Noite com 23 golos no Torneio de Futsal Ricardo Gama “Pita”

Foto arquivo

O Torneio de Futsal Ricardo Gama “Pita” continua a ser disputado com entusiasmo, por seis equipas em cada noite. Nesta sexta-feira, 11 de agosto, foram marcados 23 golos, com os resultados seguintes: Belhó Raposeira, 4 – Boa-Fé, 4 (seniores); Cláudia Viagens, 2 – Oneratus, 2 (veteranos); e Unossobar, 9 – Revoltilho, 2 (seniores).

A prova regressa na próxima segunda-feira, dia 14, com os encontros que se seguem: às 21 horas, Bolos Belchior – Bombeiros (seniores); às 22 horas, Quinta da Rita – Revoltilho (veteranos); e às 23 horas, Bairro das Caixas – Boa-Fé (seniores).

A organização é da Associação Desportiva do Bairro das Caixas e o torneio disputa-se no recinto polidesportivo do Jardim Municipal, em Elvas.

Leangel Linarez bisa na Volta a Portugal e é o novo camisola amarela

Foto: Podium Events / Matias Novo

Leangel Linarez, da equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, bisou esta sexta-feira, 11 de agosto, ao vencer a segunda etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou Abrantes a Vila Franca de Xira, num total de 177,3 quilómetros.

O ciclista venezuelano assume agora, depois desta vittória, a camisola amarela.

Amanhã, sábado, 12 de agosto, a terceira etapa liga Sines a Loulé, num total de 191,8 quilómetros, com três metas volantes, em Odemira, Ourique e Almodôvar, e duas contagens de montanha de quarta categoria.

 

Demonstração de Tag Rubgy este sábado em São Vicente

Imagem: Rugby Clube de Elvas (Facebook)

A percorrer das festas de verão das freguesias do concelho, o Rugby Clube de Elvas, depois de ter passado, no fim de semana passado pela Terrugem, promove amanhã, sábado, 12 de agosto, uma demonstração de Tag Rugby, em São Vicente e Ventosa.

A iniciativa está marcada para as 9h30. “Procura-nos e experimenta”, diz o clube no cartaz que promove a atividade.

Jovens de Campo Maior entram grátis nas piscinas municipais este sábado

O Município de Campo Maior oferece entrada gratuita nas piscinas municipais, este sábado, 12 de agosto, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Juventude.

As piscinas são gratuitas, neste dia, para todos aqueles que tenham idade compreendida entre os 13 e os 29 anos, mediante a apresentação do Cartão de Cidadão.

Bombeiro de Vila Viçosa ajuda cão em dificuldades em incêndio de Odemira

A ajudar no combate às chamas em Odemira, incêndio que, entretanto, já foi dominado, um operacional dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa salvou um cão, que se encontrava sedento e em dificuldades.

Este gesto do bombeiro da corporação calipolense foi partilhado, através de um vídeo, nas redes sociais dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa. Nesse vídeo (que é possível ver aqui), o bombeiro dá água a beber, com um balde, ao animal, que mal se conseguia levantar.

“Eles também merecem a nossa ajuda e a nossa atenção. Uma grande atitude dos nossos operacionais de Vila Viçosa no incêndio de Odemira”, lê-se na legenda do vídeo partilhado.

De recordar que o incêndio em Odemira, que deflagrou no passado sábado, 5 de agosto, acabou por se estender a Aljezur e Monchique. As chamas queimaram mais de oito mil hectares de floresta, tendo ficado feridas 42 pessoas. Foram resgatados mais de 120 animais.

Lançado o concurso público internacional para a construção da Barragem do Pisão

O lançamento do concurso público internacional para a Empreitada Geral de Construção das Infraestruturas Primárias de Regularização de Caudais do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (AHFM Crato) – Barragem e Central Hidroelétrica do Pisão, foi aprovado, ontem, 10 de agosto, pelo Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que reuniu no Centro Cultural de Campo Maior.

Este “é um momento histórico na vida do projeto, usualmente, conhecido como Barragem do Pisão, caracterizada por décadas de avanços e recuos, motivados por mudanças estratégicas, mas que nunca colocaram em causa a sua importância central quer para a região do Alto Alentejo como para o país. É por isso, um momento de grande simbolismo ao marcar o avanço material das operações que irão conduzir à construção”, refere a CIMAA, em comunicado.

A abertura deste concurso público internacional, cujo projeto de execução atinge cerca de 70 milhões de euros, inclui a própria parede da barragem e a central mini-hídrica, mas também outras infraestruturas dependentes como os acessos à barragem e à central, a torre de tomada de água, a galeria de derivação provisória, duas estações elevatórias (uma para abastecimento urbano e outra para rega do bloco do Crato), um descarregador de cheias e o desvio provisório do rio para permitir a construção da própria barragem. A altura máxima da barragem acima da fundação será de 54 metros e a albufeira criada terá 726 hectares de área inundada, totalizando 116,2 hectómetros quadrados de armazenamento total.

O AHFM do Crato tem ocupado um lugar cimeiro na estratégia da CIMAA para todo o Alto Alentejo, corporizando a vontade, a união, a concertação e os esforços dos 15 municípios, que se alinham em torno deste projeto, cujo potencial ambiental, agrícola, económico e social, é superior a qualquer divergência política e partidária. Por outro lado, importa reforçar que a CIMAA, enquanto entidade gestora do projeto, trabalha desde o primeiro momento como uma equipa empenhada e rigorosa, provando a sua capacidade para gerir, não só, o maior investimento alguma vez realizado no Alto Alentejo, como um dos mais complexos projetos sob a alçada intermunicipal.

IPDJ assinala Dia Internacional da Juventude em Évora este sábado

O Dia Internacional da Juventude celebra-se amanhã, dia 12 de agosto e este ano, as comemorações têm como tema, definido pela ONU, “Competências Verdes para Jovens: Rumo a um Mundo Sustentável”.

Este ano as comemorações regionais do IPDJ Alentejo, levadas a efeito em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Évora, o Conselho Nacional de Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis e a Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo, realizam-se em Évora.

O objetivo passa por proporcionar aos participantes um conhecimento do património cultural da cidade, através de um jogo de equipa que simultaneamente permitirá o desenvolvimento de tarefas relacionadas com a sustentabilidade ambiental e o conhecimento da biodiversidade urbana; dar a conhecer o IPDJ e a importância da comemoração do Dia Internacional da Juventude; trabalhar as questões da sustentabilidade ambiental através de dinâmicas e ações de sensibilização; conhecer os locais mais emblemáticos da cidade e da sua história observando, através do olhar dos jovens, as questões da sustentabilidade em meio urbano; recolher o maior número de beatas encontradas no percurso do jogo; identificar possíveis soluções sustentáveis às problemáticas encontradas nos locais do percurso do jogo.

As comemorações deste dia, em Évora, contemplam a realização de um jogo de cidade com diversas pistas e tarefas a executar ao longo de um percurso na cidade, terminando com atividades de sensibilização nas piscinas municipais desta cidade.

A concentração está marcada para as 10 horas, junto ao IPDJ. Para além disso,neste dia, a entrada nas piscinas municipais será gratuita para os jovens até aos 30 anos, numa oferta do município eborense. Haverá prémios e brindes para todos os participantes nas atividades.

Os interessados em participar no jogo de cidade devem inscrever- se AQUI.

O programa das atividades é o seguinte:

10 horas– Concentração dos jovens na sede da Direção Regional do Alentejo do IPDJ ( R. da República, 119)

10:30 horas – Acolhimento dos participantes pelo Diretor Regional do Alentejo do IPDJ e representantes da Câmara Municipal de Évora, CNJ, FNAJ e FRAJ;

10.40 horas- inauguração da instalação coletiva “Caixas do Tempo”

10:50 horas – Formação das equipas

11 horas – Inicio do jogo de cidade “Évora, cultural e sustentável”

13 horas – Chegada das equipas à Piscina Municipal de Évora

13.30 horas – Almoço oferecido aos participantes no jogo de cidade

14.30 horas – Jogos, Oficinas Diversas e sunset com DJ Miguel Silva

16.30 horas – encerramento da iniciativa

São Vicente em festa com bailes, discotecas e atividades tauromáquicas

Imagem de arquivo

São Vicente e Ventosa está em festa, entre esta sexta-feira, 11 de agosto, e a próxima terça-feira, dia 15.

As festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, naquela freguesia do concelho de Elvas, iniciam-se hoje com uma largada de touros, pelas 18h30. Segue-se um baile com o duo musical Nem + Nem -, a partir das 22 horas, terminando a noite ao som de DJ Boss Dici.

Amanhã, sábado, dia 12, pelas 18h30, há tourada à vara larga; às 22 horas, baile com Jorge Gomes; e a partir da 1 hora, discoteca com DJ Amanda.

Já no domingo, depois de mais uma largada de touros (18h30), é David Melão quem anima o baile (22 horas) e o DJ Pirico a discoteca.

Na segunda-feira, dia 14, véspera de feriado nacional, há nova tourada à vara larga, às 18h30, e baile com Bruno Pires, a partir das 22 horas. DJ Dinga é o responsável por animar os presentes pela madrugada fora.

Por fim, na terça-feira, após o tradicional peditório da colcha, realiza-se, às 10h30, uma missa, seguida de procissão, que será acompanhada pela Banda 1º de Dezembro, de Campo Maior. As festas encerram com uma terceira largada de touros (18h30).

Estas festas, organizadas pela associação Frases Pitorescas, contam com serviço de bar, para além de uma tômbola e insufláveis, para os mais novos.

Touros no primeiro dia das Festas de Monforte esta sexta-feira

Uma corrida de touros, marcada para as 22 horas, é a nota mais saliente da programação desta sexta-feira, dia 11, primeiro dia das Festas em honra de Nossa Senhora do Parto, em Monforte.

“A Herança do Faustino Miséria” é o título da peça de teatro apresentada às 21 horas pelo Grupo de Teatro Pensennisso, da Sociedade Filarmónica Monfortense. O arraial começa às 23 horas, com animação musical assegurada pelo DJ “Mike J”, integrado no Agita Gente.

Estas festas decorrem com um programa variado até ao próximo dia 15, terça-feira e feriado nacional.

Alter do Chão: Festas de Verão de Chança têm início esta sexta-feira

As Festas de Verão de Chança têm início esta sexta-feira, 11 de agosto, na antiga escola primária desta freguesia do concelho de Alter do Chão e decorrem até à próxima segunda-feira, 14 de agosto.

Raquel Palmeiro, vereadora da Câmara Municipal de Alter do Chão, revela que as festividades contam com “um serviço de bar e restauração”, e que ao contrário dos anos anteriores, “alteraram o espaço da festa”, sendo este “mais acolhedor”.

A vereadora adiantou ainda, que haverá, no decorrer das festas, “bailes com vários artistas”, e que no último dia a festa vai realizar-se no centro da localidade.

As festividades contam com o apoio da junta de freguesia e o apoio da instituição local.

Festas de Verão da Freguesia de Chança que decorrem entre hoje, 11 de agosto, e a próxima segunda-feira, 14 de agosto, na antiga escola primária desta freguesia do concelho de Alter do Chão.

As Festas abrem hoje às 20 horas, seguindo-se às 21.30 horas a atuação do Duo Lunar.

Requisitos necessários para viajar na rubrica da DECO

Nesta altura de férias, quem tenciona viajar dentro do Espaço Económico Europeu alargado, apenas necessita de levar consigo o passaporte ou cartão de cidadão, incluindo as crianças.

No entanto, para quem vai viajar para países fora da União Europeia, é necessário ter sempre o passaporte atualizado, e no caso de alguns países, como de Ásia ou África, é necessário ainda ter visto.

Os turistas portugueses que vão viajar para os Estados Unidos da América, por um período igual ou inferior a 90 dias, estão isentos do visto, requerendo apenas uma autorização de viagem.

Tudo para saber sobre o assunto na rubrica desta semana da Associação para a Defesa do Consumidor, com a jurista da DECO Alentejo, Ana Sofia Rosa. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Colisão de duas viaturas ligeiras em Campo Maior faz um ferido

A colisão de dois veículos ligeiros na manhã desta sexta-feira, 11 de agosto, nas curvas do Barata, na Estrada Municipal 1117, em Campo Maior, resultou num ferido leve.

O ferido, um homem de 64 anos, de acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, foi transportado ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas, para observação.

O alerta para esta ocorrência foi dado às 11h20, “via 112”, informa a mesma fonte, dando conta que o trânsito naquela via, depois de ter estado interdito, foi normalizado às 11h51.

Para esta ocorrência foram mobilizados os Bombeiros de Campo Maior e uma patrulha da GNR, num total de 11 operacionais e quatro viaturas.

O impacto das apostas desportivas na economia portuguesa

O aumento do interesse em apostar em eventos desportivos tornou as apostas desportivas numa parte importante da economia portuguesa.

Devido à aprovação pelo país das apostas desportivas online em 2015, diferentes casas de apostas legais, como as listadas no Match Center PT, entraram no mercado. No entanto, os impactos na economia portuguesa são bastante consideráveis.

Calcula-se recentemente que cerca de 7% do país já aposta online. Para além disso, o último trimestre de 2022 significou um crescimento de 8,6% em valores de receita bruta e 17,5% de jogadores registando novas contas.

No entanto, mais de 2.000 novos empregos foram criados em Portugal, como resultado direto da expansão deste sector.

Influência das apostas desportivas na economia portuguesa

Portugal aposta no desporto há muito tempo, mas o governo não aprovou as apostas desportivas online até 2015.

Isto provocou um aumento de empresas de apostas desportivas em Portugal, e desde então a indústria expandiu-se para se tornar um importante motor de crescimento do PIB na nação.

O governo esperava que ao legalizar as apostas desportivas, pudesse trazer mais dinheiro e ajudar a reduzir a dívida. Também se previa que os biliões de euros em apostas desportivas ilícitas seriam reduzidos como resultado da legalização das apostas desportivas.

Os lados favoráveis das apostas desportivas online em Portugal

Mais dinheiro nos cofres devido a melhores finanças públicas

O governo português tem visto um enorme aumento de rendimentos desde que as apostas desportivas foram legalizadas.

De acordo com estimativas recentes, o rendimento total produzido pelo mercado de apostas desportivas online português é de €940.000 por hora, com o governo a receber €560 milhões em impostos.

Este dinheiro tem permitido ao governo gastar em diferentes sectores do negócio e tem servido para diminuir o défice.

Estimulando o mercado de trabalho

As apostas em eventos desportivos também impulsionaram a economia, ajudando a empregar uma grande quantidade de pessoas.

Como resultado da recente expansão do sector, um grande volume de novos negócios estabeleceu-se em Portugal, proporcionando aos locais as tão necessárias possibilidades de emprego.

A European Gaming and Betting Association (EGBA) descobriu que as apostas desportivas na internet em Portugal aumentaram o emprego de mais de 2.000 pessoas em 2022.

Aumento da atividade turística

O sector turístico em Portugal também tem beneficiado com o aparecimento das apostas desportivas. Desde o regulamento das apostas desportivas, muitas casas de apostas tornaram-se patrocinadores oficiais da Primeira Liga e do Estoril Open.

Depois há também as melhores equipas da Primeira Liga Portuguesa, onde temos equipas equipas como o FC Porto, Benfica e Sporting. Estas três equipas são conhecidas, há alguns anos em conjunto com Braga, por disputarem as fases finais da Champions League ou da UEFA Europa League, o que traz para o nosso país apostadores de diferentes regiões, como a Alemanha, Reino Unido, Itália ou Espanha.

Com estes fãs de grandes equipas em Portugal, as apostas desportivas são impulsionadas enquanto a sua estadia beneficia também o sector hoteleiro, restaurantes e transportes.

Milhares de adeptos visitam Portugal habitualmente para ver estes jogos e torneios. Por isso o sector turístico, uma parte importante do sucesso de Portugal, tem beneficiado com a presença destes adeptos e como descobrem assim o nosso país.

Impacto negativo das apostas desportivas na economia portuguesa

As pessoas que se tornam viciadas no jogo podem gastar mais dinheiro em apostas desportivas do que podem gastar, o que pode ter um impacto negativo nos gastos da família como um todo.

Isto pode causar dificuldades financeiras para eles e para as suas famílias, o que por sua vez pode ter um impacto na indústria como um todo devido à redução dos gastos.

Para além de afetar outros sectores da economia, como os sectores turístico e de ócio, as apostas desportivas também podem gerar rivalidade. Uma quebra nos rendimentos destes sectores tem o potencial de ter um efeito prejudicial sobre a economia como um todo.

No entanto, a indústria do casino demonstrou em vários lugares que se tornou uma importante fonte de rendimento turístico, especialmente em lugares como Las Vegas ou Macau.

Por isso, a forma como Portugal irá enfrentar esta nova tendência de apostas desportivas legalizadas e com ela os jogos de casino online dependem do governo e de como irá combinar esta nova fonte de rendimento com a secção de turismo.

Conclusão

Em geral, as apostas desportivas em Portugal têm tido um efeito variado na economia portuguesa. Pelo lado positivo, reforçou a economia ao criar novos empregos e rendimentos fiscais para o governo e para o sector do turismo.

Os seus resultados negativos, como o jogo problemático e as suas consequências, são típicos de muitos países. Portanto, depende do governo controlar o sector de forma a limitar as más consequências do sector, optimizando as suas consequências positivas.

Raya esta sexta-feira na primeira noite das Festas de Fronteira

Os espanhóis Raya (na imagem), hoje, 11 de agosto, Carolina Deslandes, amanhã, dia 12, e Miguel Azevedo, no domingo, dia 13, animam as tradicionais festas de verão de Fronteira, em honra de Nossa Senhora da Vila Velha.

Com um cartaz “diversificado e bastante atrativo”, o presidente da Câmara de Fronteira, Rogério Silva, assegura que estas festas, com entradas gratuitas e que são as últimas a realizarem-se no concelho, são “mais uma oportunidade” para visitar a vila.

“À semelhança do que tem acontecido nos outros anos, aquilo que tentamos sempre, e à semelhança daquilo que também se faz nas freguesias, é trazer pessoas ao nosso concelho”, adianta o autarca.

Esta festa de verão é marcada, não só, pelos espetáculos musicais, que revelam uma grande dinamização e animação no centro da vila de Fronteira, mas também pelas tradicionais cerimónias religiosas.

Esta sexta-feira, as festas iniciam-se com uma eucaristia no Santuário de Nossa Senhora da Vila Vilha, seguida de procissão. Segue-se um baile ao som de Jorge Gomes, no coreto. No palco principal, atuam Os Raiz e os Raya. A animação prossegue noite dentro com DJ Moreno.

Já amanhã, sábado, dia 12, depois de eucarista na Igreja Matriz, há animação musical, no coreto, com Paulo Lopes. Segue-se, no palco principal, o concerto de Carolina Deslandes e discoteca com Oskar DJ.

Por fim, no domingo, dia 13, decorre mais uma eucarista, desta vez com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado, de Elvas, seguida de procissão. A animação no coreto está a cargo do Duo Hélio e Eurico. Ao palco principal sobem SLAP e Miguel Azevedo.

Todas as missas e procissões ocorrem ao final da tarde. Conheça o programa completo:

Governador Mouaad Jamai (Marrocos) recebido em Elvas

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, recebeu ontem, quinta-feira, dia 10 de agosto, a visita do Wali Mouaad Jamai, da região marroquina de L’Oriental, localizada na fronteira com a Argélia.

Mouaad Jamai tem o cargo de Wali, que significa presidente, é uma posição de grande relevância, nomeada pelo Rei de Marrocos. Coordena atualmente nove governadores na Região L’Oriental. Em Marrocos têm apenas 12 Walis.

Esta visita surge na sequência do Festival Sete Sóis Sete Luas realizado em julho, um evento de intercâmbio cultural, que já faz parte da agenda de verão de Elvas. Mouaad Jamai está em férias a visitar as cidades portuguesas que integram o Festival Sete Sóis Sete Luas, nesta viagem por Portugal fez-se acompanhar pela esposa, pelo diretor do Festival, Marco Abbondanza e pelo colaborador e antigo presidente de Ponte Sor, João Taveira Pinto.

Esta visita representa uma parceria duradoura entre Marrocos e Portugal, fortalecendo os laços entre os dois países e abrindo novas perspetivas para colaborações mutuamente benéficas em diversos setores.

No que diz respeito a Elvas, Wali, ficou encantado com a beleza da nossa cidade. Mouaad disse que é “interessante ouvir o presidente falar sobre o potencial de Elvas” e acrescentou que “tenho muito a aprender com o presidente, tem muita experiência e visão, só tenho pena de não o ter conhecido há mais tempo”. Para terminar pediu para continuar a manter o contato com o presidente da Câmara de Elvas porque acredita que “a aproximação cultural pode também aproximar a nível económico”.

O presidente da Câmara de Elvas recebeu a visita do presidente de Marrocos com enorme gratidão, ficou extremamente contente por existir uma aproximação entre as duas cidades, Elvas e L’Oriental e mostrou interesse em haver uma geminação para poderem trabalhar em conjunto.

Portugal e Marrocos celebram em 2024 os 250 anos do Tratado de Paz. São dois países que têm que unir forças e trabalhar em prol da cultura e da economia.

O diretor do Festival Sete Sóis Sete Luas mostrou interesse em haver um intercâmbio de culturas, deixando o convite para que “gentes” de Elvas se desloquem até Marrocos para mostrarem a gastronomia, a cultura musical e as tradições.

De forma a enriquecer as relações culturais entre os dois países, Mouaad Jamai e a comitiva pernoitaram em Elvas, para visitarem o Museu de Arqueologia e o icónico Forte da Graça, locais que testemunham a rica herança cultural e histórica da nossa região.

Jovens não pagam entrada este sábado nas Piscinas de Arronches e Esperança

Celebra-se amanhã, sábado, 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude. Por esta ocasião, a Câmara de Arronches vai permitir aos jovens, dos 12 aos 25 anos, que acedam, de forma gratuita, às piscinas municipais da vila, bem como da freguesia de Esperança, onde haverá animação com DJs, a partir das 16 horas.

Esta atividade, revela a vereadora Maria João Fernandes, realiza-se à semelhança de outras que, em anos anteriores, autarquia tem procurado promover nesta data.

Na piscina de Arronches, encarregue por animar os jovens, entre as 16 e as 20 horas, vai estar o DJ Mike J, enquanto em Esperança, a animação musical, no mesmo horário, vai ser da responsabilidade do DJ PG.

“Será uma tarde animada, de forma a que a nossa juventude tenha aqui mais uma iniciativa de convívio e lazer, junto das piscinas, que é um local aprazível”, diz ainda a vereadora.

Esta noite há enramação no Jardim da Avenida em Campo Maior

Foto arquivo

A Feira de Santa Maria de Agosto tem início amanhã, sexta-feira, 12 de agosto, e como não poderia deixar de ser, e mesmo sem a realização, este ano, das Festas do Povo, esta noite de quinta-feira, 11 de agosto, é de enramação de alguns troços do jardim municipal, com flores de papel.

Para estes pequenos apontamentos, contribuíram as mãos das “técnicas do município, bem como da Santa Casa de Campo Maior e de particulares, pelo gosto que sentem pela elaboração das flores de papel”, revela a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, adiantando que serão “três troços do jardim que estarão ornamentados”.

A vereadora acrescenta que esta iniciativa pretende “motivar a população, para que reflita e sinta necessidade de que, no próximo ano, se possam realizar as Festa do Povo, e que comecem a pensar em inscrever as suas ruas, porque sem isso, nada será possível e, tal como o nome indica, são as festas do povo”.

Ao final da tarde de hoje e durante as primeiras hora da noite serão engalanadas três troços do jardim municipal de Campo Maior, com as flores de papel.

 

Empreendedores que usaram o amor pelos games para criar o seu negócio

Em agosto, se comemora o mês do gamer, e o Dia do Gamer, data criada na Espanha em 2008, é celebrado no dia 29 deste mês. O setor dos jogos engloba diversos elementos, caracterizando um mercado que movimenta mais de US$ 200 bilhões mundialmente e uma comunidade complexa, que vem se tornando cada vez mais importante na perspetiva do empreendedorismo, geração de empregos e negócios como um todo.

Para celebrar o mês dos gamers, a Forbes Brasil está apresentando três histórias de gamers empreendedores no decorrer de agosto, e uma delas é a de Susy Egert. Natural do Mato Grosso do Sul, Susy Egert contou à revista como deixou de ser corretora de imóveis para arriscar tudo e se tornar dona de uma equipe de e-sports, a INCO Gaming.

“No início, enfrentei dificuldades com as pessoas ao meu redor, pois muitos não viam os games como um negócio sério. Porém, ao abrir a INCO Gaming e envolver minha família, amigos, advogados e contador nessa jornada, eles puderam ver que não era apenas uma brincadeira, mas sim um negócio real e promissor. Hoje, eles são fãs e me apoiam, estudaram para me guiar nessa jornada”, explicou a empresária. Atualmente com 34 anos, Egert já movimentou R$ 2 milhões com a sua empresa.

Outros gamers com destaque no empreendedorismo mencionados pela matéria da Forbes Brasil, são Pedro Henrique (23 anos), de Ribeirão Pires (SP), da Caxa Games e Gamer House Brasil, e Lucio ‘Cerol’ (30 anos), do Rio de Janeiro (RJ), da Fluxo e Rasek.

Indústria dos games

Em março de 2023, a Pesquisa Game Brasil (PGB) divulgou os resultados de entrevistas feitas com 14.825 pessoas em todos os estados do país em janeiro deste ano, e revelou que os jogos e desportos eletrónicos se tornaram uma alternativa relevante de carreira e formação no Brasil. O levantamento destacou que 58,3% dos gamers acreditam que a indústria brasileira dos jogos eletrônicos traz boas oportunidades de carreira.

Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pelo SX Group e Go Gamers, em parceria com a Blend New Research e ESPM, os jogadores entrevistados se mostraram otimistas com oportunidades de emprego em áreas como criação de conteúdo (68,3%); publicação ou marketing (68%); programação (66%); efeitos visuais (65,7%); e arte, ilustração ou animação de jogos (65%).

Em 2022, o mercado dos jogos movimentou US$ 2,4 bilhões no Brasil e a expectativa é de que, até 2024, ele ultrapasse os US$ 220 bilhões globalmente. Um setor que vem seguindo essa tendência é o de iGaming, que inclui segmentos como apostas esportivas, cassinos online, bingo e poker. Isso porque muitos brasileiros acessam as plataformas de cassinos confiáveis listados no site e encontrados no Cassinos.Info, para se divertir com inúmeras modalidades de forma segura. Nessa lista de cassinos confiáveis e seguros, novos jogadores ainda encontram cupons exclusivos de bônus de boas-vindas e rodadas grátis, que podem melhorar a sua experiência geral durante a jogatina.

Marco legal dos jogos

Uma novidade para o setor dos games no Brasil é que ele está prestes a ser regulamentado pelo marco legal dos jogos eletrônicos. Com esse novo conjunto de normas leis e diretrizes descritas no o PL 2.796/2021, de autoria do deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP), serão regulados os processos vinculados aos games, como fabricação, importação, comercialização, desenvolvimento, prestação de serviços relacionados a eles e seu uso comercial.

A criação desse marco legal coloca especialistas do segmento em lados diferentes da moeda. Enquanto alguns acreditam que o ambiente de negócios irá piorar caso a legislação seja aprovada, outros consideram que as regras devem ser postas em prática com urgência para garantir a segurança jurídica dos players e jogadores.

 

Rancho Folclórico de Elvas atua domingo na Praça da República

Entre amanhã, sábado, 12 de agosto, e segunda-feira, dia 14, são seis os grupos de folclore que sobem ao palco da Praça da República de Elvas: dois portugueses, incluindo o de Elvas, e quatro estrangeiros, do Equador, Argentina, Perú e Polónia.

Todos anos, segundo revela o diretor do Rancho Folclórico de Elvas, Júlio Jesus, se tem procurado trazer grupos diferentes a este festival, promovido pelo município, sendo isso “bom”, quer para o grupo da terra, quer para aqueles que visitam a cidade. “Damos a conhecer a nossa cidade e vamos a outros lados, por isso, quanto mais mudanças houver nos grupos que cá vêm, melhor para nós e para eles”, assegura.

Tendo já tido mais elementos que aqueles com que conta atualmente, diz Júlio Jesus, é preferível o Rancho Folclórico de Elvas ter um grupo mais reduzido, tendo em conta as despesas associadas às deslocações para as atuações. O responsável explica ainda que o grupo conta com o apoio da autarquia de Elvas, com transporte e alojamento, sempre que vai atuar fora.

“Andamos aqui de borla, que não ganhamos um tostão; vamos por aí, a fazer 350, 400 quilómetros, e todos os elementos gastam dinheiro nas viagens. Pelo menos, temos de ser recompensados no transporte e na dormida, nada mais”, diz ainda.

Com pena que, em Elvas, “não haja mais interesse” no folclore, Júlio Jesus lembra que o grupo alcança os seus 50 anos já em 2024.

Amanhã, a partir das 21h30, na Praça da República de Elvas, atuam o Grupo Folclórico de Paredes do Bairro, em Anadia, e o Centro Cultural Ecuatoriano Tradi Arte.

O Rancho Folclórico de Elvas e o Grupo Folklórico Acuarelas Americanas, da Argentina, sobem ao palco no domingo.

Na segunda-feira, encerram a programação desta 33ª edição do Festival Internacional de Folclore a Associação Tradicional de Arequipa Tradiciones, do Perú, e o Grupo de Música e Baile Kujawy, da Polónia.