do curso, mas também aproveitar as condições que a universidade dispõe, como é o caso do Pólo da Mitra da Universidade de Évora que dispõe de condições únicas”. Para além disso, “o curso também tem protocolos com adegas e instituições da região, para que os alunos possam fazer estágios, nestas instituições ligadas ao setor vitivinícola”, como referiu a vice-reitora da Universidade Évora, Cesaltina Pires.

O curso conta com dez vagas para 2019/2020, mais duas vagas para titulares de curso superior e cinco vagas para estudantes internacionais. No entanto para a vice-reitora, é esperado que “as vagas sejam preenchidas e é expectável que no futuro possam ser abertas mais vagas, porque a Universidade tem condições e competências para o mesmo.”

Aluguer de bicicletas em Badajoz tem 6 novas bases

O serviço público de aluguer de bicicletas de Badajoz estendeu-se a mais pontos da cidade. O Ayuntamiento solicitou a licitação da instalação de seis novas bases, que se juntam às 24 que já funcionam na cidade.

Estes serviços localizam-se na Praça de San José, na Avenida Rámon e Cajal, junto ao instituto Castelar, Padre Tacoronte, no Intituto San José, e nas Praças de Cervantes, Soledad e López de Ayala. Todas contam com dez âncoras, com a particularidade de que duas serão mistas, e servem para as futuras bicicletas elétricas, que serão incorporadas a este serviço, para além das convencionais bicicletas.

As novas paragens dispõem de um novo software, denominado de “Smart Bicicard”, desta forma já não contarão com o monitor de ponto de informação e aluguer para o uso das bicicletas, passam assim a funcionar com uma aplicação, que deverá ser descarregada para o telemóvel.

O software é atualizado nas paragens antigas, para que, com a aplicação móvel seja possível fazer o aluguer em toda a cidade.

Esta aplicação tem outras vantagens, pois permite o registo através de um portal bancário, e assim não será necessário passar pelo banco para pagar as taxas associadas a este serviço.

As bicicletas também podem ser reservadas com antecedência e o pedido de empréstimo pode ser feito na própria paragem, o que permite que o serviço de utilização das bicicletas seja fornecido em tempo real.

O Ayuntamiento de Badajoz vai ainda adquirir 75 novas bicicletas, que serão mais resistentes e à prova de roubo, isto porque contam com rodas mais resistentes, de modo a evitar os furos dosw pneus.

Badajoz conta com 100 bicicletas na rua, sendo que passarão a ser 150, tendo em conta que algumas serão de reposição, e vão estar disponíveis dentro de três meses.