
O Paiol de Nossa Senhora da Conceição, em Elvas, recebe, a partir deste sábado, 3 de maio, e até 26 de junho, a exposição “Ana Vieira: Cadernos de Montagem”. A inauguração está marcada para as 16 horas.
Este é um projeto promovido e organizado pelo Centro de Arte Oliva (CAO) / Município de São João da Madeira, e resulta de um verdadeiro empenho coletivo, subsidiado pelo 1º Programa de Apoio da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e conta com a parceria do Gnration, Braga, Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA), Guimarães, e Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), Elvas, com curadoria de Antonia Gaeta, Astrid Suzano e Sofia Gomes.
A exposição foca-se na obra de uma das artistas mais influentes da arte portuguesa do século XX, pioneira nas práticas artísticas mais experimentais e expandidas, como a instalação, marcada pelas suas construções cénicas e teatrais. O projeto de montagem pretende estudar, documentar e apresentar um conjunto de obras, juntamente com os respectivos desenhos e anotações realizados pela artista, que fazem parte de um projeto expositivo que tem como objetivo a produção de cadernos de montagem, como forma de garantir a sua preservação e apresentação em futuras exposições.