
Depois de um concerto de despedida do verão, no final de agosto, a Banda 1º de Dezembro prepara-se para celebrar o Dia Mundial da Música, assinalado anualmente a 1 de outubro, com mais um espetáculo em Campo Maior.
Previsto para dia 4 de outubro, neste concerto, que ao que tudo indica será realizado na Igreja de São João Baptista, revela o maestro Francisco Pinto (na imagem), será prestada uma homenagem à irmã do professor, maestro e compositor Vasco Pereira, que era flautista, e que deixou à banda todo o seu espólio de livros sobre música. “Como gratidão, vamos tentar retribuir com um concerto, num dia muito especial”, revela.
Neste espetáculo, os músicos da banda irão interpretar uma obra de Vasco Pereira. “Ele escreveu-nos uma obra, para primeira audição, e vamos tentar cumprir com isso”, adianta Francisco Pinto. Assumindo que não é fácil interpretar as composições de Vasco Pereira, Francisco revela ainda que “há já muito tempo” tencionava convidar o maestro para escrever uma obra para a banda. “Ele aceitou desta vez e fez uma obra. É um contemporâneo duro, que não é para toda a gente. Não é muito fácil tocar, nem entender onde ele quer chegar, mas é outro tipo de música, outro tipo de escrita, que é muito interessante saber desenvolvê-la”, remata.