48 milhões no “jackpot” de sexta-feira no Euromilhões

O próximo concurso do Euromilhões vai contar com um jackpot de 48 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou esta terça-feira na chave vencedora.

O segundo prémio, de 388 mil euros, será entregue a dois apostadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 60 mil euros, contemplou três apostadores, também fora de Portugal.

O quarto prémio, de cerca de 2.500 euros, vai ser entregue a 36 apostadores, oito dos quais em território nacional.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada esta terça-feira, é composta pelos números 15, 20, 23, 27 e 40 e pelas estrelas 3 e 6.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões vai ter um jackpot de 36 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada.

O segundo prémio no valor de 495 mil euros saiu a dois apostadores, um deles com aposta registada em Portugal. O terceiro prémio, de 46 mil euros saiu a cinco apostadores, um dos quais com aposta registada em território nacional. O quarto prémio, no valor de 3300 euros, será entregue a 34 jogadores, seis deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada foi a seguinte:  02 – 05 – 27 – 37 – 42 e as estrelas 03 e 10.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 28 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões vai contar com um “jackpot” de 28 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou, esta terça-feira, na chave vencedora. Em jogo estava um primeiro prémio no valor de 17 milhões de euros.

O segundo prémio, de cerca de 350 mil euros, será entregue a dois apostadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 23 mil euros, contemplou sete apostadores, um dos quais em Portugal.

O quarto prémio, de 1500 euros, vai ser entregue a 51 apostadores, 11 dos quais em Portugal.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 1, 14, 19, 23 e 38 e pelas estrelas 3 e 7.

Jornadas do Ensino Profissional na Secundária D. Sancho II de Elvas

As primeiras Jornadas do Ensino Profissional, promovidas pelo Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, decorrem hoje, quarta-feira dia 24, no auditório da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.

“O ensino profissional é uma parte fundamental da construção de um futuro equilibrado do ponto de vista económico e social e, desta forma, estas jornadas pretendem aproximar os alunos do ensino profissional do mercado empresarial da região, de forma a criar laços estreitos”, como refere Fátima Pinto, diretora do agrupamento.

Esta “é também uma forma de fixar os jovens qualificados nas empresas da região, uma reflexão conjunta sobre o futuro que pretendemos para o Ensino Profissional da nossa região em colaboração com as empresas”.

Fátima Pinto refere que as jornadas tem início com uma breve apresentação da sua parte, segue-se a apresentação da candidatura do agrupamento ao programa EQAVET (quadro de referência europeu de garantia da qualidade para o ensino e formação profissional). Conta também com a represenção do tecido empresarial e da Câmara Muncipal, de forma a debater a importância dos cursos profissionais no contexto do sistema de educação e do tecido empresarial da região e da rede de cursos profissionais do estabelecimento de ensino.

As primeiras Jornadas do Ensino Profissional decorrem às 18 horas, no auditório da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.

Euromilhões: primeiro prémio de 107 milhões sai no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões desta sexta-feira, no valor de cerca de 107 milhões de euros, saiu a um apostador no estrangeiro.

O segundo prémio, de cerca de 148 mil euros, saiu a dez jogadores, três deles em Portugal, enquanto o terceiro prémio, de 16 mil euros, vai para 21 apostadores, dois deles em território nacional.

Já o quarto prémio, no valor de 1.355 euros, saiu a 125 apostadores, 13 dos quais com aposta registada em Portugal.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 13, 14, 17, 26 e 28 e pelas estrelas 2 e 7.

Marcos Bastinhas toureia no sábado em Évora

O cavaleiro elvense Marcos Bastinhas toureia no sábado, dia 20, na praça de Évora na estreia em Portugal de Guillermo Hermoso de Mendoza.

O cavaleiro Marcos Bastinhas vai estar acompanhado por Pablo Hermoso e pelo seu filho, Guillermo Hermoso de Mendoza. Os touros para este evento são touros de Passanha e participa o Grupo de Forcados Amadores de Évora. 

Esta corrida, que marca a estreia em Portugal de Guillermo Hermoso de Mendoza, trata-se também de uma corrida de homenagem para o pai do cavaleiro Marcos Bastinhas, Joaquim Bastinhas, que faleceu a 31 de dezembro de 2018.

 

Rondão Almeida em entrevista na Rádio ELVAS este sábado

O comendador Rondão Almeida, ex-presidente da Câmara Municipal de Elvas e atual vereador eleito pelo Movimento Cívico por Elvas, vai estar este sábado, 20 de julho, na Rádio ELVAS.

Numa entrevista em direto, conduzida por António Ferreira Góis, e com início marcado para as 11 horas, Rondão Almeida abordará, entre outros assuntos, temas de interesse da política elvense.

Manuais gratuitos para toda a escolaridade em 2019/2020

O ano letivo 2019/2020 conta com uma novidade: a gratuitidade de manuais escolares até ao 12º ano, através da plataforma MEGA.

Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, considera que “estes manuais gratuitos pretendem contribuir para o bom orçamento das famílias; no entanto, trata-se de um empréstimo, porque a filosofia é que haja pelo menos duas reutilizações e para que isto aconteça há uma responsabilidade acrescida dos jovens e dos encarregados de educação”

No ano anterior, já se aplicava a medida de manuais reciclados para alunos subsidiados e a diretora afirma que “os estudantes entregaram os livros, mas muitos não estavam em condições de serem reutilizados”.

Este ano, “os encarregados de educação têm de assinar um termo de responsabilidade, porque o manual tem de ser entregue em boas condições de reutilização para outro aluno, e, caso isso não aconteça, existem penalizações, tal como pagamento do valor de capa do livro manual e, no ano seguinte, o aluno não terá direito à gratuitidade do manual gratuito.”

Para que os alunos possam ter acesso aos manuais gratuitos, “os seus encarregados de educação devem inscrever-se na plataforma MEGA; no entanto, caso tenham dúvidas, podem solicitar ajuda na secretaria da escola”. “Depois de efetuada a matrícula e terem uma turma atribuída, os dados são colocados, pela instituição de ensino nesta plataforma, que gera os vouchers a que os alunos têm direito”, como explicou a diretora.

Os encarregados de educação, quando fizerem o registo gratuito na plataforma, devem apresentar o seu número de identidade e também o número de identificação fiscal (NIF), que deve ser validado, no Portal das Finanças, para garantir que corresponde ao do encarregado de educação.

Os vouchers emitidos pela plataforma MEGA permitem o levantamento dos manuais em qualquer uma das livrarias aderentes, caso sejam novos, ou na escola, se forem reutilizados.

Fátima Pinto considera ainda que “a medida é uma mais-valia; no entanto, deve ser aceite com responsabilidade”.

A distribuição dos vouchers teve início a 9 de julho para os alunos que este ano tiveram acesso aos manuais gratuitos, ou seja, para os estudantes do 2.º, 3.º, 4.º e 6.º anos de escolaridade; e até 31 de julho serão distribuídos os vouchers para os restantes.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

Um jackpot de 108 milhões de euros vai estar em jogo no próximo concurso do Euromilhões, depois de nenhum apostador ter acertado, esta terça-feira, na chave vencedora.

O segundo prémio, no valor de cerca de 170 mil euros, será entregue a seis apostadores, um dos quais em Portugal, enquanto o terceiro prémio, de 48 mil euros, vai para cinco jogadores no estrangeiro.

O quarto prémio, de cerca de 2500 euros, vai para 47 apostadores, sete deles em Portugal.

A combinação vencedora do concurso desta terça-feira do Euromilhões é composta pelos números 3, 5, 13, 18, 39 e pelas estrelas 7 e 8.

Euromilhões com jackpot de 97 milhões de euros

O próximo concurso, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 97 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave vencedora.

O segundo prémio, de 425.457,95 euros, será entregue três apostadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 59.456,40 euros, vai para cinco jogadores também fora do país.

O quarto prémio, de 3.093,82 euros, vai ser entregue a 47 apostadores, quatro deles em Portugal.

Elvenses vão esta quinta-feira à praia

A Câmara Municipal de Elvas volta a organizar, este ano, viagens à praia no Litoral Alentejano, para os residentes do concelho.

As inscrições estão a decorrer na Câmara Municipal e nas Juntas de Freguesia.

Em julho, as viagens decorrem às quintas-feiras e em agosto, às quintas e sextas-feiras.

“Jackpot” de 90 milhões de euros no próximo sorteio do Euromilhões

O próximo concurso do Euromilhões vai tem um jackpot de 90 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou esta terça-feira, 9 de julho, na chave vencedora.

O segundo prémio, de 238.382,07 euros, será entregue a quatro apostadores, dos quais dois em Portugal, enquanto o terceiro prémio, de 111.043,79 euros, vai para dois jogadores fora do país. O quarto prémio, de 4.023,32 euros, vai ser entregue a 27 apostadores, dois deles em Portugal.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 7, 29, 32, 36 e 41 e pelas estrelas 6 e 7. A combinação valia 81 milhões de euros.

Elvenses vão este mês à praia

As famílias do concelho de Elvas têm, este ano, novamente, a oportunidade de ir à praia.

O programa Família Mais foi aprovado pelo executivo elvense e as viagens estão previstas para os dias 11, 18 e 25 de julho e 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de agosto do ano em curso.

Crianças de Elvas participam em Centro de Férias

Foto arquivo

O Centro de Férias Infantis do Município de Elvas vai decorrer a partir de amanhã, dia 8, até dia 13 de julho, na praia de Almograve, concelho de Odemira.

Vitória Branco, vereadora na Câmara Municipal de Elvas, refere que “este projeto destina-se a crianças que não teriam outra forma de ir à praia sem ser esta que a câmara lhe proporciona”.

“No total, são 30 as vagas a preencher. À semelhança do que aconteceu no ano passado, as crianças vão ficar instaladas na Pousada da Juventude de Almograve onde têm todas as condições para passar essa semana de férias”, sublinhou.

O Centro de Férias Infantis é destinado a crianças carenciadas que sejam alunos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.

Segundo prémio do Euromilhões saiu em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões vai ter um jackpot de 81 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada.

O segundo prémio no valor de 296 mil euros saiu a quatro apostadores, um deles com aposta registada em Portugal. O terceiro prémio, de 21 mil euros saiu a 13 apostadores, quatro deles com aposta registada em Portugal. O quarto prémio, no valor de 2900 euros, será entregue a 46 jogadores, quatro deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada foi a seguinte:  02 – 09 – 20 – 34 – 42 e as estrelas 06 e 09.

Euromilhões de sexta-feira tem “jackpot” de 74 milhões euros

O próximo concurso do Euromilhões vai ter um ‘jackpot’ de 74 milhões de euros, tendo em conta que nenhum apostador acertou ontem na chave vencedora.

O segundo prémio, de cerca de 440 mil euros, será entregue a dois apostadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 22 mil euros, vai para nove jogadores, dois deles em Portugal. O quarto prémio, de 4.500 euros, será entregue a 22 jogadores no estrangeiro.

A combinação vencedora do sorteio do Euromilhões de ontem é composta pelos números 11, 19, 29, 44 e 45 e pelas estrelas 8 e 12.

Animais silvestres no Ambiente em FM

Os animais silvestres ou animais selvagens provocam, muitas vezes algum receio ou medo para o homem. No entanto, a maioria das espécies que vivem no nosso país não são perigosas e muitas vezes encontram-se desorientadas e assustadas no meio urbano.

Nuno Sequeira (na foto), da Quercus, refere que “é preciso mudar a cultura de ser superior e aniquilador das outras espécies e é preciso respeitar estes animais”.

“É importante também deixar a mensagem que se houver algum destes animais que esteja ferido ou a importunar, é necessário contactar as autoridades a fim de o recolherem e encaminhar para os locais adequados”, sublinhou.

Os animais silvestres são o tema da edição desta semana do programa Ambiente em FM, com Nuno Sequeira da Quercus.