A reunião ordinária da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) decorreu na passada segunda-feira, 25 de novembro, no auditório da CIMAA. A sessão ficou marcada pela apresentação do relatório de atividade intermunicipal dos últimos seis meses da CIMAA, e pela aprovação do plano de ação, do mapa de pessoal e do orçamento da CIMAA para o ano de 2025, o mais elevado de sempre desta comunidade.
O Orçamento aprovado, no valor de 85,5 milhões de euros, reflete fundamentalmente a implementação de vários projetos ligados à futura Barragem do Pisão que terá em 2025 um ano de grandes concretizações. A dimensão do Orçamento é ainda resultado da descentralização de competências nacionais que a CIMAA tem vindo a assumir em diferentes áreas de intervenção.
Face ao que se espera para o próximo ano, no que à concretização da Barragem do Pisão diz respeito, a reunião teve o seu foco principal neste tema, analisando-se pormenorizadamente o que já foi feito e perspetivando-se o que está planeado acontecer sobre este projeto estruturante e estratégico para o nosso Alto Alentejo.
Antes da ordem do dia, a Assembleia Intermunicipal da CIMAA deliberou por unanimidade a atribuição de um voto de pesar e solidariedade com a Comunidade Valenciana do país vizinho, na sequência das brutais cheias do final do passado mês de outubro que provocaram a perda de mais de duas centenas de vidas humanas e prejuízos avultados em toda a região.