O Pavilhão de Exposições de Montemor-o-Novo é entre esta sexta-feira e domingo, de 1 a 3 de novembro, palco de mais uma edição do Festival das Sopas, um evento cada vez mais enraizado no campo do turismo gastronómico alentejano.
Durante o festival, para além das iguarias gastronómicas, não faltará muita animação, sendo que, desta feita, o destaque vai para o Cante Alentejano. “Faz dez anos que o Cante foi elevado a Património Imaterial e, por isso, Montemor-o-Novo quis fazer esta singela homenagem, durante os dias do evento, ao almoço”, começa por explicar António Pinto Xavier, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
O evento, este ano “mais alargado”, por se tratar da 20ª edição, começa logo na sexta-feira à hora de almoço. Este, garante ainda o vereador, é um “festival rico em gastronomia e rico em cultura alentejana, com cante, ranchos e muita animação”.
Esta sexta-feira, a animação do evento, no que diz respeito ao Cante Alentejano, vai estar a cargo do Grupo Coral Fora D’Oras, de Montemor-o-Novo; no sábado, do Grupo Jorge São Pedro e Amigos de Beja; e no domingo, do Grupo de Cantares Tradicionais da Casa das Artes de Arraiolos.