Festas em Esperança têm início esta sexta-feira à noite

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Esperança, no concelho de Arronches, decorrem de 4 a 9 de agosto, numa organização da associação “Esperança sobre Rodas”.

Os festejos iniciam-se esta sexta-feira, dia 4, pelas 21 horas, com uma largada de touros, seguindo-se, à meia-noite, no Campo da Feira, uma atuação do DJ PG.

No sábado, dia 5, pelas 9h30, há peditório pelas ruas da freguesia, acompanhado pela Banda da Sociedade Recreativa Alegretense, associação de festas e autoridades civis e militares. Às 11 horas, decorre uma missa solene, seguida de procissão, em honra de Nossa Senhora da Esperança, pelas principais ruas da freguesia, acompanhada pela banda. Pelas 18 horas, tem início uma tourada à vara larga, e às 22 horas, um baile com a banda Star Band. Eduardo Santana atua a partir da meia-noite, continuando o baile, a partir da 1 hora.

Já no domingo, dia 6, pelas 8h30, tem início um passeio de motorizadas; às 9h30, decorre um tradicional jogo de futebol entre casados e solteiros; às 15 horas, há missa pelos paroquianos vivos e falecidos da freguesia; às 18 horas, nova largada de touros; às 22 horas, baile com a banda Semibreve; e às 23 horas, demonstração de dança pelas alunas da Escola Silvina Candeias, seguido do Grupo de Sevilhanas Flamencura.

Na segunda-feira, 7 de agosto, pelas 18 horas, decorre mais uma largada de touros; às 22 horas, há baile com Bruno Pires; e à 1 horas é servida a tradicional açorda alentejana.

Nos últimos dois dias do evento, 8 e 9 de agosto, os festejos fazem-se com largada de touros, a partir das 21 horas. Todas as atividades tauromáquicas são realizadas com gado da Ganadaria Irmãos Serpa.

Equipa elvense de Pool vence Campeonato Distrital e vai ao Nacional

A equipa “Europa Bar”, formada por cinco amigos de Elvas, decidiu aventurar-se na competição de Pool, tendo vencido o Campeonato Distrital da modalidade, em Estremoz.

Um dos elementos da equipa, Carlos Lascas, que revela que pela frente encontraram outras oitos (uma de Campo Maior, uma de Évora e seis de Estremoz), garante que não esperavam vencer a competição. “O esperado era passar à fase seguinte, mas não esperávamos chegar tão longe como chegámos”, começa por dizer. “A segunda volta foi a melhor que fizemos, em que tivemos um empate e o resto tudo vitórias”, acrescenta.

Com a vitória neste Campeonato Distrital, para o qual se inscreveram “à última da hora”, estes cinco elvenses conseguiram o apuramento para o Campeonato Nacional, a decorrer na Azambuja, no distrito de Lisboa, de 8 a 10 de setembro.

Agora, e até ao Nacional, e sem mesas próprias de Pool, em Elvas, a equipa vai deslocar-se a Estremoz, para poder fazer os seus treinos. “Vamos tentando praticar cá também, ainda que não tenhamos a disponibilidade dessas mesas em Elvas”, revela Carlos Lascas. Com a ida ao Nacional, o objetivo diz ainda Carlos Lascas, é, sobretudo, “aprender”: “não estamos habituados ainda a estas coisas, mas vamos tentar dar o nosso melhor”.

Hoje mesmo, quinta-feira, 3 de agosto, três dos elementos desta equipa foram recebidos pelo presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, nos Paços do Concelho. Carlos Lascas explica que, para que a autarquia possa apoiar a equipa, esta terá que se associar a uma coletividade do concelho que, ao que tudo indica, será o “Grémio”.

A intenção é que também no “Grémio” possam ser instaladas duas meses de Pool: “para podermos aumentar isto cá; para podermos treinar também; e haver competições, para ver se conseguimos que o chamado Snooker consiga subir novamente em Elvas”.

Para além de Carlos Lascas, integram esta equipa Bruno Barbado, José Pedro Restolho, José Carmo e Tiago Pereira.

Neste Campeonato Distrital, o Sporting Campomaiorense foi segundo classificado, enquanto o CLU.B.E/Sem Efeito conquistou o terceiro lugar do pódio.

Vales para manuais gratuitos já estão na plataforma MEGA

Teve início, na passada segunda-feira, 31 de julho, a emissão de vales, relativos aos manuais escolares, cedidos de forma gratuita, para alunos de 1º ciclo e 9º ano.

A partir da próxima segunda-feira, dia 7 de agosto, terá início a emissão de vales relativos aos alunos do 2º ciclo (5º e 6º anos), 7º e 8º anos e, no dia 11 (sexta-feira), para alunos do secundário (10º, 11º e 12º) e outras ofertas formativas.

Para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se na plataforma MEGA ou através da app Edu Rede Escolar. No primeiro acesso será necessário confirmar o número de contribuinte (NIF), devendo os encarregados de educação ter consigo os dados de acesso ao Portal das Finanças para que seja efetuada a validação. Caso não tenham os dados, devem solicitá-los através do Portal das Finanças.

A partir da plataforma dos manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação terão acesso aos dados escolares do(s) educando(s), bem como aos vales correspondentes aos respetivos manuais escolares e à lista das livrarias aderentes onde poderá ser feito o levantamento dos mesmos.

Para proceder ao levantamento dos manuais escolares, na rede de livrarias aderentes, será necessário imprimir os vales ou apresentá-los em formato digital. Na impossibilidade de aceder à internet, o encarregado de educação deve dirigir-se à escola onde o seu educando está matriculado e solicitar os vales em papel.

Festas de Verão na Aldeia da Venda começam esta sexta-feira

As Festas de Verão na Aldeia da Venda, no concelho de Alandroal, organizadas pela Associação Caça e Pesca, decorrem este fim de semana, de 4 a 6 de agosto, na antiga escola primária, desta localidade.

Do programa do evento conta uma garraiada, com gado da Casa Agrícola António Galhanas, animação musical, um torneio de tiro ao alvo, um torneio de sueca, um torneio de tiro, assim como um torneio de Ximbirra, entre outros.

Para os interessados vai haver ainda um serviço de bar com caracóis, sardinhas assadas, febras e lagostins.

Incêndio perto de Juromenha consumiu pasto na berma da estrada

Foto arquivo

Um incêndio deflagrou esta tarde de quinta-feira, 3 de agosto, na berma da Estrada Nacional (EN) 373, entre Elvas e Alandroal, junto ao entroncamento para Juromenha.

Segundo informação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, as chamas apenas consumiram pasto na berma da estrada e, neste momento, o incêndio já está em conclusão.

Para o combate às chamas, foram mobilizados os Bombeiros de Elvas, Alandroal e Vila Viçosa, a GNR e a Força Especial de Proteção Civil, num total de 28 operacionais, apoiados por oito viaturas.

Saiba o que foi aprovado na Reunião da Câmara de Borba

A reunião da Câmara de Borba decorreu ontem, quarta-feira, 2 de agosto, nos Paços do Concelho.

Na referida reunião foi aprovado por unanimidade o protocolo de parceria entre o Município de Borba e o Centro de Cultura e Desporto da Freguesia Matriz, para a realização da corrida noturna das Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos 2023, no dia 14 de agosto, em Borba.

O Protocolo de Parceria “EDL2030: O Local + Próximo” e Carta de Adesão foram igualmente aprovados.

Quanto à definição de critérios e orientações do PAD 2023 foi deliberado, por maioria, aprovar a listagem de despesas que são consideradas elegíveis e não elegíveis, os critérios de avaliação das candidaturas e os limites máximos de comparticipação por candidatura.

Protocolo AECS 2023 2024 foi deliberado, por maioria, celebrar com a Associação Tempos Brilhantes, o Protocolo de Parceria, com vista à realização das AEC’s no Concelho de Borba, no ano letivo 2023/2024

Aprovado foi também o protocolo de Parceria entre o Município de Borba e Associação dos Amigos do Barro Branco para realização das Festas em Honra de Nossa Senhora da Vitória 2023 nos próximos dias 1,2,3 e 4 de setembro de 2023.

A celebração de escritura definitiva de compra e venda do lote 26 do Loteamento do Forno, em Orada, foi deliberada, por unanimidade.

Também foi aprovado, por unanimidade a celebração do Protocolo de Cooperação entre o Município de Borba e a Direção de Finanças de Évora.

A celebração de Contrato de compra e venda da parcela do prédio propriedade de Maria José Sanches Mexia foi deliberado, por maioria, adquirir pelo valor  de 9.123,00€, parcela do prédio rústico sito em Atras do Bosque, correspondente à área de  6.082,00 m2 de 30000 m2 e onde 6.219,00m2 respeitam a domínio público.

“20 Age Project” esta quinta-feira nas Ruas Floridas

Ruas Floridas, em Redondo, com dezenas de ruas ornamentadas com flores de papel e outras decorações, começaram no sábado passado e prolongam-se até dia 6, domingo. Nesta quinta-feira, o destaque vai para a atuação dos “20 Age Project”, às 22 horas.

Na Praça da República, todos os dias deste certame, entre as 10 horas e a meia-noite, decorre a Mostra de Artesanato, Provas de Vinhos e Produtos Regionais.

A organização, para os visitantes das Ruas Floridas, aconselha a usar chapéu e calçado prático e confortável; uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30; manter-se hidratado e alimentar-se com frequência; e, nas horas de maior calor, procure ambientes frescos, arejados ou climatizados.

Feira das Cebolas de Portalegre com inscrições de expositores até dia 11

A Feira das Cebolas, organizada pelo Município de Portalegre, decorre entre os dias 7 e 10 de setembro de 2023, em colaboração com o Núcleo Empresarial da Região de Portalegre – Associação Empresarial e com a Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre.

Este ano, o evento decorrerá no Parque de Feiras e Exposições de Portalegre, nas instalações do NERPOR-AE e da AADP e contará com diversas áreas de atividade, contribuindo para a iniciativa empresarial e tecido económico da região, realçando e valorizando produtos e atividades que constroem a nossa identidade.

Os interessados em participar, enquanto Expositores no evento, poderão candidatar-se a partir deste momento, através de preenchimento de boletim próprio, até ao próximo dia 11 de agosto, nos seguintes termos:

a) Caso o interessado exerça algumas das seguintes áreas de atividade: Hortofrutícolas, Artesanato, Entidades Institucionais, Divertimentos, Bares/Fast Food ou Venda Ambulante (Pipocas, Farturas, Algodão Doce, Gelados, Gomas);

O boletim de inscrição encontra-se disponível em www.cm-portalegre.pt e deverá ser remetido para o Município de Portalegre, com sede na Rua Guilherme Gomes Fernandes, 28, 7300-186 Portalegre, ou através de correio eletrónico para eventos@cm-portalegre.pt.

b) Caso o interessado exerça algumas das seguintes áreas de atividade: Atividades Comerciais, Industriais e Serviços ou Veículos Motorizados e Não Motorizados;

O boletim de inscrição encontra-se disponível em www.nerpor.pt e deverá ser remetido para o NERPOR-AE – Núcleo Empresarial da Região de Portalegre – Associação Empresarial, com sede no Parque de Feiras e Exposições de Portalegre, 7300-306 Portalegre, ou através de correio eletrónico para nerpor.ae@mail.telepac.pt .

c) Caso o interessado exerça algumas das seguintes áreas de atividade: Produtos Agroalimentares; Agropecuária; Maquinaria Agrícola (Pequena e Grande); Restaurantes ou Mostra/Concurso Animal;

O boletim de inscrição encontra-se disponível em www.aadportalegre.pt e deverá ser remetido para a Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre, com sede no Parque de Leilões de Gado, EN 246 Apartado 269 7300 – 901 Portalegre, ou através de correio eletrónico para secretaria.aadp@gmail.com .

A inscrição no evento, por parte dos expositores, está sujeita ao pagamento de valores, devendo os mesmos ser consultados previamente. O pagamento da inscrição só deverá ser efetuado após a aceitação da candidatura por parte do Município, do NERPOR-AE ou da AADP.

Consulte as Normas de Funcionamento e de Participação, disponíveis em www.cm-portalegre.pt, www.nerpor.pt ou www.aadportalegre.pt.

Quaisquer esclarecimentos ou dúvidas deverão ser clarificadas junto do Município de Portalegre, através do correio eletrónico eventos@cm-portalegre.pt e/ou do contacto telefónico 245 307 400.

A esperar obras no quintal que desabou, SIR não faz verbenas

A Sociedade de Instrução e Recreio (SIR), em Elvas, tencionava retomar, este verão, a realização das tradicionais verbenas: festa que, devido aos estragos provocados pelas chuvas de dezembro passado, ainda não vai ser uma realidade.

Como explica o presidente da direção da coletividade, José Santinhos, “a parte de baixo do quintal abateu, pelo que não há condições de segurança, porque, mais dia, menos dia, abate o resto”.

Segundo o presidente da coletividade, espera-se agora “o início das obras, mas é complicado, porque são valores altos e a Câmara está a tratar do assunto”.  “Esperamos que as obras comecem a qualquer altura”, acrescenta.

José Santinhos explica ainda que as verbenas, “habitualmente, reúnem sócios e famílias”, na SIR, para um baile, em que não faltam também os comes e bebes.

Este é já o quarto ano consecutivo, em que estas verbenas não se realizam: primeiro, devido à Covid-19, e agora, por não estarem reunidas as condições necessárias, tendo em conta o desabamento do quintal da coletividade.

Três detidos em Portalegre por droga e apreensão de armas e munições

Dois homens de 29 e 33 anos e uma mulher de 25 anos foram detidos ontem, quarta-feira, 2 de agosto, pela Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Portalegre, por tráfico de estupefacientes.

As detenções ocorreram por volta das 23:15 horas, no decorrer de uma operação de fiscalização realizada numa das artérias de acesso à cidade.

O estupefaciente apreendido, 447 doses de haxixe, foi encontrado no interior da viatura onde os suspeitos circulavam. A PSP apreendeu ainda, aos suspeitos, uma arma proibida (boxer); um veículo automóvel; 90 euros em numerário e três telemóveis.

Os detidos são presentes hoje a 1.º interrogatório judicial, no Tribunal Judicial de Portalegre.

Ainda no dia de ontem, o Núcleo de Armas e Explosivos do Comando Distrital de Portalegre realizou uma operação de fiscalização dirigida à verificação da validade das licenças de uso e porte de arma.

Desta operação de âmbito distrital, resultou a elaboração de um auto de notícia por posse de arma proibida, quatro autos de notícia por contraordenação e a apreensão das seguintes armas e munições: duas pistolas de calibre 6.35mm; um revólver de calibre 32mm; um revólver de calibre 22mm; uma arma de starter; três espingardas de calibre 12ga, uma espingarda de calibre 36ga e 12 munições de calibre 32mm.

Estágios remunerados da Comissão Europeia têm candidaturas

A Comissão Europeia tem candidaturas abertas, para estágios remunerados, nas áreas de Administração e Tradução, até 31 de agosto.

Estes estágios, com duração de cinco meses, podem ser realizados em Bruxelas, Luxemburgo e em outras cidades europeias, e a iniciarem-se em março do próximo ano, têm uma remuneração mensal de 1.350 euros.

A candidatura é efetuada online, através no portal da Comissão Europeia. Os candidatos devem ser nacionais de um Estado-Membro da União Europeia, ter licenciatura e conhecimentos de, pelo menos, duas línguas oficiais, devendo uma delas ser inglês, francês ou alemão. Para além disso, não podem ter beneficiado de qualquer outro estágio ou emprego numa instituição ou órgão comunitário, por mais de seis semanas.

Os critérios de seleção baseiam-se na experiência de trabalho, perfil internacional demonstrado por meio de educação, experiência de trabalho ou voluntariado no estrangeiro, aptidão para trabalhar em ambiente internacional e área de conhecimento rara.

Tudo para saber sobre este estágios no “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct, no podcast abaixo, e no site do Europe Direct Alto Alentejo.

Noite de emoções no Torneio Ricardo Gama “Pita”

Dois encontros equilibrados e uma goleada foi o resumo da jornada desta quarta-feira, 2 de agosto, do Torneio de Futsal Ricardo Gama “Pita”. A prova é organizada pela Associação Desportiva do Bairro das Caixas e decorre no polidesportivo do Jardim Municipal, em Elvas, nas noites de segundas, quartas e sextas-feiras.

Os três resultados foram os seguintes: Unossobar, 10 – Geração 90, 0 (seniores); Boa-Fé, 3 – Oneratus, 2 (veteranos); e Cidade Nova, 4 – Revoltilho, 5 (seniores).

O torneio prossegue nesta sexta-feira, dia 4, com os desafios seguintes: às 21 horas, Bolos Belchior – Boa-Fé (seniores); às 22 horas, Cláudia Viagens – Revoltilho (veteranos); e às 23 horas, Cidade Nova – Tayara (seniores).

Francisco Laranjeira representa Portugal no Europeu da Polónia

O atleta elvense Francisco Laranjeira, do Grupo Desportivo Diana, sagrou-se, no passado fim-de-semana, Campeão Nacional dos 5000 metros, na categoria de surdos.

Francisco Laranjeira foi ontem, quarta-feira, 2 de agosto, selecionado para representar Portugal nos Campeonatos da Europa de Atletismo – Surdos, que terão lugar entre os dias 21 e 26 de agosto em Szczecin, Polónia.

O atleta elvense vai competir nos 5000 e 10.000 metros.

Campo Maior: sete aderentes na Quinzena Gastronómica do Bacalhau

O município de Campo Maior promove, até dia 15 deste mês, uma quinzena gastronómica; desta feita, alusiva a pratos confecionados à base de bacalhau.

Com sete restaurantes aderentes, revela o presidente na Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, esta iniciativa tem “tido um feedback muito positivo”, destacando que esta quinzena “dá destaque a um prato que é bastante característico da região e acredito que vai correr muito bem”.

Tendo em conta que esta iniciativa se estende até dia 15, altura em que já decorre, na vila, a Feira de Santa Maria de Agosto, o autarca garante que “é tentar juntar as dinâmicas dos restaurantes ao certame para que os campomaiorenses e quem nos visita possam provar estas iguarias à base de bacalhau”.

Aderem a esta Quinzena Gastronómica do Bacalhau os restaurantes “Azeitona- Tapas Bar”, “Cozinha do Mercado”, “O Faisão”, “Primavera”, “São Pedro”, “Tasca da Nicole” e Taberna  “O Ministro”.

Programação para 2024 do MACE está já a ser preparada

A programação do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), para o próximo ano já está a ser preparada.

O Comendador António Cachola revela que, em 2024, é objetivo “fazer algo idêntico ao que foi feito no âmbito das comemorações dos 15 anos do Museu, faremos um evento mais demorado no tempo, com dois meses e itinerante, com mais espaços e mais instituições visitantes”.

Em 2025 e 2026 não está prevista a realização de nenhum evento em grande, “para que se faça algo em 2027, devido ao facto de Évora ser Capital Europeia da Cultura”.

Programação para 2024 do MACE que está já a ser preparada.