
O programa “Férias Ativas”, promovido pela Câmara Municipal de Elvas e destinado às crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, arranca esta quarta-feira, 1 de julho, prolongando-se até ao final de agosto, com um vasto conjunto de atividades lúdicas, educativas e recreativas.
A iniciativa pretende proporcionar aos mais novos uma ocupação saudável dos tempos livres durante a pausa letiva de verão, através de experiências que promovem a criatividade, o convívio, a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal.
À semelhança de anos anteriores, o programa é dinamizado pela associação juvenil Arkus, envolvendo igualmente jovens participantes no programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL), que colaboram na dinamização das atividades.
O presidente da Arkus, Carlos Beirão, recorda que o projeto conta já com cerca de 22 anos de existência e continua a afirmar-se como uma referência no concelho. “É um projeto que nós temos há cerca de 22 anos e que cada vez mais está assente no nosso concelho, através de vários coordenadores, com a participação de muitas crianças. Acaba também por envolver os jovens, que têm oportunidade de mostrar aquilo que sabem e, muitas vezes, até descobrir a sua própria vocação, sobretudo aqueles que pretendem seguir a área do ensino”, explica.
Segundo Carlos Beirão, desde o início que o principal objetivo das “Férias Ativas” passa por apoiar as famílias durante o maior período de interrupção letiva do ano. “Quando começámos com este projeto, esse era o objetivo principal. A Câmara Municipal acreditou na proposta e, graças ao seu apoio, o projeto tem tido continuidade. Queremos ocupar as crianças, mas também os jovens, proporcionando-lhes uma atividade útil e dinâmica. Foi por isso que acabámos por lhe chamar ‘Férias Ativas’, porque queremos manter todos em atividade durante o verão”, refere.
Por sua vez, Catarina Dias, uma das responsáveis da Arkus e do projeto, explica que o programa continua a alargar a sua abrangência, chegando não só à cidade de Elvas, mas também às freguesias rurais. “À semelhança do ano passado, conseguimos abrir vários espaços de funcionamento, permitindo que as crianças das freguesias também usufruam deste projeto. Este ano estamos na Boa-Fé, Revoltilho, Santa Eulália, São Vicente, Terrugem, Vila Boim e Barbacena”, adianta, dando conta de que as inscrições permanecem abertas durante todo o período de funcionamento do programa, permitindo a entrada de novas crianças após o início das atividades.
“Neste momento contamos com cerca de 50 a 60 crianças distribuídas pelos vários polos, mas os pais ainda podem inscrever os filhos. O nosso objetivo é que nunca estejam parados. Vamos promover atividades de expressão física e motora, expressão plástica e musical, idas à piscina, sessões de culinária, entre muitas outras experiências que eles adoram”, adianta Catarina Dias, mostrando-se confiante no sucesso de mais uma edição das “Férias Ativas”.
Catarina Dias explica ainda o papel dos responsáveis da Arkus neste projeto: “para além de acompanharmos o desenrolar das atividades, procuramos orientar os coordenadores para que desenvolvam o melhor trabalho possível junto das crianças”. O projeto dos OMTL é também “uma mais-valia, porque muitos jovens descobrem aqui a sua vocação”, ao mesmo tempo que são um importante apoio na promoção das atividades.
Ao longo dos meses de julho e agosto, o programa volta assim a proporcionar um verão repleto de aprendizagem, diversão e convívio, constituindo simultaneamente um importante apoio às famílias do concelho e uma oportunidade de formação e crescimento para os jovens monitores envolvidos.
O programa “Férias Ativas” é apenas de muitos temas abordados numa entrevista a Carlos Beirão e Catarina Dias, que está disponível no podcast abaixo:














