Alerta de chuva e vento nas próximas horas

ChuvaEVentoForte.jpgO Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um comunicado devido ao agravamento das condições meterológicas nas próximas horas.

A precipitação será, pontualmente, forte e localizada (>10 mm/h), mas persistente ao longo dos próximos dias, intensificando-se a partir do final do dia de hoje em todo o território.

O vento será mais intenso a partir da tarde de hoje e, entre amanhã e sexta-feira, prevê-se o agravamento, com as rajadas a poderem atingir os 100 Km/h nas terras altas e 80 Km/h no restante território. Não se de exclui a possibilidade de ocorrer fenómenos localizados extremos de vento.

Face à situação acima descrita, podem ocorrer fenómenos como por exemplo piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo ou possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, devido a acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem.

Por esta razão a Autoridade Nacional de Proteção Civil recorda algumas medidas a ter em conta: garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, não retirar inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias.