Skip to content

CHEGA questiona ausência da Câmara de Elvas num fórum em Badajoz sobre eixo Lisboa-Madrid e TGV

Os vereadores do CHEGA na Câmara de Elvas questionam a não participação do Município Elvense no fórum realizado ontem em Badajoz onde estiveram os Alcaides de Badajoz e Madrid e o presidente da Câmara de Lisboa.

Recebemos um comunicado que apresentamos de seguida:

”Tomámos conhecimento, através da comunicação social, da recente reunião entre os Presidentes das Câmaras de Madrid e Lisboa com o Presidente da Câmara de Badajoz, com o objetivo de discutir interesses comuns do sudoeste ibérico e do eixo Madrid–Lisboa.

Considerando a relevância estratégica destes temas, nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento transfronteiriço, às ligações económicas, às infraestruturas e à coesão territorial, não posso deixar de manifestar a minha preocupação pela ausência pública de referência ao concelho de Elvas e à EuroBEC (Eurocidade Badajoz–Elvas–Campo Maior), entidades diretamente envolvidas e com interesses evidentes nestas matérias.

Elvas, pela sua posição geográfica, histórica e institucional, bem como pelo seu papel ativo na cooperação transfronteiriça, tem legitimidade e responsabilidade em participar, pronunciar-se e ser ouvida em processos de decisão que impactam o futuro da região e do eixo ibérico Madrid–Lisboa.

Neste sentido, somos, respeitosamente, solicitar esclarecimentos sobre:

a)Se a Câmara Municipal de Elvas teve conhecimento prévio desta reunião;

b)Se foi equacionada a participação de Elvas e/ou da EuroBEC;

c)Que diligências estão a ser tomadas para garantir que os interesses do concelho e da eurocidade sejam salvaguardados em fóruns estratégicos desta natureza.

Acreditamos que uma cooperação ibérica eficaz deve ser inclusiva e refletir a realidade dos territórios que fazem parte deste espaço comum, sendo Elvas um desses pilares fundamentais.

Agradecemos, desde já, a atenção dispensada e ficamos a aguardar os esclarecimentos.

Os Vereadores Elsa Dourado e José Eurico Malhado”

Compartilhe este artigo: