Com vista a manter viva uma das maiores tradições do concelho, a associação juvenil Arkus lançou, recentemente, o projeto Ronquinhas D’Elvas, através do qual as crianças têm oportunidade de aprender a tocar ronca e a explorar as canções tradicionais de Natal, numa introdução divertida e educativa ao mundo da música e da cultura local.
Segundo explica uma das responsáveis pelo projeto, Melanie Carona (na imagem), este grupo de crianças virá, no futuro, a acompanhar o grupo Roncas d’Elvas, nos seus espetáculos por Portugal fora e, “quem sabe, pelo estrangeiro também”. “Apesar de termos pessoal jovem no grupo, não temos crianças e onde começa a tradição é nas crianças e é nelas que se vai manter”, adianta.
Este projeto, que surge do sucesso da iniciativa “Viver a Tradição!”, através do qual se procura “juntar o maior número de crianças a tocar ronca”, é aberto a crianças de diferentes idades. Inicialmente, era apenas destinado a crianças dos seis aos dez anos, mas “dada a procura”, a Arkus decidiu alargar a todas aquelas que se mostrem interessadas. Atualmente, o grupo é formado por “entre dez a 12” crianças. “Espero que estas Ronquinhas sejam as futuras Roncas d’Elvas mais tarde”, diz ainda Melanie Carona.
Os ensaios das “Ronquinhas d’Elvas” acontecem às segundas-feiras, entre as 18 e as 19 horas, na sede da Arkus.