Galeria de Arte de Monsaraz com instalação artística

A instalação artística com pintura “Tudo começa com um esboço”, de Maria Beatitude, está patente, até dia 24 de março, na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz.

“A mostra integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto”, segundo Jorge Nunes, vereador da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. 

O autarca aproveita e deixa um convite aos interessados: “não só para visitar esta exposição, mas também para descobrir mais na vila de Monsaraz e apreciar a gastronomia local”.

Euromilhões tem jackpot de 59 milhões de euros na terça-feira

O próximo concurso do euromilhões vai ter um jackpot de 59 milhões de euros no próximo sorteio. Ninguém acertou na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de cerca de 379 mil euros, saiu a três apostadores, um deles em Portugal. Já o terceiro prémio, de aproximadamente 26 mil euros, vai para dez apostadores, um deles em território nacional, enquanto o quarto prémio, no valor de cerca de 3320 euros, será entregue a 39 jogadores, quatro deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é constituída pelos números 13 – 23 – 26 – 32 – 47 e pelas estrelas 6 e 10.

Delta Cafés apoia exposição de gravuras de Nelson Mandela

Reafirmando a sua ligação às artes e proporcionando uma nova experiência cultural e de lazer, a Delta Cafés apoia a exposição House of Mandela Art, uma montra de obras de arte da autoria do carismático líder sul-africano Nelson Mandela, que estará patente na vila alentejana de Evoramonte, de 2 de abril a 2 de junho. A inauguração da exposição tem lugar a 9 de Abril.

Pela primeira vez em Portugal, esta exposição apresenta um conjunto de criações, 36 gravuras, datadas de 2001 a 2005 e que espelham a conhecida história da vida do líder político sul-africano.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Constituída por duas séries de desenhos e pinturas, a Série Luta e a Série Ilha Robben , a exposição irá estar patente em diversos locais da aldeia alentejana.

A Torre/Paço, no castelo, a galeria de arte Silveirinha, no primeiro piso dos antigos Paços do Concelho, a loja de artesanato Celeiro Comum, as instalações da empresa de animação turística e cultural Andar a Monte, e o alojamento local The Place at Evoramonte, são os cincos locais escolhidos, de curta distância entre si, para receber esta coletânea de trabalhos de Nelson Mandela. As 36 imagens expostas tratam-se de gravuras, algumas delas assinadas, da coleção da fundação House of Mandela Art.

 Na Torre/Paço estarão expostas as primeiras obras, a Série Luta (Struggle Series), constituída por cinco desenhos que sintetizam a história da vida de Nelson Mandela: “o Punho Cerrado, que representa os anos de luta; a Prisão, as suas mãos atadas que simbolizam o seu encarceramento durante 27 anos, a Liberdade, o partir os grilhões; a Unidade, Nelson Mandela não se limitou a unir a sua nação e continente, tendo estendido a sua mão de amizade a todo o mundo; e a Mão, a sua mão estendida na direção da mão de uma criança,  refletindo a sua crença nos mais jovens”.

A Série Ilha Robben é uma série de gravuras que evocam o tempo que o líder sul-africano passou em Robben Island, onde regressou para melhor capturar a sua essência, o que fez através do seu estilo singular, usando cores garridas, numa série de trabalhos intitulados: “A cela, A janela, A igreja, O farol e O porto”. Nelson Mandela escreveu também sobre a motivação subjacente a estas obras.

House of Mandela Art convidou ainda dois artistas nacionais, de diferentes gerações, para participarem nas séries “Unity”, que resultam da interpretação da Série Luta por diversos artistas, e que irão desenvolver ao vivo no Castelo, nos fins de semana do período da exposição, as suas criações tendo por base o conjunto de desenhos. As gravuras serão assinadas pelos próprios e colocadas à venda no site Nelson Mandela Art. As receitas serão partilhadas entre o artista e a Nelson Mandela Art Charity.

Com esta iniciativa, a Delta Cafés reforça a sua ligação à cultura e às artes e alia-se à Junta de Freguesia de Evoramonte e à fundação House of Mandela Art para atrair visitantes para esta região do Alentejo. Esta é mais uma razão para visitar Évora, uma referência incontornável no roteiro turístico e partir à descoberta do Alentejo.

[/shc_shortcode]

Comendador António Cachola comemora 65 anos

O Comendador e colecionador António Cachola (na foto) está hoje de parabéns.

O elvense, a residir em Campo Maior e diretor financeiro da Delta Cafés, assinala hoje 65 anos.

António Cachola, entre outros feitos, foi um dos principais impulsionadores da criação do Museu de Arte Contemporânea de Elvas – MACE. Em 2007, cedeu ao MACE as cerca de 350 obras que tinha começado a juntar alguns anos antes.

Euromilhões tem jackpot de 49 milhões de euros na sexta-feira

O próximo concurso do euromilhões vai ter um jackpot de 49 milhões de euros no próximo sorteio. Ninguém acertou na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de cerca de 114 mil euros, saiu a sete apostadores no estrangeiro. Já o terceiro prémio, de aproximadamente 32 mil euros, vai para seis apostadores, um deles em território nacional, enquanto o quarto prémio, no valor de cerca de 3600 euros, será entregue a 25 jogadores, dois deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é constituída pelos números 12 – 19 – 23 – 43 – 47 e pelas estrelas 2 e 6.

Euromilhões com jackpot de 37 milhões de euros, para terça-feira

O próximo concurso do Euromilhões vai ter um jackpot de 37 milhões de euros. Ninguém acertou na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de cerca de 153 mil euros, saiu a sete apostadores, um deles com aposta registada em Portugal. O terceiro prémio, de cerca de 19 mil euros saiu a 13 apostadores no estrangeiro. O quarto prémio, no valor de 2700 euros, será entregue a 44 jogadores, sete deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada foi a seguinte:  04 – 17 – 26 – 30 – 43 e as estrelas 06 e 11.

Euromilhões com jackpot de 28 milhões de euros na sexta-feira

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai ter um jackpot de 28 milhões de euros. Ninguém acertou na chave sorteada na noite de ontem (terça-feira).

O segundo prémio, no valor de cerca de 754 mil euros, saiu a um apostador no estrangeiro. O terceiro prémio, de cerca de 59 mil euros saiu a três apostadores, um deles com aposta registada em Portugal. O quarto prémio, no valor de 5 mil euros, será entregue a 16 jogadores no estrangeiro.

A chave sorteada foi a seguinte:  1 – 6 – 9 – 34 – 47 e as estrelas 7 e 12.

Corpo de Nuno Abreu chega terça-feira a Elvas

O corpo de Nuno Abreu chega terça-feira a Elvas, ao complexo funerário onde será velado a partir das 13:30 horas.

O funeral será na quarta-feira com missa às 11 da manhã, também no complexo funerário de Elvas.

Como a Rádio ELVAS noticiou Nuno Abreu faleceu aos 49 anos de idade, na passada sexta-feira no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, depois de ter sofrido uma paragem cardíaca no domingo anterior.

Nuno Malta de Abreu (à esquerda na foto da nossa notícia de 11Jan2019) desempenhava funções de administrador da empresa MOBI.E, responsável pelos locais de carregamento de veículos eléctricos, tendo, nessa qualidade, visitado por diversas vezes a cidade de Elvas.

A Rádio ELVAS lamenta a perda e envia as mais sinceras condolências à família.

Abastecimento de água interrompido em Santa Eulália esta terça-feira

O abastecimento do sistema de distribuição de água e de recolha de afluentes do aglomerado urbano da freguesia de Santa Eulália estará interrompido esta terça-feira, dia 19, entre as 09.00 horas e as 13.00 horas.

A aquaelvas informa que pode haver falta de pressão ou mesmo falta de água durante esse período para desenvolver trabalhos de ligação de acessórios na conduta de distribuição.

Euromilhões com prémio de mais de 83 milhões de euros

O primeiro prémio do concurso do Euromilhões desta sexta-feira, saiu a apostador no estrangeiro e tem um valor superior a 83 milhões de euros.

O segundo prémio no valor de mais de 200 mil euros saiu a seis jogadores, dois deles em território nacional

O terceiro prémio de cerca de 18 mil euros, vai para 17 apostadores, dois deles em Portugal.

O quarto prémio, no valor de quase 5 mil euros, saiu a 31 apostadores, cinco dos quais com aposta registada no país.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 3, 15, 24, 42, 46 e pelas estrelas 9 e 12.

Faleceu Nuno Abreu

Nuno Abreu faleceu aos 49 anos de idade, esta sexta-feira no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, depois de ter sofrido uma paragem cardíaca no passado domingo.

Nuno Malta de Abreu (à esquerda na foto da nossa notícia de 11Jan2019) era bastante conhecido sobretudo da geração de elvenses que agora tem cerca de 50 anos.

Nuno desempenhava funções de administrador da empresa MOBI.E, responsável pelos locais de carregamento de veículos eléctricos, tendo, nessa qualidade, visitado por diversas vezes a cidade de Elvas.

A Rádio ELVAS lamenta a perda e envia as mais sinceras condolências à família.

Euromilhões com prémio de 82 milhões de euros

O sorteio do Euromilhões não teve vencedores do primeiro prémio. O próximo concurso do Euromilhões fica por isso com um jackpot de 82 milhões de euros.

O segundo prémio no valo de quase 500 mil euros saiu a dois apostadores no estrangeiro.

O terceiro prémio, de mais de 11 mil euros, vai para 19 apostadores, quatro deles em Portugal, enquanto o quarto prémio, de mil euros, vai ser entregue a 108 apostadores, 18 deles com aposta registada em território nacional.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 05, 07, 13, 19, 31 e pelas estrelas 02 e 09.

Baile da Pinha no CRP da Boa-Fé

O Centro Recreativo e Popular (CRP) da Boa-Fé organiza hoje o seu já tradicional Baile da Pinha.

Eduardo Roldão, da organização, refere que “este ano decidiram juntar o bar com a parte do baile. Vamos ter muita animação e vamos também encontrar o rei e rainha do baile”.

O baile está marcado para as nove da noite, nas instalações do CRP da Boa-Fé, e conta com animação musical a cargo de Bruno Pires.

Próximo Euromilhões com jackpot de 73 milhões de euros

O próximo concurso do euromilhões vai ter um jackpot de 73 milhões no próximo sorteio. Ninguém acertou na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de cerca de 176 mil euros, saiu a sete apostadores no estrangeiro. Já o terceiro prémio, de aproximadamente 32 mil euros, vai para nove apostadores, um deles em território nacional, enquanto o quarto prémio, no valor de cerca de 2.760 euros, será entregue a 51 jogadores, seis deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é constituída pelos números 17 – 18 – 19 – 24 – 40 e pelas estrelas 4 e 8.

62 milhões no Euromilhões de sexta-feira

O sorteio do Euromilhões de ontem, terça-feira, não teve vencedores do primeiro prémio. O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, fica, por isso, com um jackpot de 62 milhões de euros.

O segundo prémio também não teve vencedores.

O terceiro prémio, de mais de 250 mil euros, vai para quatro apostadores, um deles em Portugal, enquanto o quarto prémio, de quase 5 mil euros, vai ser entregue a 22 apostadores, dois deles com aposta registada em território nacional.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 6 – 10 – 16 – 39 – 46 e pelas estrelas 8 e 11.

Gala de Carnaval e baile no coliseu de Elvas

O desfile coreográfico dos grupos de Carnaval, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, está marcado para as 22 horas de hoje, segunda-feira dia 4.

Este é um momento onde os grupos do concelho mostram os seus trajes e coreografias preparadas nos últimos meses.

De acordo com informação disponibilizada pela Câmara Municipal de Elvas, a ordem de atuação é a seguinte: Associação Humanitária de Santa Eulália (“Lago dos Cisnes”), Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa (“Ouro sobre Azul”), Centro de Recreio Popular da Boa-Fé (“Peter Pan e Sininho”), Sociedade Recreativa 1º de Dezembro (“Tribo”) e Associação Aboim Jovem (“Futebol Americano”).

A Rainha do Carnaval Internacional de Elvas 2019, Inês Ramos, também vai estar presente nesta apresentação de coreografias. A entrada do público é livre.

Após a atuação dos grupos, segue-se pela madrugada fora, um baile com a presença em palco da “Orquestra d’Balho”.

Orquestra d’Balho anima Carnaval da Azevia

A Sociedade Recreativa 1º de Dezembro organiza hoje o seu já tradicional baile de Carnaval, “com animação a cargo da Orquestra d’Balho”, segundo Ana Dias, da organização.

O início do baile está marcado para as dez da noite, na sede da Azevia, contando com serviço de bar e muita animação.

Nuno Ezequiel constrói carros alegóricos em Elvas há 22 anos

O 23º Carnaval Internacional de Elvas, que já começou e termina a 5 de março, conta todos os anos com carros alegóricos. A Rádio ELVAS falou com o responsável pelos carros, o professor e escultor Nuno Ezequiel, que contou que tenta sempre que os carros alegóricos tenham figuras.

Nuno Ezequiel já constrói os carros alegóricos do Carnaval de Elvas há 22 anos e afirma que já deve ter feito algumas centenas. Afirma que gosta deste trabalho e que assim pôde desenvolver novas técnicas e trabalhar com materiais a que não estava habituado. Acrescentou ainda que como este ano só foram construídos dois carros lhe foi possível prestar mais atenção aos pormenores.

O Carnaval Internacional de Elvas termina na terça-feira com o corso no centro da cidade.

Próximo Euromilhões com prémio de 49 milhões de euros

Não houve vencedores do primeiro prémio do Euromilhões desta sexta-feira. O “jackpot” sobe por isso para os 49 milhões no sorteio da próxima terça-feira.
O segundo prémio, no valor de mais de 300 mil euros, saiu a quatro apostadores, um deles em Portugal.
O terceiro prémio, no valor de quase 20 mil euros, vai para 16 apostadores, três deles em território nacional, enquanto o quarto prémio, de quase 4 mil euros, vai ser entregue a 40 jogadores, cinco deles com aposta registada em Portugal.
A chave sorteada teve os números 6, 9, 19, 26, 31 e as estrelas 11 e 12.