
A vizinha região autónoma espanhola da Estremadura, vai a votos hoje domingo, dia 21 de dezembro, para a eleição dos 65 deputados da Assembleia regional. O ato eleitoral definirá o futuro governo da comunidade autónoma e envolve as principais forças políticas de Espanha. A atual presidente regional, María Guardiola (na foto), candidata-se à reeleição pelo Partido Popular (PP), enfrentando Miguel Ángel Gallardo, do PSOE, Óscar Fernández, pelo Vox, e Irene de Miguel, da coligação de esquerda Unidas por Extremadura.
A campanha tem sido marcada por temas como a saúde, a coesão social, o desenvolvimento económico e a fixação de população no interior, questões centrais para uma região com fortes ligações históricas, sociais e económicas a Portugal. O desfecho destas eleições será determinante para o equilíbrio político regional e poderá ter reflexos na dinâmica política nacional espanhola.
São chamados a votar 891.000 eleitores, quase mais 1.200 em relação à última eleição de 28 de maio de 2023, onde Guillermo Vara e o PS venceram com minoria, permitindo criar uma maioria à direita entre o PP e o VOX, mas que entretanto se desfez com a presidente Guardiola a ir para estas eleições dado o chumbo dos orçamentos regionais. Guillermo Fernández Vara, natural de Olivença (Badajoz) faleceu a 5 de outubro deste ano, vítima de um cancro do estômago, após uma longa doença contra a qual lutava desde 2023, tendo deixado a liderança dos socialistas para Miguel Ángel Gallardo, antigo alcaide de Villanueva de la Serena, onde tinha sido grande impulsionador da fusão de municípios com Don Benito que mesmo depois de favoravelmente virada não se concretizou devido à falta de acordo na atribuição do nome da nova cidade.















