Ameixas de Elvas candidata às 7 maravilhas doces de Portugal

A empresa Sereno & Fonseca em Elvas apresentou as Ameixas de Elvas como candidata às “7 Maravilhas Doces de Portugal”, na categoria de doces de fruta e mel.

A empresa tem como objetivo principal a transformação da ameixa rainha cláudia, provenientes de ameixeiras localizadas em Elvas com características únicas e com a qualidade adequada à confitagem.

A candidatura surge com a proposta por parte do Programa, e José Carlos Fonseca, da empresa Sereno & Fonseca refere que “decidiram apresentar a candidatura pelo facto da Ameixa d’ Elvas ser um produto que tem uma história valiosa e cultural para a cidade e para a região.”

Sendo Elvas património mundial pela UNESCO, “as Ameixas de Elvas vêm acrescentar valor cultural à cidade, e deve ser promovida”, segundo José Carlos Fonseca.

“Não existe certificação para as Ameixas de Elvas e a Sereno e Fonseca não produz a ameixa certificada, no entanto José Carlos Fonseca explica que querem certificar as suas ameixas mas segundo os critérios daquilo que é a tradição da Ameixa de Elvas

José Carlos Fonseca refere que “este é um produto com características únicas, e a sua empresa fará o seu melhor neste concurso para dar mais nome à cidade”.

As eliminatórias distritais das “7 maravilhas doces de Portugal” decorrem hoje, onde os portugueses vão votar no programa de televisão que será transmitido em direto pela RTP1. Desta votação resultam os 140 doces candidatos.

A gala final do concurso “As sete maravilhas doces de Portugal” realiza-se a sete de setembro em direto na RTP1.