Skip to content

João Manuel Nabeiro: trabalho em torno das Festas do Povo 2026 “já começou há três meses”

Campo Maior está em contagem decrescente para as Festas do Povo. O evento popular, durante o qual as ruas da vila dão lugar ao mais bonito jardim de papel, está marcado para de 8 a 16 de agosto. As ruas, 11 anos depois, voltarão a ser decoradas com milhares e milhares de flores de papel de várias formas, cores e padrões: flores essas que nascerão, como sempre, das mãos do povo.

Ainda que o anúncio oficial das festas tenha sido feito no passado domingo, dia 11 de janeiro, o presidente da associação das Festas do Povo, João Manuel Nabeiro, garante que o trabalho já se iniciou há algum tempo. “O trabalho já começou há três meses, principalmente naquilo que foi a chamada das pessoas, a que todas responderam: ‘estamos presentes, vamos para a frente com as Festas do Povo’”, começa por dizer.

Entretanto, na segunda-feira, 12 de janeiro, a Associação das Festas do Povo abriu, oficialmente, à população, o seu armazém, instalado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, para que entre as 9 e as 19 horas as pessoas possam recolher o papel que pretendem para o trabalho a desenvolver. “As pessoas podem dispor do papel que temos para que comecem a sua arte de fabricar as maravilhosas flores que, de certeza absoluta, vão encantar toda a gente”, diz o responsável.

O objetivo é que, a partir daqui, as festas se voltem a realizar de quatro em quatro anos, como acontecia até 2015. Apesar da vontade de alguns, João Manuel Nabeiro explica por que motivos não fazia sentido o evento realizar-se todos os anos: “todos nós sabemos que o trabalho é muito forte e iríamos repetir, todos os anos, a mesma coisa. Assim, de quatro em quatro anos, é aquilo que o povo quer”.

“O povo manifestou a sua alegria de estarmos neste propósito de fazermos as nossas queridas Festas do Povo. A todos eles, o meu agradecimento, o reconhecimento da Associação das Festas do Povo”, remata João Manuel Nabeiro.

Compartilhe este artigo: