
As comemorações do 18.º aniversário da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) decorreram na sexta-feira, dia 23 de maio, em Alandroal, um dos municípios da Serra D’Ossa que detém o título de Cidade do Vinho 2025 juntamente com Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa.
No decorrer do jantar comemorativo, a AMPV distinguiu entidades e personalidades que se têm destacado na área dos vinhos, do enoturismo e no desenvolvimento dos territórios.
Os Prémios Regionais foram entregues a mais de cinquenta entidades e personalidades, das diferentes regiões do país, nas categorias Evento do Ano, Oferta Enoturística, Enólogo, Entidade/Associação e Restaurante/Loja de Vinhos/Enoteca.
Dos Prémios Regionais foram apurados os Prémios Nacionais, tendo saído vencedores a Alma do Vinho (Evento do Ano), Casa da Ínsua (Oferta Enoturística), António Ventura (Enólogo), Confraria Enogastronómica da Madeira (Entidade/Associação) e Garrafeira Veneza (Restaurante).
No que diz respeito aos Prémios Prestígio, a Câmara Municipal de Oeiras / Vinho Carcavelos recebeu o prémio Personalidade do Ano; a GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional (Terceira e Graciosa) foi distinguida como Entidade do Ano; o Museu do Vinho dos Biscoitos, na ilha Terceira, recebeu o prémio Museu do Ano; e a Adega do Freixo o prémio Arquitetura do Vinho.