Skip to content

A dez dias de ir a eleições, “Grémio” celebra 148 anos de fundação

Os 148 anos de fundação do Centro Artístico Elvense, o popular “Grémio”, são celebrados neste feriado municipal de 14 de janeiro, com um beberete, destinado a sócios e convidados, a partir das 15 horas, depois de hasteada a bandeira da coletividade, ao som do hino da Banda 14 de Janeiro.

Este aniversário é celebrado numa altura em que a coletividade está sem direção, depois de Gil Dores ter decidido, no final de dezembro, a par de outros dois membros dos corpos sociais, apresentar a sua demissão do cargo (ver aqui).

Ainda assim, o presidente da Assembleia-Geral da coletividade garante que as comemorações realizam-se exatamente da mesma forma. “Vamos fazer tudo igual. As pessoas saem, mas a sociedade continua. As pessoas abandonaram o barco, quiseram-se ir embora e ali ninguém é preso por ninguém”, diz Camilo Santos. “Eu costumo dizer que as pessoas passam, mas a sociedade continua. Em 148 anos já passou por lá muita gente e a sociedade nunca fechou a porta. E não vai fechar, pelo menos enquanto eu puder”, acrescenta.

Com vista à eleição de uma nova direção, está já marcada uma Assembleia-Geral para o próximo dia 24. Não avançando com nomes, Camilo Santos assegura que há já pessoas que demonstraram o seu interesse em assumir a liderança da coletividade. “Mas mesmo que não se forme a direção no dia 24, todos os projetos que a sociedade tinha em mãos seguirão para a frente. Continua-se a fazer tudo, inclusivamente, eu até agora tive uma reunião com uns senhores do cinema, para fazerem lá três demonstrações e já ficou assente para março”, remata.

Compartilhe este artigo: