Skip to content

Banda 14 de Janeiro vai reforçar leque de instrumentos e melhorar processo de aprendizagem dos mais novos

A Banda 14 de Janeiro vai reforçar, muito em breve, o seu leque de instrumentos musicais, num investimento de 25 mil euros, após o maestro Jorge Grenho (na imagem) ter vencido, com o projeto “Mais Música: Apoio à Banda com Novos Instrumentos e Material Sonoro”, a edição deste ano do Orçamento Participativo, promovido pelo Município de Elvas.

Esperando que os outros seis projetos que se encontravam a concurso possam, de outra forma, virem a ser concretizados, dado que “também aportam algo à sociedade”, Jorge Grenho não esconde a sua satisfação por esta conquista que possibilitará à filarmónica elvense “melhorar a sua sonoridade”. “Ficámos muito felizes por ganhar, porque vai-nos ajudar, essencialmente, a mudar muito aquilo que é a estrutura musical da nossa banda”, assegura.

Um dos objetivos principais, adianta o maestro, é adquirir instrumentos adaptados às crianças da Escola de Música, algo que, até então, a banda não dispõe. Com flautas transversais e xilofones de dimensões mais pequenas, por exemplo, Jorge Grenho acredita que será possível “acelerar o processo de aprendizagem”, que se revelará “mais eficaz”. “Muitas vezes o que acontece é que temos de adaptar o instrumento que a criança vai tocar àquilo que é a sua idade, para depois não estarmos a correr o risco de não conseguirmos ter a evolução que se pretende até chegar à banda”, acrescenta.   

Por outro lado, a banda vai passar agora a contar com instrumentos nunca antes tocados pelos músicos. “Pensei que seria importante aportar instrumentos novos que não existiam na banda até aqui e que nunca tivemos a oportunidade de os ter, como é o caso do tímpano, do bombo de concerto ou de um xilofone de maior dimensão. É uma oportunidade única também dos nossos músicos tocarem instrumentos que até o momento não conheciam. O que pretendemos é, nos próximos meses, e depois da aquisição dos mesmos, fazer uma introdução, uma formação específica também para eles terem esse contacto com os instrumentos que não conheciam, para que possamos ter um som diferenciado e cada vez mais evoluído”, diz ainda Jorge Grenho.

O projeto “Mais Música: Apoio à Banda com Novos Instrumentos e Material Sonoro” venceu a mais recente edição do Orçamento Participativo de Elvas com 187 votos.

Compartilhe este artigo: