O Município de Montemor-o-Novo convida a conhecer ou recordar a extraordinária vida de João Cidade, mais tarde São João de Deus, desafiando todos os queiram, a participar no Concurso Literário e escrever um conto infantil sobre São João de Deus.
O concurso literário Conto infantil sobre S. João de Deus, cujo prémio tem um valor de 1500 euros, é uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo, que pretende selecionar um conto infantil para publicação em livro, com o objetivo de valorizar e promover do património cultural do concelho.
Os trabalhos a concurso deverão ser inéditos e deverão ser enviados até ao próximo dia 8 de março. As normas de participação neste concurso estão disponíveis no site do Município de Montemor-o-Novo.
Há mais de 500 anos nasceu em Montemor-o-Novo aquele que viria a tornar-se São João de Deus. Homem do povo, que cedo partiu da sua terra. João Cidade foi soldado, vendedor ambulante, até que um dia “saiu fora de si” e transformou o seu caminho. Para muitos, perdeu o juízo, mas cedo se percebeu que apenas queria ajudar os pobres e os doentes.
Esta é uma épica crónica, de voltas e reviravoltas, descobertas e reconversão, de uma vida que foi invulgar e inspiradora. São João de Deus foi canonizado em 16 de outubro de 1690. É patrono dos hospitais, dos doentes e de todos os que prestam assistência aos doentes. São João de Deus também é patrono da cidade espanhola de Granada e de Montemor. O dia 8 de março, dia em que se celebra o nascimento de S. João de Deus, é feriado municipal em Montemor-o-Novo.