Nuno Ezequiel, escultor dos carros alegóricos de Elvas

O 23º Carnaval Internacional de Elvas decorre entre amanhã, sexta-feira dia 1, e 5 de março, terça-feira, e conta todos os anos com carros alegóricos.

A Rádio ELVAS foi falar com o escultor e criador dos carros, o professor Nuno Ezequiel, que conversou sobre vários temas, desde os carros alegóricos deste ano, a como começou a fazê-los.

O Carnaval Internacional de Elvas começa com o desfile escolar das crianças, na manhã de sexta-feira, e termina com o corso no centro da cidade.

Euromilhões com prémio de 39 milhões de euros

O sorteio do Euromilhões não teve vencedores do primeiro prémio. O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, fica, por isso, com um jackpot de 39 milhões de euros.

O segundo prémio, no valor de cerca de 405 mil euros, saiu a dois apostadores, um deles em Portugal.

O terceiro prémio, de mais de 25 mil euros, vai para sete apostadores, um deles em território nacional, enquanto o quarto prémio, de quase 3 mil euros, vai ser entregue a 33 jogadores, quatro deles com aposta registada em Portugal.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 3, 15, 29, 35, 47 e as estrelas 3 e 4.

 

Governo anunciou apoios à agricultura na ordem dos 190 milhões

O governo anunciou apoios financeiros à agricultura na ordem dos 190 milhões de euros. O programa de financiamento à agricultura nacional é um complemento ao Programa de Desenvolvimento Rural para 2020 e vai estar disponível a partir de junho. O ministro da agricultura, Luís Capoulas Santos, afirma que a decisão serve para potenciar o setor.

Os apoios resultam de um acordo com o Banco Europeu de Investimento, já que, de acordo com o ministro, os fundos disponíveis no Programa de Desenvolvimento Rural não eram suficientes.

O apoio é reembolsável, com juros baixos e até dois anos de carência.

Podem candidatar-se a estes apoios todos os agentes económicos no setor da agricultura, como empresários agrícolas, agroindustriais e cooperativas.

Euromilhões com jackpot de 25 milhões de euros, para terça-feira

O próximo concurso do euromilhões vai ter um jackpot de 25 milhões de euros. Ninguém acertou na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de cerca de 367 mil euros, saiu a três apostadores no estrangeiro. O terceiro prémio, de cerca de 37 mil euros saiu a sete apostadores, um deles com aposta registada em território nacional. O quarto prémio, no valor de 2 000 euros, será entregue a 65 jogadores, dez deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada foi a seguinte:  03 – 27 – 29 – 33 – 50 e as estrelas 03 e 07.

Jackpot do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

O jackpot do Euromilhões, que atingiu cerca de 176 milhões de euros, saiu a um apostador no estrangeiro. O segundo prémio, de quase 318 mil euros, saiu a cinco jogadores, também no estrangeiro.

Já o terceiro prémio, cerca de 41 mil euros, vai para nove apostadores, um deles em Portugal. O quarto prémio, de quase 2500 euros, saiu a 77 apostadores, oito deles com aposta em Portugal.

A chave sorteada é composta pelos números 1 – 8 – 18 – 19 – 39 e pelas estrela 7 e 9.

Euromilhões com jackpot de 176 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões vai ter em jogo 176 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave vencedora.

O segundo prémio, no valor de cerca de 300 mil euros, saiu a seis apostadores, um deles em Portugal.

O terceiro prémio, de quase 25 mil euros, vai para 18 apostadores, quatro deles em território nacional.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números pelos números 15, 27, 34, 38, 49 e pelas estrelas 02 e 10.

Miguel Carvalho de regresso aos Bombeiros de Campo Maior

Miguel Carvalho (na foto) voltou a assumir o cargo de comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.

Em declarações à Rádio ELVAS referiu que “há muito trabalho para fazer” mas mostrou-se esperançoso “de que tudo vai chegar a bom porto”.

Miguel Carvalho refere que as principais dificuldades da corporação prendem-se “com a organização operacional”.

Miguel Carvalho já está a desempenhar funções apesar da nomeação aguardar ainda a homologação da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Euromilhões com jackpot de 164 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões vai ter um jackpot de 164 milhões de euros. Nenhum apostador acertou na chave vencedora.

O segundo prémio, no valor de quase de 300 mil euros, saiu a cinco apostadores no estrangeiro.

O terceiro prémio, de cerca de 50 mil euros, vai para sete apostadores, um deles em Portugal, enquanto o quarto prémio, de 4 mil euros, vai ser entregue a 41 jogadores no estrangeiro.

A combinação vencedora é composta pelos números 06 34 36 41 50 e pelas estrelas 01 e 05.

Combustíveis mais caros a partir de amanhã

O preço dos combustíveis vai aumentar a partir de amanhã, segunda-feira, dia 11, devido à subida dos preços dos derivados de petróleo (gasóleo e gasolina) e à queda do euro frente ao dólar.

Assim, o preço da gasolina sem chumbo de 95 octanas deverá aumentar um cêntimo e o gasóleo deverá aumentar 0,5 cêntimos.

Euromilhões com jackpot de 151 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões vai ter um ‘jackpot’ de 151 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

A combinação vencedora do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 11 – 12 – 13 – 39 – 46 e pelas estrelas 7 e 10.

O segundo prémio, no valor de 257.998,64 euros, saiu a sete apostadores no estrangeiro.

O terceiro prémio, de 52.579,47 euros, vai para oito apostadores no estrangeiro, enquanto o quarto prémio, de 4.676,03 euros, será entregue a 44 jogadores, um deles com aposta registada em Portugal.

Euromilhões com jackpot de 141 milhões de euros para sexta-feira

O próximo concurso do Euromilhões vai ter um jackpot de 141 milhões de euros. Ninguém acertou na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de cerca de 677 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro. O terceiro prémio, de cerca de 17 mil euros saiu a 18 apostadores, dois deles com aposta registada em Portugal. O quarto prémio, no valor de 3 200 euros, será entregue a 48 jogadores, cinco deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada foi a seguinte:  14 – 25 – 31 – 37 – 43 e as estrelas 2 e 3.

Luís Mourinha sai do Município de Estremoz

Luís Mourinha saíu do Município de Estremoz esta segunda feira, na sequência de um longo processo judicial em que foi decretada a perda de mandato pelo Tribunal.

A Câmara de Estremoz passa a ser dirigida pelo até aqui Vice-Presidente Francisco João Ameixa Ramos. De seguida apresentamos a carta de Mourinha aos estremocenses:

Caros Estremocenses,

Como é do conhecimento geral, o Tribunal Constitucional indeferiu o recurso que apresentei, no âmbito do processo que me foi movido pela LACE – Liga dos Amigos do Castelo de Évora Monte, tendo sido confirmada a sentença que me foi aplicada pelo Tribunal de Estremoz, a qual tem como pena acessória a perda de mandato.

Recordo que este processo teve início quando, em 2010, detetei a existência de várias irregularidades numa candidatura da LACE ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Associativo, tendo a referida associação utilizado parte do subsídio que lhe fora atribuído para a organização de uma atividade no castelo de Évora Monte em 2009, em outra completamente distinta e que implicou a realização de viagens ao estrangeiro por parte do seu Presidente da Direção, Eduardo Basso, e familiares.

Face a esta situação, suspendi de imediato o subsídio à LACE, enviando um ofício ao seu Presidente, e dei instruções para que os serviços municipais procedessem à análise do processo de candidatura, tendo-se concluído a existência de diversas irregularidades no mesmo. Para além de as verbas terem sido utilizadas em fim distinto daquele para as quais tinham sido atribuídas, a LACE não obteve da Câmara Municipal a devida autorização para que tal acontecesse, facto que foi devidamente confirmado pelo Presidente da Câmara à época, José Alberto Fateixa, durante a audiência de testemunhas no Tribunal.

Na sequência da carta que enviei, a LACE apresentou queixa contra a minha pessoa e, após uma absolvição e um arquivamento do processo, o Tribunal de Estremoz decidiu condenar-me pelo crime de prevaricação, punindo-me com 2 anos e 8 meses de prisão (pena suspensa) e perda de mandato, condenando-me ainda e ao Município com o pagamento de indeminizações à LACE.

Vingou a tese em Tribunal de que o não pagamento do subsídio à LACE não se deveu às irregularidades processuais e documentais comprovadamente demonstradas nessa sede (desvio de dinheiros públicos para utilização em fins diferentes dos deliberados pela Câmara Municipal), mas sim devido a um documento político e de indignação pessoal por mim subscrito e endereçado a Eduardo Basso, em resposta a um artigo difamatório por ele subscrito no Jornal Ecos.

Fui condenado por cumprir os meus deveres legais, enquanto Presidente da Câmara, gestor público e defensor dos dinheiros dos contribuintes, enquanto o causador dos factos e o verdadeiro prevaricador, vitimando-se, acabou por ser premiado com a dita sentença.

Tal como previsto na Lei, com a minha saída do Município de Estremoz, assumirá as funções de Presidente da Câmara o atual Vice-Presidente, Francisco João Ameixa Ramos, no qual deposito a minha inteira confiança para o desempenho destas funções.

Da minha parte, continuarei a acompanhar a atividade municipal e o desenvolvimento social e económico do Concelho de Estremoz e a estar atento aos anseios e aspirações dos Estremocenses, que me elegeram de forma inequívoca e dos quais continuarei a ser defensor incondicional.

No momento em que abandono as funções de Presidente da Câmara Municipal de Estremoz cumpre-me agradecer a todos a colaboração prestada à minha pessoa e à minha equipa, no desempenho das mesmas, estando sempre disponível para apoiar, naquilo que forem as minhas possibilidades futuras, o desenvolvimento sustentado do concelho de Estremoz.

Grato pela atenção dispensada, apresento os meus melhores cumprimentos.

Estremoz, 4 de fevereiro de 2019

 

O Presidente da Câmara

Luís Filipe Pereira Mourinha

Euromilhões com jackpot de 128 milhões de euros na terça-feira

O Euromilhões vai ter um jackpot de 128 milhões na próxima terça-feira. Nenhum apostador acertou na chave sorteada. Em Portugal, saiu um segundo prémio, cerca de 508 mil euros.

O terceiro prémio, quase 28 mil euros, saiu a 17 apostadores, três deles com aposta em Portugal. O quarto prémio, cerca de 4 mil euros, vai ser entregue a 57 jogadores, seis deles em Portugal.

A chave sorteada é composta pelos números 03-21-26-41-46 e pelas estrelas 01 e 06.