
O aluno Martim Pinheiro, do 2.º ano do curso de Técnico(a) de Cozinha/Pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, é o vencedor do Hansik Contest 2025 – Concurso de Gastronomia Coreana, cuja final decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, nos dias 12 e 13 de novembro.
O Hansik Contest 2025 é uma iniciativa coorganizada pela Embaixada da República da Coreia em Portugal e pelo Turismo de Portugal, através da sua rede de escolas de hotelaria e turismo, e tem como objetivo promover a culinária coreana e os produtos agroalimentares coreanos em Portugal, junto dos alunos dos cursos de cozinha.
A edição deste ano teve como tema “Jang: molhos fermentados coreanos – Património da UNESCO”, destacando alguns dos pilares da cozinha coreana, como o Gochujang (pasta de malagueta), o Doenjang (pasta de soja fermentada) e o Ganjang (molho de soja). Ao longo de dois dias, estudantes das Escolas de Hotelaria e Turismo de todo o país competiram, demonstrando criatividade, técnica e sensibilidade cultural na recriação de pratos coreanos.
Na prova final, realizada na manhã de 13 de novembro, Martim Pinheiro apresentou uma proposta gastronómica que conquistou o júri pela criatividade, equilíbrio de sabores e respeito pelas técnicas e identidade da culinária coreana, garantindo-lhe o título de vencedor do concurso.
O percurso de preparação do Martim para o Hansik Contest 2025 contou com o trabalho do Chefe Luís de Matos, que idealizou o prato e preparou o aluno para este desafio, com a colaboração do Chefe Miguel Picado, que acompanhou o aluno durante a participação.
“Foi um enorme desafio mergulhar na gastronomia coreana e trabalhar os molhos fermentados ‘Jang’. Aprendi muito com todo o processo e este prémio é um incentivo para continuar a estudar, a experimentar e a crescer como cozinheiro”, afirma Martim Pinheiro, vencedor do Hansik Contest 2025.
Para a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, este resultado representa um motivo de orgulho e a confirmação da qualidade da formação ministrada:
“A vitória do Martim é o reflexo do trabalho sério que é feito diariamente na escola, do empenho dos alunos e do acompanhamento próximo dos formadores. É também um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Chef Luís de Matos e pelo Chef Miguel Picado na preparação deste desafio. Este tipo de concursos reforça competências técnicas, culturais e criativas, e abre horizontes aos nossos estudantes”, sublinha a direção da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.
O Hansik Contest 2025 incluiu ainda uma apresentação de gastronomia e cultura coreana, visitas às áreas de competição, demonstrações culinárias e a prova final, culminando com a entrega de prémios e sessão de fotografias oficiais, na presença de representantes da Embaixada da República da Coreia e do Turismo de Portugal. A iniciativa contribui para o aprofundamento do intercâmbio gastronómico e cultural entre Portugal e a República da Coreia, reforçando os laços entre os dois países através da culinária.















