
No âmbito da celebração da Semana da Educação Artística da UNESCO, a Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo será palco da antestreia do episódio “João Cordeiro da Silva” da série documental “Mestres e Sons Lusitanos”, na quinta-feira, dia 22 de maio.
Esta série de seis episódios é dedicada aos compositores portugueses mais famosos que marcaram a história da música portuguesa na época de Haydn, Mozart e Beethoven.
O documentário transporta o público ao Alentejo raiano setecentista e dá a conhecer um compositor cuja ambição de conseguir uma vida melhor na capital não se sobrepôs à ligação com as suas raízes. Natural de Elvas, João Cordeiro da Silva partiu para Lisboa após o terramoto de 1755 e entrou ao serviço da família real, primeiro como organista e depois como compositor régio na Capela Real da Ajuda.
Através de entrevistas, registos sonoros e documentos da época, retrata-se o percurso deste compositor que testemunhou a forte presença musical italiana em Portugal e se envolveu com os teatros e a música operática italiana da altura, permanecendo ao serviço da família real até esta partir para o Brasil, na sequência das Invasões Francesas. Aposentado dos cargos que exercia e numa idade bastante avançada, João Cordeiro da Silva regressou a Elvas onde continuou a compor e a dirigir a sua música.
O início da sessão, de acesso gratuito, está marcado na quinta-feira para as 18 horas.