Skip to content

Pelotão ISTARP despede-se do RC3 de Estremoz para integrar missão da NATO na Roménia

O Regimento de Cavalaria n.º 3 (RC3) foi ontem, dia 28 de janeiro, palco da cerimónia de despedida do Pelotão de Reconhecimento ISTAR, o qual marcha para o Regimento de Infantaria Nº14 (Viseu), a fim de integrar a 9.ª Força Nacional Destacada (FND), e iniciar o respetivo aprontamento, com destino ao Teatro de Operações da Roménia, no âmbito da missão de reforço da presença aliada no flanco leste da NATO.

A cerimónia foi presidida pelo comandante do RC3, Coronel de Cavalaria Luís Pimenta, que dirigiu palavras de incentivo aos militares, sublinhando a importância da missão e o papel deste Pelotão, na qualidade de representante do Regimento e do Exército Português, em contexto internacional.

Durante o ato, o comandante do RC3 entregou ao comandante do pelotão, alferes de cavalaria Tiago Figueiras, um quadro de Mouzinho de Albuquerque, patrono e figura emblemática da história da Cavalaria Portuguesa, no intuito de ser projetado, junto com a Força. Este gesto, de significado simbólico, histórico e identitário, insere-se nas tradições da Arma de Cavalaria e visa reforçar os valores da honra, coragem, liderança e espírito de missão que, acompanharão os militares ao longo de toda a operação.

No decorrer da Cerimónia, o Comandante do RC3, mencionou o seguinte: “Vocês levam convosco a história, os valores e a tradição do Regimento e da Arma de Cavalaria”.

Compartilhe este artigo: