Esperados cerca de 2500 jovens futebolistas no 12º Mundialito

Entre a próxima sexta-feira, 9 de junho, e domingo, dia 11, cerca de 2500 jovens futebolistas, quer portugueses, quer espanhóis, vão estar, entre o concelho de Elvas, Badajoz e Santa Marta, a disputar a 12ª edição do Mundialito.

O evento, organizado pela Associação Desportiva de Funcionários de Badajoz, com o apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Elvas, garante o presidente do município, Rondão Almeida, deverá trazer à cidade mais de dez mil pessoas. Dando os parabéns à organização, o autarca adianta que o evento desportivo irá “mobilizar cerca de 150 equipas, o que corresponde, praticamente, a 2500 atletas, que vão estar a jogar futebol durante três dias”.

Rondão Almeida explica que a competição vai-se dividir por um total de 14 campos: sete em cada lado da fronteira. “Mas isto só se torna possível, porque houve um trabalho estruturante, desde 1994 até esta data, que foi preparar o nosso concelho, para receber todos os desafios que se nos colocam, em todas as áreas”, assegura.

O presidente da Câmara apela ainda a todos os elvenses para que, durante estes três dias, possam assistir aos jogos, que se vão disputar nos campos relvados de Elvas, Santa Eulália, Terrugem e Vila Boim. “Estou convencido que, para estas aldeias, vão ser momentos de grande festa”, remata.

Já o presidente da Associação Desportiva de Funcionários de Badajoz, Eugenio Cuadrado, que adianta que serão disputados mais de 150 jogos, em diferentes categorias do futebol de formação, garante que sem o apoio da Câmara Municipal de Elvas, seria “impossível” levar por diante este evento desportivo.

Entre os clubes participantes neste Mundialito, para além de “Os Elvenses” e “O Elvas”, encontram-se equipas como o Benfica, Sporting, Vitória de Setúbal e Atlético de Madrid.

Esta 12ª edição do Mundialito de Futebol foi apresentada, em conferência de imprensa, na tarde desta sexta-feira, 2 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida; do vereador Hermenegildo Rodrigues; e do responsável pela organização, o presidente da Associação Desportiva de Funcionários de Badajoz, Eugenio Cuadrado.

AEC’s apresentadas esta sexta-feira no Festival da Juventude de Borba

O Festival da Juventude de Borba prossegue hoje com uma atividade em que é dado destaque às AEC’s.

Sofia Dias, vereadora na Câmara de Borba, revela que “este ano investimos mais nas AEC’s e na dinamização das atividades, pelo que nesse dia, pelas 21 horas, no Pavilhão Desportivo vamos ter uma apresentação final de todas as áreas trabalhadas com as crianças”.

Campo Maior: “Guardiões da Galáxia” no Centro Cultural este sábado

O filme “Guardiões da Galáxia: Volume 3” vai estar em exibição este sábado, dia 3 de junho, no Centro Cultural de Campo Maior.

Numa mistura de ficção científica com comédia, neste volume e o “amado grupo de desajustados está bastante diferente nos dias de hoje. Peter Quill, que ainda está a recuperar da perda de Gamora, tem que reunir a sua equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Uma missão que, se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões como os conhecemos”, revela a sinopse do filme.

Com hora de início marcada para as 17h00, os bilhetes para o filme “Guardiões da Galáxia” têm um custo de 3,50€ e é para maiores de 12 anos.

Despiste de pesado condiciona trânsito na A6 no sentido Borba – Elvas

O despiste de um veículo pesado de mercadorias, na A6, na zona de Vila Boim, na manhã desta sexta-feira, resultou num ferido leve: o condutor da viatura, um homem de 24 anos, que foi conduzido ao hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Ainda que o alerta para a ocorrência, segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, tenha sido dado às 7h19, esta tarde, uma das faixas da A6, no sentido Borba – Elvas, continuava ocupada, pelas autoridades.

Para o local foram mobilizados quatro veículos e 11 operacionais, entre Bombeiros de Elvas, Brigada de Trânsito e Brisa.

Atividades para muitos gostos esta sexta-feira na Feira Escolar de Elvas

A Feira Escolar do Concelho de Elvas conta esta sexta-feira, 2 de junho, a partir das 18 horas, com um conjunto de atividades, para miúdos e graúdos, no Jardim Municipal da cidade.

Logo pelas 18 horas, a PSP realiza uma gincana, no parque de minigolfe do jardim. Meia hora mais tarde, segue-se uma demonstração de TAG Rugby, pelo Rugby Clube de Elvas, no campo de piso sintético, junto ao Clube de Ténis. Também às 18.30 horas, há apresentação de coreografias pelas turmas de Desporto (10º-M e 11º-L) e grupos de dança avançada e elementar do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, em colaboração com os alunos do Ginásio Sénior.

Pelas 19.30 horas, é apresentada uma dramatização com o grupo de teatro infantil da Arkus, “Os Arkinhus”. Às 20 horas, a coreografia “Somos Todos Emoções” é dada a conhecer pelos alunos do Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação.

O MTA de Elvas apresenta, pelas 20.30 horas, “Juntos pela Paz”, num espetáculo que une a dança, à música e à poesia. Por fim, às 21h30, há atuação do grupo de dança do Colégio Luso-Britânico.

Algumas das imagens da feira para ver na galeria abaixo:

 

Circuito de insufláveis fez as delícias dos mais novos em Borba

No seguimento do dia da criança, decorreu na parte da tarde de do Dia 1 de junho, o município de Borba promoveu, durante a tarde, no Pavilhão desportivo, atividades para as crianças de 2º, 3º ciclo e alunos do PIEF.

Um circuito competitivo de cinco insufláveis para jovens e adultos que fez as delícias dos mais novos.

Mariza no Festival do Fado de Estremoz esta sexta-feira

Arranca esta sexta-feira o II Festival de Fado de Estremoz, considerado pelos organizadores “um dos mais importantes do género em Portugal e o maior do Alentejo”.

Durante um mês, nomes reconhecidos do panorama nacional e internacional, como Mariza ou Sara Correia, vão passar por pontos emblemáticos do território estremocense, numa iniciativa organizada pelo município.

A direção artística está a cargo de José Gonzalez, que admite que o objetivo deste festival, totalmente gratuito, é que venha a ser “um evento não só de Estremoz, mas de todo o Alentejo”. “O nosso grande objetivo é que se venha a tornar o grande festival de Fado de Portugal”, admite.

“O ano passado eram praticamente só artistas da região, este ano as coisas são diferentes, com outra dimensão: temos pelo menos seis ou sete fadistas de dimensão nacional e internacional”, explica o diretor artístico do Festival de Fado de Estremoz, que adianta que todos os concertos têm entrada livre.

“É a possibilidade de a cultura estar de forma gratuita na cidade de Estremoz durante todo o mês de junho”, diz.

Para permitir fazer chegar a cultura a toda a população de Estremoz, o Festival do Fado vai ter espetáculos em todas as freguesias. A ideia é descentralizar o evento para “levar a cultura a todo o concerto”.

Mariza faz as honras do festival esta sexta-feira, 2 de junho, seguindo-se ao longo do mês diversas atuações onde marcam presença fadistas como Sara Correia, Miguel Moura, Nani Nadais, o próprio José González, também Maria João Quadros ou José Geadas.

Além de nomes sonantes, este ano vai haver também espaço para amadores e amantes de fado mostrarem os seus dotes.

“O Alentejo é uma região onde há muitos fadistas e tínhamo-nos apercebido o ano passado que em quase todas as freguesias chegavam pessoas a perguntar se podiam cantar, e daí termo-nos lembrado de criar uma tarde própria para amadores”, explana José González.

O programa do mês do fado encerra apenas a 1 de julho, com a gravação do programa da RTP “Em Casa d’Amália”, a primeira a acontecer fora de Lisboa, num momento que vai contar com a presença de conhecidos nomes do panorama musical português como Paulo de Carvalho, FF, Ricardo Ribeiro, Jorge Fernando, José Manuel Neto, e ainda um convidado especial.

Pode consultar a programação completa do Festival do Fado de Estremoz de seguida.

Luís Pedras promove workshop este sábado no MACE

O Ciclo de Workshops “sábados com arte” no MACE prossegue amanhã, sábado, dia 3 de junho. Este sexto workshop tem como convidado o ceramista Luís Pedras, e o tema é a “Cerâmica”.

O workshop decorre das 10 às 18 horas, com pausa para almoço, das 13 às 15 horas e destina-se a maiores de 16 anos.

As participações necessitam de inscrição prévia para o telefone 268 626 218 ou email servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt.

ASAE apreende 48 cabritos em Elvas

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, em Elvas, 48 cabritos, com um peso total de 271 quilos, tendo instaurado um processo-crime pela prática do crime contra a saúde pública de abate clandestino num entreposto frigorífico do concelho.

A operação, segundo revela a ASAE, foi desenvolvida pela Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional XI/Évora, num entreposto frigorífico com venda a retalho ao público. O valor da apreensão, adianta a ASAE, é de cerca de 4150 euros.

A ASAE faz ainda saber que, após um exame pericial efetuado por um médico veterinário oficial, foi apurado que o consumo humano de carne proveniente destes animais “constituiria um perigo” para a saúde pública.

Terrugem vai perpetuar histórias locais e hino da aldeia

A aldeia de Terrugem, no concelho de Elvas, vai gravar um vídeo com testemunhos de histórias e saberes locais e um Hino da Aldeia.

O projeto, denominado “Terrugem, história da gente comum” foi criado por três habitantes da freguesia, entre eles António Brinquete, que explica que tudo começou “com uma ideia do César Magarreiro, depois convidou-me a mim e ao Luís Infante”.

“Começou por ser uma gravação de algumas pessoas mais antigas da aldeia, depois passámos para a gravação em vídeo de todas as ruas da localidade, ao mesmo tempo que íamos falando com essas pessoas, para ir sabendo as vivências de cada um, a maneira de ser, algumas anedotas no meio, no fundo, a vida da gente comum”, explica.

O projeto final vai resultar num vídeo onde vão ficar registadas as histórias de antigamente e também o Hino da Terrugem, com o objetivo de perpetuar as memórias e a identidade da aldeia.

Escolhemos algumas figuras mais típicas, fomos também ao encontro de pessoas mais antigas que têm coisas para contar e que ainda se lembram (…) e há uns anos um senhor, o mestre Mário, fez uma cantiga que foi chamada o ‘Hino da Terrugem’ e nós achámos muito engraçado usar isso para complementar as gravações”, refere António Brinquete, admitindo que o hino tem “quadras muito próprias da altura e que ainda estão atuais, com um bocadinho de crítica social, um bocadinho de humor”.

A gravação do vídeo final vai acontecer este sábado, dia 3 de junho, no adro da Igreja de Terrugem. O ensaio vai acontecer pelas 10h00 e a gravação pelas 18h30.

O convite é aberto a toda a população, de todas as gerações, com o objetivo de conseguir também fortalecer as raízes da Terrugem.

À porta da Câmara de Elvas, casal com filha doente pede casa

Um casal com uma criança, que sofre de problemas graves de saúde, está a reivindicar esta sexta-feira, 2 de junho, à porta da Câmara Municipal de Elvas, uma habitação, em Barbacena, freguesia onde residem.

Vicente Cardoso Gomes, o pai da criança, conta que vive na casa do seu filho, que segundo diz “não me quer lá e eu não tenho para onde ir”.

“O presidente (da Câmara de Elvas) deu uma casa a uma pessoa que não precisa tanto como a minha filha”, explica, referindo-se à pessoa que foi realojada depois do incêndio que ocorreu esta semana, em Barbacena, sublinhando que a sua filha “precisa de estar num local estável”, porque, segundo o relatório médico que exibe, a filha “não pode estar sozinha, tem de descansar o cérebro o suficiente, porque tem vários ataques de epilepsia”.

Diz Vicente Gomes que “a rapariga que realojaram, depois do incêndio disse-me que não quer a casa; por isso, se há possibilidade de abrir a casa para essa rapariga, também há para mim”, contesta.

A família Gomes já há uns meses pediu aos Serviços Sociais da Câmara de Elvas uma habitação, mas continua sem resposta. Perante esta situação, “tentou hoje, falar com os serviços, sem sucesso”.

Vicente está a trabalhar, mas “a sua mulher não pode,  pois está a acompanhar a filha, para além de ter ainda uma segunda filha”.

Depois de esta manhã ter tentado falar com os serviços sociais, mas sem sucesso. Esta família foi recebida, posteriormente pelo presidente da Câmara, Rondão Almeida, que no final da reunião em declarações à Rádio ELVAS refere “limitei-me a dizer aquilo que digo a todas as pessoas, independentemente da sua raça ou etnia que é inscrevam-se e nós fazemos uma análise através dos serviços sociais e quando colocarmos as casa a concurso, logo se verá quem tem prioridade”.

O autarca afirma que se trata de “uma família que é composta por quatro pessoas, entre elas uma criança com problemas gravíssimos, mas agora os nossos serviços têm de tomar medidas, no sentido de se abrir concurso, nos termos da lei, para ver se as famílias cumprem os requisitos para poderem arrendar uma casa da Câmara de Elvas”.

 

“Água com Conto e Medida” na rubrica da DECO

De acordo com dados do IPMA, a situação de seca meteorológica agravou-se no nosso país, estando 89% do território continental em seca, 34% do qual em seca severa e extrema. As situações mais graves vivem-se nos distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Para que a água não falte já amanhã, é urgente que todos os consumidores alterem rotinas e ajustem consumos, e nesse sentido, a DECO está a promover a campanha “Água com conto e medida”, partilhando dicas para evitar o desperdício deste bem. Entre elas, está por exemplo a colocação de uma garrafa de litro e meio de areia dentro do depósito de descarga da casa de banho, o que pode diminuir as descargas em 8 litros. Já nas torneiras, uma das opções passa pela colocação de redutores de caudais.

Estas e outras dicas para saber na edição desta semana da rubrica da “Deco”, com Ana Sofia Rosa, jurista na Delegação Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, que pode ouvir no podcast abaixo:

Imagens da entrega de diplomas na Feira Escolar de Elvas

A 31ª edição da Feira Escolar do Concelho de Elvas teve início ao final da tarde de ontem, 1 de junho, Dia Mundial da Criança.

O evento arrancou com a entrega de diplomas de mérito escolar, cívico e desportivo, aos alunos dos três Agrupamentos de Escolas, Escola Superior Agrária, Colégio Luso-Britânico e Academia de Música de Elvas.

O certame, promovido pelo Município de Elvas, conta com cerca de 20 stands em representação, quer das escolas, quer das instituições que trabalham para a infância e juventude.

Para crianças e famílias, para além de um programa que contempla muita animação, não faltam também espaços de gastronomia, guloseimas, insufláveis e carrosséis.

As imagens da abertura do certame, com a entrega de diplomas aos alunos, para ver na galeria abaixo:

Basquetebol do CEN encerra torneio em sub-16 e sub-18

O basquetebol do Clube Elvense de Natação (CEN) encerrou a sua participação no Torneio Intercalar de sub-16 e sub-18, no passado domingo, dia 28, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas.

Tal como na semana anterior, foi uma jornada dupla, com as equipas congéneres do Beja Basket Clube, mas desta vez co0m os elvenses a jogar em casa.

Na manhã do domingo, os sub-16, tal como no Baixo Alentejo, “deram boa réplica, mostrando em algumas fases do jogo, que têm muita qualidade e são capazes de jogar a bom nível”, refere o CEN. Contudo, a “maior experiência e regularidade” da equipa de Beja acabariam por levar a melhor, “vencendo de forma justa”.

Ao início da tarde, foi a vez dos sub-18 mostrarem o seu valor, mas desta vez com a equipa mais bem composta que no jogo anterior, acabando por vencer a partida por dois pontos de diferença, num “jogo com emoções ao rubro até ao apito final”. Com esta vitória, os sub-18 do CEN terminam o Torneio Intercalar na quarta posição, em igualdade pontual com o terceiro classificado, o Beja Basket Clube, que ganhou a posição devido ao desempate no confronto directo.

Para o Clube Elvense de Natação, neste Torneio Intercalar, “estão todos de parabéns pela forma como honraram a camisola e pela entrega e dedicação que demonstraram em todos os jogos”.

No próximo dia 10, sábado, é a vez dos Minis do CEN participarem no Dia Nacional do Minibásquete, em Évora.

Aquamaior realiza desbaratização e desratização em Campo Maior

A Aquamaior vai proceder a uma intervenção de desbaratização e desratização nos próximos dias 5 e 6 de junho em Campo Maior e 16 de junho em Ouguela e Degolados.

Para que o resultado da aplicação de rodenticidas e inseticidas, em todas as sarjetas e tampas de esgoto das áreas urbanas seja o mais eficaz possível, “solicita-se à população para que tenha o cuidado de tapar, nos logradouros e quintais das suas habitações, todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir”.

Caso surja alguma questão ou problema em consequência desta intervenção, pode contactar os serviços da Aquamaior, através do número 268 689 309.

A Aquamaior agradece “toda a compreensão e colaboração, por parte da população” e afirma que tentará realizar os trabalhos “no mais curto espaço de tempo, para causar o menor constrangimento possível”.

Assembleia Participativa do PNEC 2030 na CCDR Alentejo

A quinta Assembleia Participativa sobre a revisão e atualização do Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC 2030) decorre esta sexta-feira, dia 2, a partir das 15 horas, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em Évora.

A sessão de boas-vindas está a cargo do presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá. A sessão, moderada pela reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Villar, vai contar com as participações de Ana Fontoura Gouveia, secretária de Estado da Energia e Clima,  João Grilo, presidente da ADRAL, Ricardo Campos, do Fórum Energia e Clima, Miguel Rasquinho, diretor eegional do Instituto Português do Desporto e Juventude do Alentejo, e Carmen Carvalheira, vice-presidente da CCDR Alentejo.

Segue-se, a partir das 15.35 horas, a assembleia participativa, antes das considerações finais, a cargo da secretária de Estado da Energia e Clima.

De recordar que o PNEC2023 surge no âmbito das obrigações estabelecidas pelo Regulamento da Governação da União da Energia e da Ação Climática e inclui uma caracterização da situação existente em Portugal, abrangendo cinco dimensões em matéria de Energia e Clima: descarbonização, eficiência energética, segurança de abastecimento, mercado interno da energia e investigação, inovação e competitividade, bem como as principais linhas de atuação planeadas para o cumprimento dos diferentes compromissos.

Delta lança lote de café em grão para nova experiência em casa

Atenta às necessidades atuais e respondendo à crescente procura de café em grão, a Delta Cafés apresenta o novo Lote Ritual agora em grão para uma nova experiência de café de qualidade em casa.

Um blend de café que se adapta a cada rotina, de intensidade 13, numa escala de 15, e que promete uma experiência intensa, da preparação até à chávena, e especialmente na hora de desfrutar de um café expresso de qualidade superior.

O Lote Ritual nasce da mistura de arábicas da Tanzânia e de robustas de Angola, que dão origem a um café encorpado com notas de frutos vermelhos e chocolate. Este blend tem qualidade Delta, líder no segmento de grão, e chega para fazer a diferença no ritual de café dos portugueses.

Pensado para os amantes de café, para rotinas partilhadas com amigos, família ou sozinhos, o Lote Ritual em grão da Delta Cafés é para todos os que valorizam momentos de qualidade sem sair de casa.

Disponível no formato de 500g, a quantidade ideal para depósitos de máquinas automáticas, o Lote Ritual em grão da Delta Cafés já se encontra disponível nas grandes superfícies de norte a sul do país.

Assente no mote “O prazer do café está no Ritual”, e convidando todos os portugueses a dedicarem tempo ao seu momento de consumo, a marca preparou uma campanha de comunicação, composta por conteúdos digitais, imprensa, ativações de rua e de loja e ações de degustação.

A Delta Cafés vai levar, através das ativações de marca, a experiência de degustação para fora do lar. Recriando o ambiente de casa, uma sala cheia de conforto e com um look inspirador onde moram os rituais, em breve a Delta Cafés vai dar a oportunidade a todos aqueles que apreciam um café expresso de qualidade, de saborear o novo Lote Ritual em grão tirado por um verdadeiro expert de café. Simultaneamente, a Delta Cafés vai ainda promover passatempos, ofertas e momentos para partilhar nas redes sociais.

Recorde-se que a Delta Cafés tem vindo a apostar continuamente em inovação e em proporcionar novos momentos de consumo com uma bebida que já faz parte do dia-a-dia dos portugueses.

Duas turmas do CERN no RC3 Estremoz no Dia da Criança

Duas turmas do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, acompanhadas pelo presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, estiveram ontem, 1 de junho, no Regimento de Cavalaria n.º 3 de Estremoz, nas atividades que ali decorreram para comemorar o Dia Mundial da Criança.

Durante a tarde os pequenos campomaiorenses puderam conviver com crianças de outros concelhos e ficar a conhecer a atividade do quartel do Regimento que serve a nossa região, numa iniciativa integrada no projeto “Alista-te por um dia no RC3”.

Luís Rosinha foi recebido na ocasião pelo Comandante do Regimento, Coronel de Cavalaria Lourenço Simões de Azevedo.

Degolados promove manhã dedicada às crianças este sábado

Foto arquivo

A freguesia de Degolados, em Campo Maior, vai assinalar o Dia da Criança (que se assinala a 1 de junho) um pouco mais tarde, este sábado, dia 3, com uma manhã que promete trazer muita cor e alegria ao Parque Verde.

Com início às 09h30, vai ser possível as crianças brincarem em insufláveis, receber pinturas faciais e até ter a companhia de figuras bem conhecidas como a Minnie e o Panda.

O presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, dá conta de que vai haver também “a quintinha dos animais, onde as crianças vão poder usufruir de um pequeno passeio no parque com eles”.

Este ano, há também outra novidade: um mercadinho. “Este ano introduzimos tabém um mercadinho, visto que temos o atelier sénior e as senhoras que estão nele vão participar com as coisinhas que vão lá desenvolvendo”, acrescenta João Cirilo.

Com entrada livre, as celebrações do dia da criança em Degolados vão decorrer este sábado, das 09h30 às 13h00, no Parque Verde.

Vencedores do sorteio de “O Elvas” CAD

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos realizou, ao longo dos últimos dias, a venda de rifas para um sorteio que foi feito ontem, 1 de junho, na Feira Escolar. A extração dos números foi feitas por jovens atletas dos benjamins do clube.

Já são, por isso, conhecidos os três números vencedores: o primeiro prémio, que vale uma televisão, saiu ao número 5458; já o segundo prémio, um smartphone, contemplou o número 0150; e o terceiro prémio, uma máquina café Delta Q, saiu ao número 5365.

Os vencedores, informa o clube, devem entrar em contacto com a Comissão Administrativa azul-e-ouro.

Borba integra Dia Mundial da Criança no Festival da Juventude

O Dia Mundial da Criança, que se assinalou ontem, 1 de junho, foi celebrado no jardim municipal de Borba, inserido no Festival da Juventude.

Durante o dia as crianças do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Borba e da Santa Casa da Misericórdia, tiveram, nesse local, oportunidade para usufruir de insufláveis, jogos, lanches e das atividades da Oficina da Criança e da CPCJ de Borba.

Na ocasião houve ainda mostra, demonstração e experimentação de atividades da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Borba.

Fotos: município de Borba

Bombeiros de Campo Maior mostram trabalho às crianças

As atividades do Dia da Criança terminam esta sexta-feira, 2 de junho, em Campo Maior, depois de três dias de muita diversão na Ermida de São Pedro.

Esta manhã é dedicada aos alunos do 2º e 3º anos do concelho, que entre as várias atividades disponíveis podem, através da viatura dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, perceber o trabalho desenvolvido pelos soldados da paz. Bruno Juromito, comandante em substituição, revela que “através de um veículo e de operacionais pertencentes à Equipa de Intervenção Permanente, se pretende sensibilizar as crianças, que no futuro poderão integrar a equipa de bombeiros, promovendo a atividade dos bombeiros, a vários níveis”.

Bruno Juromito acrescenta que quando as crianças “ouvem a sirene e têm a oportunidade de entrar num dos veículos ficam complemente eufóricas”.

Município de Campo Maior, que durante três dias proporcionou às crianças da vila muita diversão com insufláveis, jogos tradicionais, pinturais faciais, dança e pipocas na Ermida de São Pedro.

Estremoz: previsões do tempo alteram local do concerto de Mariza

As previsões atmosféricas para esta noite levaram o município de Estremoz a alterar o local do concerto de Mariza, inicialmente previsto, para o Castelo.

Assim sendo, o concerto tem lugar no Pavilhão B do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz com José Caldeira a atuar Às 21 horas e Mariza às 22 horas.

O município informa ainda que:

– a entrada no espetáculo é livre, condicionada à lotação do recinto em termos de lugares sentados. Após terem sido ocupados todos os lugares sentados poderão vir a ser disponibilizados lugares em pé, igualmente condicionados à lotação do recinto;

– O recinto exterior do Parque de Feiras estará aberto ao estacionamento de viaturas do público, existindo uma área reservada à organização;

– É igualmente assegurado o acesso a viaturas que transportem pessoas com mobilidade condicionada, devendo as mesmas possuir o respetivo dístico e sendo garantido o seu estacionamento em espaço próprio reservado para o efeito;

– Irá funcionar um transporte gratuito entre o Rossio Marquês de Pombal e o recinto do espetáculo, com paragem frente à Câmara Municipal. O transporte de passageiros inicia-se às 20:00 horas e a cada 20 minutos depois, até às 21:40 horas (6 partidas). O regresso ao centro da cidade iniciar-se-á após o término do espetáculo, previsto para as 23:30 horas e funcionará até às 00:30 horas, também em intervalos de 20 minutos.

Noite Afro-Lusa este sábado em Varche homenageia Emília Andriaça

Uma noite afro-lusa de homenagem a Emília Andriaça vai decorrer amanhã, sábado, dia 3 de junho, no Centro Cultural de Varche.

Emília Andriaça faleceu em 2021, aos 84 anos, foi enfermeira no Hospital de Santa Luzia em Elvas e chegou mesmo a colaborar com a Rádio ELVAS através o seu programa semanal “Mãe África”.

O seu filho, Hugo Andriaça, revela que esta noite pretende, acima de tudo, “homenagear a minha mãe, de forma singela, por tudo aquilo que ela fez por mim, pela minha irmã e por muitas pessoas de Elvas, e esta será uma noite afro-lusa, de convívio entre todos”.

Esta é uma festa de homenagem a Emília Andriaça, mas também uma altura onde serão recordadas “outras pessoas da comunidade africana e elvense, que também já faleceram, numa partilha de recordações entre os presentes”.

Para além de uma conversa inicial entre todos, a festa depois faz-se, de muita música, alegria, comida e bebida. “No início vamos conversar entre todos, por exemplo com partilha de ideias, e depois entramos no momento de muita música, alegria, muita dança, comida e bebida africana, pelo que este será um espaço para todos”, sublinha Hugo Andriaça.

Quanto aos bilhetes podem ser adquiridos na porta do Centro Cultural, ou caso queiram evitar filas, no caso de existir, podem adquirir os bilhetes, que têm o custo de dez euros, através do email mediante reserva através do email afrolusamail.com ou do contacto 96 410 23 42.

A música está a cargo dos DJ’s Kila e Pipas. Esta noite de homenagem, em que haverá muita alegria e serão partilhadas recordações de Emília Andriaça tem início marcado para as 21.30 horas.

Bárbara Bandeira é o último nome confirmado do Festival Raya

Está divulgado o último artista que vai atuar no Festival Raya, em Campo Maior: Bárbara Bandeira atua no dia 15 de julho, sábado.

O cartaz completo deste festival em Campo Maior é assim composto por Profjam que atua no dia 7 de julho (sexta-feira) e Marisa Liz no dia 8 (sábado); já no fim de semana seguinte a 14 de julho (sexta-feira) apresentam-se os Calema e, para terminar, no dia 15 (sábado), é Bárbara Bandeira quem está em palco do Festival Raya.